Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Modos de desempenho de Halo Infinite impressionam na Series X e One X

Uma separação entre gerações que funciona a 120fps/60fps.

Os últimos testes técnicos de Halo Infinite estão em pleno andamento. No fim-de-semana passado, a ação começou com o trio de mapas que vimos na antevisão inicial, apoiada por novos mapas do jogo, opções de treino offline e a estreia surpreendente de um novo mapa 'Behemoth'. Os testes continuam este fim-de-semana, e a chegada de grandes batalhas em equipa é aliciante. Com base no que jogámos, as versões das consolas parecem globalmente mais impressionantes - e há boas notícias em termos de melhorias nos modos de desempenho do jogo na Xbox Series X e, talvez surpreendentemente, na Xbox One X.

No entanto, a verdade é que, na sua maioria, a composição técnica de Halo Infinite não sofreu alterações desde a estreia do jogo no teste multijogador. Assim, para recapitular, a Xbox One S é claramente a versão mais desafiante. Tenta funcionar a 1080p mas tem uma escala de resolução dinâmica agressiva, os pixéis com deslocamento independente contam tanto com a resolução horizontal como com a vertical. Esta situação pode ter um aspeto bastante irregular, uma vez que não é ajudada por um limite de 30fps que apresenta novos fotogramas entregues de forma desigual, acrescentando mais problemas de imagem. No entanto, é Halo Infinite, é jogável e, embora se esteja em desvantagem ao jogar contra jogadores em qualquer outra consola Xbox, continua a ser agradável.

Xbox Series S? Mais uma vez, não sofreu alterações desde a primeira vez que vimos o código multijogador e funciona sem problemas no que é essencialmente um bloqueio de 60 fotogramas por segundo. Não há aqui pretensões de 1440p - está-se a obter uma experiência consistente de 1080p e, embora a escala de resolução dinâmica ainda seja utilizada, é difícil encontrar áreas onde se observam quedas consistentes. No entanto, o modo 120Hz encontrado no primeiro teste desapareceu. Quando demos uma vista de olhos pela primeira vez, na realidade funcionou mais suavemente do que o modo equivalente da Series X, mas a resolução pode atingir mínimos de 540p. Talvez a 343 Industries esteja a repensar.

Um olhar sobre a forma como todas as versões do teste multijogador de Halo Infinite se comportaram, com base na exibição do fim-de-semana passado.Ver no Youtube

Entretanto, o modo de desempenho da Series X está claramente num estado muito melhor do que estava antes. Com exceção das quedas de fotogramas pontuais (essencialmente invisíveis ao olho humano), é um bloqueio de 120 fotogramas por segundo, com uma janela DRS de cerca de 1080p a 1440p. Para além de algumas animações de 60fps, o movimento e a fluidez são brilhantes, o visual aguenta-se bem apesar da resolução flutuante e, em geral, é uma vitória. Curiosamente, o acesso aos 120fps é conseguido através da alternância qualidade/desempenho que não funcionou de todo na primeira visualização. Desta vez, a opção agora funciona, permitindo alternar entre os modos 60fps e 120fps, mas apenas se a consola estiver definida para 120Hz de saída. Sem surpresas, se estiver definido para 60Hz de saída, obterás apenas o modo de qualidade - que parece oferecer uma gama de escalas dinâmicas de 1800p-2160p. Ambas as opções estão basicamente a funcionar sem falhas e, neste momento, a Series X oferece a experiência máxima.

Mas talvez a maior surpresa na última ronda de testes seja a Xbox One X, que pareceu impressionante na sua estreia com visuais próximos da experiência da Series X mas limitados a 30fps - com muito menos problemas de frame-pacing do que as versões One S. A sua aparência, mas fundamentalmente, um shooter em primeira pessoa de alta velocidade a 30fps não se adequa e coloca-o em desvantagem em relação aos jogadores da Xbox Series. Mais uma vez, a alternância qualidade/desempenho foi fixada e a surpresa é que a última opção oferece agora 60fps - que não é tão estável como a experiência da Xbox Series, mas é muito, muito próxima de facto. Mais uma vez, parece semelhante ao modo de desempenho da Series X que funciona a metade da taxa de fotogramas, com uma gama de resolução dinâmica correspondente de 1080p a 1440p. Consegue sustentar os 60fps mesmo no mapa mais amplo, Behemoth, que é mais aberto e com veículos. O desempenho pode cair para os 50s altos, mas a melhoria em relação ao modo de qualidade é transformadora.

E caso te tenhas esquecido, aqui estão os nossos pensamentos sobre a exibição inicial da componente multijogador.Ver no Youtube

Com base na apresentação da semana passada, pelo menos, é o PC que é preocupante. Em primeiro lugar, semelhante ao primeiro flight, correr com v-sync num ecrã de 60Hz requer a utilização do limitador de 60fps no jogo, que na realidade parece correr a 57-59fps, causando gaguez (superado apenas desligando o v-sync e permitindo-o com o painel de controlo da GPU). As animações de visualização das armas parecem frequentemente atualizar-se a uma velocidade inferior à do resto do jogo, enquanto descobrimos que mesmo em configurações baixas a 1440p, uma RTX 3090 não poderia executar o jogo de forma consistente a 120fps, com provas que sugerem que a GPU não está perto de uma utilização total. Vamos dar uma vista de olhos à atualização deste fim-de-semana, mas a nossa experiência da semana passada não foi positiva.

Trata-se muito da exceção e não da regra, porque certamente de uma perspetiva multijogador, Halo Infinite está a moldar-se muito, muito bem nas consolas. À parte da versão de base da Xbox One, todos têm a oportunidade de jogar um shooter de arena brilhante e envolvente que se sente rápido, fluido e responsivo. Foi a Xbox One X que mais nos surpreendeu desta vez e é bom ver que as capacidades da máquina não foram negligenciadas - e que há um caminho a seguir para corresponder ao desempenho de base da nova onda de máquinas. De facto, em vários aspetos, está a destacar a Xbox Series S em termos de características gráficas.

Sim, existem algumas arestas (falhas gráficas e bots 'presos' nas máquinas da anterior geração, alternâncias de desempenho/qualidade que precisam de ser reiniciadas manualmente em cada jogo), mas o jogo estreou-se fortemente quando o vimos pela primeira vez e as melhorias observadas nesta altura são impressionantes - e definitivamente estaremos lá para os testes deste fim-de-semana. E se ainda não o experimentaram, agora é uma ótima altura para entrar a bordo. Os utilizadores de PC necessitarão de um código de um insider existente para ter acesso à ação, mas se tiveres uma consola Xbox, basta descarregar a aplicação Insider e deverás estar pronto para começar.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Halo: Infinite

Xbox One, Xbox Series X/S, PC

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários