Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Dark Souls 3 agora corre a 60fps na Xbox Series X|S graças à FPS Boost

Testamos a funcionalidade.

Dark Souls 3 recebeu uma injeção de energia nas consolas Xbox Series, graças ao poder transformador da FPS Boost. O clássico da From Software tem agora como alvo os 60fps nas novas consolas da Microsoft, substituindo os inconstantes 30fps das consolas Xbox One, Tivemos acesso a esta versão e cumpre o seu propósito, alcançando uma performance quase perfeita nas Xbox Series.

É uma melhoria muito desejada nas Xbox Series, aproximando o jogo da performance na PS5. Dark Souls 3 foi lançado em 2016 com um bloqueio a 30fps nas consolas de anterior geração, mas meses mais tarde, a PS4 Pro removeu esse limite numa atualização, permitindo ir até 60fps. Infelizmente, o valor da atualização era questionável nessa altura, devido à performance altamente variável na PS4 Pro. No entanto, o poder da PS5 permitiu, através da retrocompatibilidade, correr o jogo a 1080p60 fixos.

Infelizmente, a From Software nunca melhorou a versão Xbox com suporte para a Xbox One X, significando que 900p30 tem sido o melhor na performance para as consolas Xbox desde o lançamento original. Além disso, tal como noutros jogos 30fps da From, o ritmo inconstante dos fotogramas adiciona mais trepidação ao jogo, algo relacionado com o motor e que o poder extra não podia corrigir. Hoje, a melhoria FPS Boost passa por cima do bloqueio e dá às Xbox Series a mesma experiência suave a 60fps que tens na PS5, sem trepidação ou soluços.

O resultado? Após jogar as primeiras horas, a performance é quase perfeita nas Xbox Series. Praticamente todos os grandes locais, incluindo o dragão que cospe fogo em High Walls of Lothric, correm a 60fps. Sim, isso aplica-se na sua maioria às duas consolas, a Xbox Series S corre de forma idêntica à Series X na maioria do tempo. A única exceção foi um só momento, uma breve queda para 53fps numa luta inicial no telhado de Lothric. Muitos efeitos alfa afetam momentaneamente a Series S, mas não é problema sequer na Series X. Os resultados são excelentes, mas a Series X tem uma pequena vantagem na consistência.

Existe um senão e é grande. As duas Xbox Series continuam a correr Dark Souls 3 a 900p. Num ecrã 4K, uma imagem 900p convertida não convence totalmente. Anti-aliasing básica é usada para cobrir elementos como relva, sendo visível o reluzir no movimento devido ao pesado detalhe sub-pixel e falta de anti-aliasing temporal. Tal como anteriores jogos FPS Boost, isto acontece porque o jogo usa as definições da Xbox One base, incluindo a resolução a 900p. É especialmente desapontante na Series X, que não vai além do limite de 900p. Sabemos que o hardware pode fazer muito melhor, uma vez que o jogo corre a 1080p60 na PS5.

Os benefícios na Xbox Series X são menores do que na Series S pois o jogo corre na mesma a 900p60, mas com uma performance mais estável.

A FPS Boost não chega para corrigir todos os problemas de Dark Souls 3 na Xbox, mas é na mesma uma grande melhoria ao jogo pois os 60fps correm lindamente. Além disso, existe um grande benefício ao jogar na Series X e Series S que são os tempos de carregamento mais rápidos. As viagens rápidas duram quase metade do tempo, 6.7 segundos na Series X ao invés dos 12.3 segundos na One X. Bem bom.

Esperamos que a Microsoft continue a atualizar clássicos Xbox. Os rácios de fotogramas aumentados para 60fps e mais além através da FPS Boost são uma grande vantagem para a consola da Microsoft e esperamos ver isto aplicado a outros jogos que ainda correm a 30fps na Xbox, como Sonic Generations e Batman Arkham Knight, apenas para referir dois exemplos. Dark Souls 3 ficou muito melhor nas consolas Series, mas podem ir ainda mais longe na Series X.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Dark Souls III

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Thomas Morgan avatar

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.

Comentários