Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Eis como funciona a retrocompatibilidade na Xbox Series S

1440p para jogos Xbox e 360, o dobro da performance em alguns jogos Xbox One S e mais..

Apesar da Microsoft ter sido muito direta sobre o funcionamento da retrocompatibilidade na Xbox Series X, não foi tão clara sobre a mais pequena e mais barata Series S. Na semana passada, tive a oportunidade de conversar com os criadores da consola e as notícias são promissoras. As funcionalidades de retrocompatibilidade foram melhoradas e a Series S também tem um conjunto de interessantes funcionalidades.

Começando com os jogos da Xbox original, confirmamos que a Xbox Series S correrá estes jogos com uma melhor resolução. Existe um aumento de 3x nos dois eixos, significando que jogos que correm a 480p na consola original chegarão a 1440p na Series S, presumivelmente com diversos benefícios na performance. As boas notícias continuam com os jogos Xbox 360 "enhanced" lançados na Xbox One X. Estes também estarão melhorados na Series S, a correr com um multiplicador de 2x2 na resolução, colocando a 1440p jogos que corriam a nativa 720p. Apesar disto não se comparar à 4K da Xbox One X, existe o potencial para uma melhor performance graças à arquitetura mais rápida da CPU Zen 2.

Já foi confirmado que a Series S e a Series X lidam com os jogos Xbox One de formas diferentes. Apenas a Series X beneficiará com as melhorias Xbox One X aos jogos existentes, que geralmente englobam melhor resolução, texturas de melhor qualidade e outros efeitos gráficos. A Series S usa o seu poder adicional para melhorar a experiência dos jogos Xbox One S. Isto é mais limitador em alguns aspetos (um jogo codificado para correr a 900p não correrá mais alto do que isso na Series S, por exemplo), mas a nova consola beneficiará com resoluções superiores em jogos que usam conversão dinâmica de resolução, juntamente com melhorias na qualidade do filtro de texturas. Obviamente, jogos que correm do SSD terão loadings muito mais curtos, enquanto a funcionalidade Auto HDR vista na Series X também estará na Series S, todos os jogos deverão ficar bem em ecrãs HDR, quer tenham suporte nativo ou não. É uma funcionalidade que estou ansioso para testar. Por fim, os jogos limitados pela gráfica também entregarão um rácio de fotogramas mais estável de acordo com o alvo.

Cover image for YouTube videoDF Direct: Xbox Series S Reaction - The Low-Cost Next Generation Console We Need?
A equipa do Digital Foundry discute a mais pequena e barata Xbox Series S.

No entanto, existe mais uma funcionalidade sobre a qual a Microsoft falou pouco e agora que sabemos mais detalhes, estamos entusiasmados. Falamos da ideia que alguns jogos Xbox One correrão com o dobro do rácio de fotogramas nas novas consolas, incluindo a Series S.

"Desenhamos a Series S para melhorar os jogos Xbox One S de formas que a Xbox One X não consegue," disse-nos Andrew Gossen, arquiteto do sistema. "Tornamos fácil para os existentes jogos Xbox One S serem atualizados para correrem com o dobro do rácio de fotogramas quando também são jogados na Series S. Quando os jogos são atualizados, os existentes jogos podem inquirir para determinar se estão a correr na nova consola. E em termos da performance, a Series S providencia muito mais do que o dobro da performance CPU e GPU sobre a Xbox One, tornando muito simples aos jogos fazer isto. E na verdade, a GPU da Series S corre os jogos Xbox One S com melhor performance do que na Xbox One X."

A forma como a Xbox One X gere jogos Xbox One S não "enhanced" é interessante, efetivamente, os jogadores viam a GPU melhorada a correr apenas a meio rácio, as suas unidades computacionais divididas entre o processamento vértice e pixel. As novas consolas foram desenhadas para correr jogos Xbox One com todo o poder da CPU e das novas GPUs RDNA 2.

"Não é necessário qualquer afinamento de performance ao fazer isto e frequentemente é tão fácil quanto mudar três linhas de código e depois o jogo funciona," acrescentou Gossen. "Mesmo quando não é assim tão fácil, as correções são pequenas. Tivemos um jogo AAA no qual duplicar o rácio de fotogramas correu mesmo na perfeição, mas as animações da multidão corriam o dobro do normal. Assim sendo, este tipo de correções são geralmente muito, muito fáceis para os estúdios fazer. Estamos a trabalhar com os estúdios e editoras para atualizarem os seus jogos. Basicamente, serão alguns jogos que correm com o dobro do rácio de fotogramas na Series S."

Em alguns jogos, serão os próprios estúdios a ativar esta funcionalidade, enquanto outros podem resultar de uma colaboração entre os criadores e a equipa de compatibilidade da Microsoft.

"Em alguns casos, para jogos baseados em serviços ou jogos que ainda têm comunidades ativas, será mais fácil o estúdio fazê-lo," diz Jason Ronald, diretor para a gestão de programas na Xbox. "E depois noutros casos, poderemos fazer coisas do nosso lado, em nome de um jogo, similar ao que fizemos no passado. Tudo coisas nas quais estamos ativamente a trabalhar consoante nos aproximamos do lançamento e teremos mais a partilhar sobre melhorias específicas em títulos específicos mais perto do lançamento."

Por isso, segundo percebemos, jogos Xbox existentes podem ser melhorados para a Series S e Series X de formas diferentes. A equipa de compatibilidade pode intervir com a sua magia para permitir a possibilidade de jogos a 30fps correrem a 60fps e jogos 60fps a 120fps. Alternativamente, os estúdios têm agora ferramentas para ver onde os seus jogos Xbox One estão a correr e se é uma máquina Series S ou Series X, aspetos como duplicar o rácio de fotogramas torna-se possível (e talvez outras funcionalidades também possam ser ativadas). Tudo sem a necessidade de converter os seus jogos para a plataforma de próxima geração. É de crucial importância a sua adoção, mas o potencial é certamente muito entusiasmante e estamos ansiosos para testar isto nas duas novas máquinas Xbox.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Comentários