Resident Evil 3 - actualização melhora performance na Xbox One X

Uma melhoria incrível.

Resident Evil 3 Remake impressiona ao exibir os feitos tecnológicos do excelente RE Engine, mas havia um problema: a versão Xbox One X tinha uma performance muito má, comparada com a da PS4 Pro. A sério, em algumas cenas, o rácio de fotogramas descia abaixo do da Xbox One S. A boa notícia é que o jogo foi actualizado e recebeu uma grande melhoria na performance.

Para compreender melhor a situação, temos de olhar para RE2 remake e a sua apresentação nas máquinas mais poderosas. A PS4 Pro e a Xbox One X correm a 2880x1620, reconstruída para 4K. Esta apresentação era obtida com o uso de um efeito estilo checkerboard, processo no qual a máquina da Microsoft desfruta de uma grande vantagem na qualidade sobre o equivalente Sony. Ao passar para RE3 remake, a PS4 Pro parece permanecer igual, enquanto a Xbox One X corre a 2160p reconstruída. Ao fazer isto, uma grande parte da performance perdeu-se, algo que ficou imediatamente aparente.

A Capcom confirmou que estava ciente destes problemas na performance e que estava à procura de uma solução, algo que finalmente chegou e é bem directa. De acordo com as contagens, parece que a Capcom seguiu o molde de RE2 remake e colocou o jogo a 2880x1620, ao invés de 3840x2160. É apenas 55% da resolução geral (75% da resolução nativa em cada eixo), mas o impacto na qualidade de imagem não é especialmente perceptível, mas o aumento na performance é.

Um olhar a Resident Evil 3 Remake na Xbox One X após a actualização revela uma grande melhoria na performance.

Um jogo que corria entre 40-45fps passa a maioria do tempo nos 60fps, com uma performance que é muito similar à da excelente versão PS4 Pro do jogo. O gameplay corre na maioria do tempo no alvo desejado e apenas as grandes explosões ou cenas repletas de efeitos causam quedas, geralmente para 50s. Nas cutscenes, a Capcom respeita menos os limites, permitindo uma maior flutuação, mas é o preço para ter modelos incrivelmente detalhados e cenas espectaculares. No entanto, não são momentos interactivos e não têm impacto.

Comparado com a versão original, a performance está muito melhor e comparado com a versão PS4 Pro (que não recebeu qualquer actualização), as cutscenes correm um pouco mais rápidas ou mais lentas, enquanto o gameplay em si parece mais estável. No entanto, a conclusão é que agora, ambas as máquinas mais poderosas apresentam uma versão brilhante do jogo. Ainda permanece a sensação que a Capcom poderia ter feito mais e oferecido mais opções, que teriam resultados benéficos em todas as versões de consolas.

Baixar a resolução é a solução mais óbvia para recuperar performance, mas seria preferível ter a opção entre escolher performance ou resolução e um bloqueio opcional a 30fps poderia permitir correr o jogo num modo 2160p30. Uma opção 4K poderia permitir obter performance completa nas futuras consolas. Por sua vez, a mesma opção 30fps podia ajudar a corrigir as inconsistências nas consolas originais, que frequentemente perduram nos 40fps e podem ir abaixo de 30s.

São boas notícias para quem joga na Xbox One X, troca alguma nitidez por melhor performance, o que melhora imenso o jogo. Além disso, a Capcom actualizou a própria demo do jogo, o que te permite experimentar o novo estado do jogo, antes de o comprar.

Salta para os comentários (61)

Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Conteúdos relacionados

"O número de AAA gigantescos vai diminuir", afirma Kojima

Acredita que jogos vivos serão mais sustentáveis.

Minecraft Dungeons review - Diablo cúbico

Um jogo de entrada para o género dos dungeon crawlers.

Mais de 10 milhões de pessoas descarregaram as ofertas Play at Home

Uncharted: Nathan Drake Collection e Journey foram oferecidos em Abril pela Sony.

Também no site...

Comentários (61)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários