Doom Eternal corre a 1800p na Xbox One X e 1440p na PS4 Pro

O id Tech 7 leva as consolas ao limite e dá-te um dos melhores shooters da geração.

Doom 2016 revitalizou a fórmula e agora, após uma longa espera, DOOM Eternal está finalmente disponível para entregar mais uma dose de frenética acção na primeira pessoa. O Digital Foundry teve a oportunidade de jogá-lo em todas as plataformas e apresentou um olhar aprofundado à tecnologia do novo jogo da id Software.

DOOM Eternal usa o id Tech 7 e apresenta a id Software no seu melhor pois além de texturas mais detalhadas do que nunca, tens adornos visuais que tornam a versão PC verdadeiramente impressionante. Com equipamento capaz, podes até corrê-lo a 500 fps. No entanto, a questão que o Digital Foundry tentou responder é como está nas consolas?

Neste novo jogo, a equipa procurou criar uma forte combinação de performance e visuais de elevada qualidade. Uma das prioridades foi o streaming de texturas, problema associado às anteriores versões do motor. A equipa criou uma solução de streaming com performance superior e isso significa texturas de maior resolução e maior margem da manobra para o design de níveis.

Outra amostra da evolução do motor de jogo é o sistema LOD (transição do nível de detalhe) pois está feita para executar o processo sem interromper a apresentação. É um esforço de optimização que resulta em mais detalhe na cena e que torna a experiência mais consistente. Além dos efeitos destas melhorias nos cenários, o gameplay também sai beneficiado. O ritmo frenético da experiência DOOM decorre a elevado ritmo, tal como o nível de violência, algo que também caracteriza esta série.

Doom Eternal analisado pelo Digital Foundry.

As melhorias apresentadas pelo id Tech 7 significam um jogo de qualidade impressionante, mas também que é um jogo mais exigente. Cada nível é maior do que tudo o que viste em DOOM 2016 e apresenta mais geometria, materiais de resolução superior, mais animações e imensas luzes dinâmicas. É um jogo visualmente impressionante e brilhante em todas as plataformas. Apesar de existirem sacrifícios em alguma, não existe nenhum "mau port" e a id Software esforçou-se imenso para apresentar a melhor qualidade de imagem em todas as consolas, mesmo que a resolução tenha de descer.

A Xbox One X lidera nas consolas com a sua 1800p, enquanto a PS4 Pro consegue uma resolução máxima de 1440p. A PS4 original consegue um máximo de 1080p, enquanto a Xbox One S consegue ir até 900p. Em todas as consolas é usada resolução dinâmica para manter uma performance consistente. A Xbox One X permanece acima de 1440p mesmo nas cenas mais exigentes, descendo para 1080p ou abaixo disso apenas nas cenas mais intensas. A PS4 e a Xbox One podem descer para perto de 720p, mas a PS4 raramente desce tão baixo. Das quatro, a Xbox One é a única versão com um aspecto pouco nítido durante gameplay normal, mas pelo menos o aliasing é mínimo em todas.

Além da resolução, as definições também diferem. A PS4 e a Xbox One oferecem níveis de detalhe consistentes com a versão PC em Medium, enquanto a Xbox One X e a PS4 PRo usam uma mistura de Hig e Ultra. Uma das principais optimizações está relacionada com a distância LOD, o ponto no qual o jogo troca entre modelos de maior ou menor detalhe de acordo com a distância da câmara. O LOD está relacionado com a resolução por isso, a PS4 e a Xbox One usam LODs com menor detalhe, mas como isto está relacionado com a resolução, o pop-in de objectivos é mínimo. Apenas as consolas originais com a PS4 Pro ou Xbox One X é que notarás diferenças.

No entanto, a qualidade visual geral é comparável. A maioria dos efeitos é similar e todos os efeitos pós-processamento são usados em todas e o jogo tem bom aspecto em todos os casos. A performance também é impressionante e correr a 60fps quase fixos na PS4 Pro e Xbox One X, sofrendo apenas ocasionais soluços que, curiosamente, são mais perceptíveis na Xbox One X. No entanto, a performance é muito mais consistente do que a de DOOM 2016, apesar da maior fidelidade.

A PS4 e a Xbox One S não entregam o mesmo nível de estabilidade, mas não ficam longe. Na PS4, as pequenas quedas no rácio de fotogramas são mais frequentes, mas não é problemático. É o mesmo na Xbox One S, mas as quedas são mais pronunciadas. No entanto, os resultados são na mesma impressionantes e se tens uma Xbox One S, o jogo é na mesma recomendado pelo Digital Foundry.

fps
Doom Eternal é um AAA para PC com performance consistente o suficiente para explorar monitores com elevado rácio de refrescamento.

A versão PC é a forma para obter uma performance superior, se tiveres equipamento para isso. O Digital Foundry usou um 16-core Intel i9 7960X e uma RTX 2080 Ti para uma performance de excelência e assim conseguiu. A performance variou entre 300 a 500 fotogramas por segundo e DOOM Eternal é descrito como um dos poucos AAA que consegue entregar e manter uma performance consistente em ecrãs de elevado rácio de refrescamento, até mesmo ecrãs 360Hz.

O jogo é rápido e belo, com uma mistura de performance e detalhe que o torna incrivelmente impressionante. DOOM Eternal é elogiado como um dos melhores jogos de acção na primeira pessoa nesta geração e recomendável em todas as plataformas.

Salta para os comentários (108)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Metro Exodus - Quais as melhores armas do jogo?

Explicamos-te ainda como personalizar e limpar as tuas armas.

Metro Exodus - Todas as localizações dos Postais

Descobre a localização dos 21 postais em Metro Exodus.

Metro Exodus - Onde procurar todos os Diários

Onde encontrar as 71 páginas de Diário em Metro Exodus.

Comentários (108)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários