Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Crash Bandicoot 4 corre melhor na PS4 Pro e Xbox One X

O alvo é 1080p na PS4 Pro e Xbox One X, enquanto as consolas normais sofrem.

A Activision impressionou-nos com o brilhante Tony Hawk's Pro Skater 1+2 e com o novo Crash Bandicoot 4: It's About Time, parece que se está a formar um padrão. A companhia parece empenhada em aproveitar as suas propriedades, para entregar remakes e passar para novas sequelas. Baseado neste jogo, a estratégia poderá recompensar pois Crash 4 é um jogo sólido e uma entrada autêntica na série, com numerosas melhorias e atualizações que recompensam, respeitando o original. O novo jogo também usa o Unreal Engine 4, apresentado numerosas melhorias na tecnologia sobre os recentes remakes, como rácio de fotogramas superior, se jogares nas consolas certas.

Crash 4 captura na perfeição o aspeto e sensação de um filme de animação, com personagens expressivos que se esticam num estilo cartoon, tanto nas cutscenes como no gameplay, enquanto o belo motion blur por pixel acentua cada movimento. O motion blur do UE4 é uma das minhas coisas favoritas aqui, as definições para a velocidade estão perfeitas. Dito isto, podes desativá-lo nas opções se não gostares do efeito. A questão é que a qualidade do trabalho de animações está no ponto aqui, os visuai são de primeira classe e no geral, está excelente em termos da apresentação.

O detalhe nos cenários aumentou pelo todo com modelos lindos que dão ao jogo o aspeto exagerado que seria de esperar e ainda apresentam imenso detalhe, mesmo muito. Continua uma experiência on-rails, mas não tem qalquer problema e permite aos programadores construir mundos espantosos que podes explorar. Aprecio especialmente a qualidade dos materiais e a iluminação. Sim, é um estilo cartoon, mas tudo tem uma sensação tangível que esperarias de um filme CGI pré-renderizado. Ver tudo em tempo real num formato totalmente interativo é surreal.

Outros belos detalhes incluem as inúmeras funcionalidades do UE4 como reflexos screen-space, nada de novo nesta técnica, mas a natureza conduzida num carril do sistema de câmara significa que raramente vês as limintaçóes, significando que é visualmente forte. As superfícies líquidas também reagem ao movimento. Mais importante, praticamente todos os efeitos visuais estão intactos em todo o jogo e é aqui que chegamos ao nosso primeiro ponto de comparação. Em termos de resolução, a qualidade da imagem é interessante, parece ter 1080p como alvo em todas as consolas, com a exceção da Xbox One que parece operar a 900p

Tudo o que precisas saber sobre Crash Bandicoot 4 em todas as consolas.Ver no Youtube

A Xbox One X pelo menos tem uma interface 4K nítida, mas a renderização 3D está numa resolução inferior, sim, até a máquina de 6 teraflops da Microsoft usa ocasionalmente conversão dinâmica de resolução para manter o rácio de fotogramas. Sim, é um jogo que na Xbox One X desce abaixo de 1080p (raramente) para manter a performance. Felizmente, isto não se torna num grande problema. O tratamento de imagem do Unreal é usado aqui e fica com um aspeto limpo em todas as plataformas. Notas que não é tão nítida, mas é um aspeto estio CG atrativo e que não assenta num grande número de pixeis.

Ao comparar as diferentes versões, surgiram coisas interessantes. A versão PS4 é idêntica à da Pro e o mesmo se pode dizer da Xbox One S vs X, exceto pela resolução. No entanto, ao comparar a PS4 com a Xbox One, começas a notar em pequenas diferenças, as sombras e sombras ambientais diferem entre as duas. As sombras são menos refinadas na Xbox One e a sombras de contato nem existem. Mais ainda, existem diferenças pequenas na qualidade de texturas, as consolas PlayStation estão melhores nisto. O que isto significa é que estas funcionalidades têm melhor aspeto na PS4 do que até na Xbox One X. Seria bom ver a versão Xbox One X desfrutar do conjunto completo de funcionalidades visuais, existe poder para isso e não devia sofrer com uma dívida da Xbox One S.

Com a exceção de curiosidades técnicas, não há muito a diferenciar as versões de consola, até chegarmos à performance. Crash 4 corre com um rácio de fotogramas desbloqueado e com o alvo nos 60fps, mas conseguir isto com visuais desta qualidade cria problemas quanto mais fraca for a consola. Sem surpresas, a Xbox One X é a que se porta melhora, correndo a 60fps na maioria do tempo e a resposta é boa. Os problemas que restam, certamente serão resolvidos ao jogar numa Xbox Series X, apesar de esperarmos uma atualização para melhorar, pelo menos, a resolução.

De qualquer das formas, Crash 4 está melhor na Xbox One X. A PS4 Pro fica em segundo lugar. Quase tão sólida quanto a Xbox One X, mas reparei em mais quedas na performance em certas cenas. Não incomodou muito, manifesta-se na sua maioria como quedas na região dos 50fps nas cutscenes, na sua maioria, o que não interfere com o gameplay. Tanto a Pro como a Xbox One X oferecem uma experiência excelente com o nível de performance que queres. A PS4 Pro não é tão refinada quanto a Xbox One X, mas jogaria o jogo em qualquer uma delas sem qualquer problema, ambas são sólidas no geral.

O foco de Crash 4 são os 60fps, pelo menos nas consolas mais poderosas, comparado com os 30fps da N.Sane Trilogy...Ver no Youtube

O problema está nas consolas base pois nenhuma consegue aguentar o jogo a 60fps. Na PS4 corre com o rácio desbloqueado e isto significa uma performance que varia imenso entre 30 e 60fps. Prejudica a experiência e apresenta-se com persistente trepidação e toda a experiência é muito inconsistente. Uma opção para bloquear a 30fps seria boa. Isto resolveria o problema e significaria a mesma performance da N.Sane Trilogy.

A versão Xbox One S é simplesmente bizarra. Parece alternar entre dois perfis de performance diferentes. Em algumas secções o rácio de fotogramas desce para 30fps com um ritmo perfeito, corre bem e fiquei contente por o ver pois é óbvio que a Xbox One original jamais o conseguiria correr a 60fps. Infelizmente, esta consistência não dura muito. Noutros momentos, o bloqueio parece desaparecer e tens uma performance instável muito pobre e que parece pior que a da PS4 normal. Não há razão para correr sem o bloqueio a 30fps e é surpreendente ver o salto entre os dois perfis.

Temos um jogo com aspeto muito similar em todas as consolas, mas cuja performance é muito diferente e apenas posso recomendar as versões PS4 Pro e Xbox One X. Talvez não surpreenda quando 1080p é a resolução máxima, se o número de pixeis é o mesmo, a única forma de executar o jogo com sucesso nas consolas base e melhoradas é com uma óbvia diferença entre 30 e 60fps. As consolas base precisam mesmo de 30fps consistentes.

Se já jogaste um jogo de Crash, já sabes se gostas de Crash Bandicoot 4 pois não há nenhuma reinvenção aqui, mas tens um jogo de plataformas 3D lindo e sólido. É bom ver que estes jogos estão a tornar-se populares o suficiente para serem melhorados e apresentados a audiências modernas, apresentando um nível excecional de polimento em diversas áreas. Gosto do jogo, mas a qualidade da experiência depende da consola onde o jogas, na PS4 Profissional ou na Xbox One X, joga à vontade, na Xbox One ou PS4 Amadora? Não o recomendo.

Read this next