Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Nioh 2: a Team Ninja poliu e refinou a sua fórmula vencedora

Código alpha corre a sólidos 60fps.

NiOh regressará à PlayStation 4 na forma de uma sequela e o teste alpha revela que preserva muito do original, mas com vários refinamentos. Tal como o primeiro, é um jogo de acção altamente difícil, que tira ideias da fórmula Dark Souls e combina com funcionalidades próprias. Até custa a acreditar que este código é alpha - está polido e refinado ao ponto de parecer o jogo final.

À primeira vista, NiOh 2 não é um jogo surpreendente, mas com tempo o seu estilo visual começa a conquistar. A demo leva-te para uma aldeia rodeada por enormes montanhas enquanto o sol se põe no horizonte, criando sombras neste mundo perigoso. Cria uma forte primeira impressão e apesar de relembrar o original, rapidamente se torna óbvio que a equipa refinou a apresentação.

A iluminação recebeu melhorias e apresenta um uso mais dramático do sol e sombras. Além disso, o design do nível é mais refinado, com mais detalhe subtil pelo todo. Não está a par de Sekiro da From Software em termos de densidade geral, mas é na mesma um jogo atractivo e o seu alvo de performance é muito superior. NiOh 2 também tem uma solução HDR muito boa que faz bom uso do alcance dinâmico - uma novidade na série.

Existem muitas semelhanças com o original. Os jogadores podem escolher entre opções de resolução ou qualidade de imagem, desta vez existem 3 modos distintos: acção, filme e modo filme variável. Este tipo de escolha está, habitualmente, reservada para as consolas mais poderosas, mas NiOh 2 oferece todos os modos na PS4 e PS4 Pro - as diferenças são fascinantes.

O código de NiOh 2 é descrito como alpha - mas o nível de polimento faz pensar que é a versão final.Ver no Youtube

Action Mode é o padrão, no qual o jogo baixa a resolução e algumas funcionalidades de renderização para ficar o mais perto possível de 60fps fixos. É usada resolução dinâmica para estabilizar a performance e a PS4 corre na maioria do tempo a 720p, enquanto a PS4 Pro corre a 1080, mas nos dois casos, a resolução pode descer e subir. A qualidade de imagem não é a melhor e a técnica anti-aliasing não é tão eficaz. No entanto, sinto que é a melhor forma de o jogar - 60fps num jogo de acção rápida faz toda a diferença.

O Movie Mode bloqueia a performance a 30fps e na PS4 corre na maioria do tempo a 1080p, a Pro usa uma técnica de reconstrução para correr a 1800p, mais adequada para ecrãs 4K. O que gostei no selector de modos em NiOh 2 é que, ao contrário do primeiro, podes mudar entre eles em tempo real. As principais diferenças estão relacionadas com a variação na qualidade do terreno - Movie Mode parece usar tecelagem ausente no Action Mode, enquanto as sombras dinâmicas parecem animadas vs estáticas a 60fps.

Alguns efeitos estão presentes em todos os modos de jogo. Reflexos screen-space, por exemplo, são iguais nos dois, enquanto o sistema processual de nuvens está igualmente presente nos dois modos. Existem algumas arestas por limar, mas o aspecto geral do jogo é eficaz, especialmente ao entrar na realidade Yokai, onde surgem todo o tipo de efeitos no ecrã.

Apesar do corte na resolução e efeitos, o Action Mode é o meu modo preferido. Promete 60fps e na Pro, é praticamente fixo. A Team Ninja focou-se sempre nos 60fps e NiOh 2 parece cumprir com isto mais do que qualquer outro dos seus jogos. É muito fluído - apenas pequenas quedas na PS4. É fluído, mas não tanto quanto poderia ser, apesar da grande queda na resolução. É um jogo incompleto e vimos grandes melhorias entre a demo do original e a versão final, a equipa ainda tem tempo para ultrapassar estes obstáculos.

Esperamos que também melhorem o Movie Mode. A queda de 60fps para 30fps é muito perceptível, mas até a Pro pode registar quedas no rácio de fotogramas. Outro problema presente no primeiro e que não foi corrigido: existe uma inerente inconsistência no Movie Mode, parece ser causado por uma câmara que se actualiza em intervalos variáveis, criando uma experiência instável. A variável do Movie Mode? Tal como a versão padrão com um rácio de fotogramas desbloqueado - não é a forma que quero jogar o jogo pois fica aquém dos 60fps.

Os tempos de carregamento são um aspecto da performance que frequentemente não tem o valor que merece - é um dos aspectos mais impressionantes de NiOh 2. Vais morrer muito e os loadings são extremamente rápidos: tudo acontece em segundos.

NiOh 2 parece ser uma sequela sólida que poderá jogar demasiado pelo seguro, mas não faz mal - o original é um dos melhores jogos de acção da geração e estou ansioso para ver o que NiOh 2 oferece quando chegar. Se a Team Ninja cortar alguns dos elementos relacionados com o grind excessivo do primeiro, seria ainda um jogo melhor.

Read this next