Revisitamos Heavy Rain: A estreia da Quantic Dream no PC

A chuva voltou.

Heavy Rain está agora disponível para PC através da Epic Games Store. Beyond: Two Souls e o mais recente Detroit: Become Human também estão a caminho, mas o que podemos esperar da estreia da Quantic Dream no PC?

Heavy Rain surgiu como um trabalho em progresso através de uma demo antes do lançamento da PS3, demonstrando espantosa tecnologia para a altura. A versão final tornou-se numa espécie de clássico de culto e ficou conhecido pelo grande nível de detalhe inserido nas cenas. Teve direito a port para a PS4, que aumentou a resolução para 1080p, adicionou efeitos pós-processamento como oclusão ambiental screen-space, melhorou a performance e acabou com o screen-tearing do original.

A chegada da versão PC é muito entusiasmante pois os jogos da Quantic Dream sempre foram ambiciosos em termos de tecnologia para as suas plataformas. Ser capaz de ter esses históricos avanços tecnológicos catalogados para sempre no PC faz-me sorrir. Mas como estão estes ports?

Heavy Rain está sólido e deixa boas indicações para os outros jogos, mas existem problemas. Algo não bate ao iniciar o jogo e colocar a 4K a resolução. Após uma contagem de pixeis (algo que geralmente não é necessário no PC), descobrir que o jogo corria a 1440p. Escolher novamente a resolução e reiniciar o jogo resolveu o problema, mas o jogo lida com isto de forma diferente da de outros jogos PC.

Um olhar à versão PC de Heavy Rain e comparação com o remaster PlayStation 4.

As opções sem bordas e ecrã completo são o mesmo, o jogo converte internamente a tua resolução escolhida in-game para a resolução do teu ecrã. Por exemplo, escolher 1080p in-game num ecrã 4K converte internamente a 1080p para a 4K do desktop. Significa que tens uma boa opção de conversão nativa e os benefícios do modo sem bordas, mas também é negativo pois o downsampling exige um downsamplo do desktop e podes inadvertidamente bloquear o acesso a um rácio de refrescamento que querias usar.

Heavy Rain nunca recebeu uma actualização PS4 Pro por isso, a versão PC é muito bem-vinda pois podes finalmente ir além do perfil 1080p30 do remaster. No entanto, se investigares os ficheiros .ini, as opções para o rácio de fotogramas in-game são 30fps ou 60fps. Se quiseres algo superior, vai ao ficheiro de configuração, muda as duas opções de sincronização vertical para 0 e inicia o jogo novamente, utilizar a v-sync a partir do painel de controlo da tua gráfica ou através do modo janela e prepara a resolução do desktop e rácio de refrescamento como desejares. Geralmente, isto resulta bem e podes até jogar a 120Hz.

Mesmo sem um rácio de fotogramas desloqueado, 60fps é uma espantosa melhoria sobre as versões de consola e a maior diferença entre as versões PC e PS4, à primeira vista - as animações são mais fluídas. Uma vez que o jogo não tem motion blur por objecto ou câmara, qualquer fluidez extra ajuda. Mas ainda existem vestígios da consola aqui: ocasionalmente, o movimento da câmara ou algumas animações correm a 30fps. Felizmente, são momentos raros e apenas o legado de um jogo feito para correr a 30fps.

O aumento na resolução e rácio de fotogramas são as principais melhorias sobre as consolas, mas existem outras pequenas melhorias. A anti-aliasing está muito melhor, tens FXAA e SMAA que podem ser usadas em combinação com 2x, 4x ou 8x MSAA. A estabilidade da imagem fica muito melhor.

PCPS4
O aumento na resolução no PC ajuda a estabilizar os reflexos.
PCPS4
O PC apresenta ainda oclusão ambiental superior.
PCPS4
Com a excepção das opções SSAO e AA, a PS4 é igual ao PC em high Beyond SSAO and AA options, the PS4 is a match for PC's high settings.
PCPS4
Nem tudo é igual, o modelo de Sean parece ligeiramente diferente.
PC 1080p in-game/4K DesktopPC 1080p in-game/1080p DesktopPS4
A conversão de resolução muda o aspecto do brilho se a tua resolução for superior a 1080p.
PC 1080p/8X MSAAPC 1080p/4X MSAAPC 1080p/2X MSAAPC 1080p/no MSAAPS4
O jogo suporta MSSA - muito eficaz para limpar as arestas.

A última grande melhoria sobre a PS4 é a opção de desligar a oclusão ambiental ou usar HDAO ou HBAO. A HDAO parece ser o mais aproximado da versão PS4, mas ao mesmo tempo, tem menos vestígios 'auréola' do que a consola, a PS4 parece ter contornos em vários objectos, independentemente da sua posição. A HBAO elimina esses vestígios com mais frequência e ainda adiciona sombreado ambiental. O aspecto é diferente, mas recomendo HBAO.

Mas é aqui que a melhoria sobre o remaster PS4 termina: resolução, rácio de fotogramas, anti-aliasing e oclusão ambienta. Qualquer outra comparação confirma que a definição high é equivalente ao que tens na PS4. Existem outras diferenças na qualidade de imagem, como diferenças mipmapping, cores mais saturadas e intensidade do brilho que não parecem combinar com nada a não ser com a resolução 1080p da PS4.

A performance? Isto é um remaster de um jogo PS3 e os requisitos são leves. Uma GTX 1060 com SMAA anti-aliasing e HBAO e tudo em high corre na maioria do tempo a 4K60, apenas os efeitos alpha causam quedas para 50s e cenas com várias perspectivas causam quedas para 40s. A RX 580 da AMD tem melhor performance - sofre poucas queda, mas ainda sofre quando tens várias perspectivas.

As GPUs mais modernas devem facilmente correr a 1080p no máximo e a maior diferença serão os 60fps fixos. Podem ocorrer quedas e o rácio de fotogramas pode descer para meios 50s ou até mesmo 40s. Aconteceu ao usar um Ryzen 7 1700X, mas não com um Core i5 8400. Poderá ser um problema do motor com o Ryzen ou uma limitação específica do Ryzen.

A última diferença é o uso de rato e teclado, o que significa que os segmentos com controlos por movimento do original foram ajustados e isto torna a experiência muito menos aborrecida.

O trabalho de conversão não vai surpreender, mas a versão PC de Heavy Rain é bem-vinda. Liberta o jogo das consolas e assegura que corre numa plataform aberta, sempre em evolução. Tem melhor aspecto do que na PS4 e beneficia com rácios de fotogramas e resoluções superiores. A idade do jogo significa que corre bem em vários equipamentos. Beneficiaria com uma actualização para resolver alguns problemas, mas gostei do tempo que passei com o jogo.

Publicidade

Conteúdos relacionados

Pokémon Masters ganha novo trailer, chegará ainda no Verão

Batalhas em tempo real e modo cooperativo para 3 jogadores.

Nintendo Switch e Super Mario Maker 2 imperam nas vendas do Japão

As restantes consolas e jogos têm pouca expressão.

Também no site...

Comentários (7)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários