Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Melhores teclados gaming de 2020: escolhas do Digital Foundry

Testamos os melhores teclados mecânicos e não mecânicos.

Escolher os melhores periféricos gaming para PC pode fazer uma incrível diferença, tornando mais fácil sobreviver no mais recente battle royale ou simplesmente aumentar a imersão num mundo virtual. Nesta página, apresentaremos os melhores teclados para gaming.

Se preferes um simples teclado não mecânico que cobre o essencial ou uma opção mecânica que te dá as melhores funcionalidades, encontrarás apelo nas nossas melhores recomendações. Tentamos assegurar que cada uma das 10 opções aqui são distintas ao invés de 10 variantes do mesmo tema. Com um pouco de sorte, encontrarás algumas boas marcas e teclados dos quais podes não ter ouvido falar ou sequer considerar.

Porquê acreditar em mim?

Testei exaustivamente cada um dos teclados nesta lista e muitos outros que não conseguiram marcar presença. Há anos que analiso teclados gaming, desde os primeiros teclados mecânicos há quase dez anos atrás aos exemplares RGB com interruptores únicos e funcionalidades loucas, que chegaram ao mercado em 2020. Pode ser difícil acompanhar a rápida inovação neste espaço, por isso deixa-me ser o teu guia

Claro que nem é preciso dizer que apesar de existirem melhores ou piores teclados no mercado, escolher o certo é uma experiência pessoal. Tentamos ter em conta diferentes perspectivas, mas a minha primeira escolha poderá ser algo no qual nem pensarias. Mantém uma mente aberta ao ver estas escolhas e contamos com as tuas questões e recomendações nos comentários. Continuaremos a actualizar o artigo ao longo do tempo e quanto mais feedback teremos, melhor tornaremos este artigo!

Agora vamos directo aos dez melhores e uma selecção extra para quem joga na Xbox. Carrega nos links para saltar directamente para um dos teclados ou percorre a página para ler todas as recomendações!

Melhores Teclados Gaming 2020

  1. SteelSeries Apex Pro: um belo design e repleto de extras
  2. Corsair K70 RGB MK.2: um teclado gaming totalmente mecânico com muitos argumentos
  3. MSI Vigor GK50 Low Profile: teclado gaming similar ao de um portátil de baixo perfil
  4. Razer Cynosa Chroma: o melhor teclado membrana disponível
  5. Cooler Master MK730: um teclado compacto e moderno sem fraquezas
  6. Xtrfy K2-RGB: o melhor teclado para CSGO
  7. XPG Summoner: um teclado muito bem equipado com interruptores Cherry
  8. Wooting One/Two: um teclado óptico avançado de uma pequena companhia Holandesa
  9. Corsair K57 RGB Wireless: um raro teclado membrana de alto preço e boa funcionalidade sem fios
  10. Redragon K551/K552: o melhor teclado mecânico mais barato
  11. Razer Turret: um bom teclado e rato sem fios para a Xbox

1. SteelSeries Apex Pro / Apex Pro TKL

Este teclado apresenta funcionalidades super avançadas e cobre o essencial

  • Interruptores ajustáveis que podes ajustar para escrever ou jogar
  • Iluminação RGB e um belo design com um ecrã OLED extra
  • Soberba qualidade de fabrico e uma longa lista de funcionalidades para justificar o preço elevado

O SteelSeries Apex Pro é a nossa primeira escolha, graças aos seus principais pontos fortes e extras verdadeiramente interessantes. A primeira coisa na qual vais reparar é o ecrã OLED no canto superior direito, que te permite ver as estatísticas in-game, conversas Discord ou música que estás a ouvir; também te deixa ajustar as definições através da conveniente roda de volume. Esta funcionalidade está presente na versão TLK mais pequena, mas a roda de volume é muito mais pequena

Menos óbvio, mas mais impressionante são os sensores magnéticos inseridos em cada interruptor, o que permite ao ponto de contacto - o ponto em que é registado o pressionar de uma tecla, ser definido a qualquer valor entre 0.4mm até 3.6mm. Isto deixa-te obter os benefícios da resposta de um teclado "super rápido" para videojogos e depois voltar à sensação padrão para escrita, pressionando apenas um botão. Parece trivial, mas é como ter dois teclados num só.

Além de oferecer funcionalidades avançadas, o Apex Pro é um belo teclado de ver e usar. Bem construído, com um enquadramento de alumínio e a sua iluminação RGB que dão luz a cada uma das principais teclas. Tem um port USB e software intuitivo para acompanhar e uma almofada para descansar os pulsos.

Teclados SteelSeries Apex Pro (Amazon).


2. Corsair K70 RGB MK.2

Um teclado gaming totalmente mecânico com diversas funcionalidades

  • Tamanho completo com controlos media específicos e roda de volume
  • Interruptores Cherry, incluindo Low Profile, MX Speed e MX Silent
  • Software do melhor para personalizar teclas e iluminação RGB

O MK.2 é a mais recente versão do teclado mecânico K70 de alta qualidade da Corsair. Apresenta diversos interruptores, incluindo os recentes Cherry ML de baixo perfil e os MX Silent que oferecem sensações muito diferentes das opções tradicionais. O MK.2 também consegue memorizar as tuas teclas personalizadas para macros e iluminação entre computadores, mesmo em dispositivos nos quais não tens o software iCue da Corsair. O modelo MK.2 SE também inclui teclas PBT melhoradas, menos escorregadias e que duram mais. Se gostas de teclados gaming com todas as funcionalidades, port USB, teclas para media, roda de volume, descanso para pulsos, retroiluminação RGB programável, então um dos K70 MK.2 é uma bela escolha. Se quiseres ainda mais, o K95 Platinum XT adiciona iluminação nas bordas, uma coluna para chaves macro dedicadas e suporte para software Elgato Stream Deck.

Teclados Corsair K70 (Amazon).


3. MSI Vigor GK50 Low Profile

Um teclado de aspecto e sensação únicos

  • Teclas repletas de estilo, RGB e uma construção de alumínio sólida
  • Interruptores Kailh Choc de baixo perfil, silenciosos
  • Relativamente pequeno, apesar de apresentar todas as teclas

O MSI GK50 é um dos vários teclados recentes com os interruptores Choc da Kailh. Estes interruptores mecânicos têm uma curta distância de viagem, como num teclado de portátil e fornecem um feedback táctil agradável e silencioso. Se adoras a sensação dos interruptores tesoura dos melhores teclados em portátils ou simplesmente queres um teclado mecânico silencioso, é uma excelente escolha.

Além dos excelentes interruptores, o GK50 Low Profile inclui todas as teclas e números, retroiluminação RGB personalizável e teclas media. Também gostamos da qualidade de fabrico, apesar do topo de alumínio fornecer alguma rigidez. No geral, é um bom teclado para gaming e escrita, que deverá apelar mesmo aos que não gostam do som ou sensação dos teclados mecânicos normais.

Teclados MSI Vigor GK50 Low Profile (Amazon).


4. Razer Cynosa Chroma

O melhor teclado membrana não mecânico que testamos

  • Teclas membrana que fornecem uma boa sensação, silencioso e resistente à água
  • retroiluminaçãoa RBG e integração com o forte ecossistema da Razer
  • Caro para um teclado mecânico

Se preferes o toque mais suave, operação mais silenciosa e menor custo dos teclados não mecânicos, o Cynosa Chroma da Razer é um dos melhores que já testámos. Os interruptores membrana oferece um feedback táctil decente e são resistentes à água e podes pressionar até 10 teclas ao mesmo tempo, nem sempre é garantido em teclados não mecânicos! O software da Razer para personalizar teclas e retroiluminação RGB está entre as melhores, especialmente porque alguns jogos apresentam os seus próprios esquemas de iluminação. Overwatch, por exemplo, apresenta diferentes iluminações para cada herói no jogo, as teclas iluminam-se quando terminam os cooldowns.

Teclados Razer Cynosa Chroma (Amazon).


5. Cooler Master MK730 TKL

Um teclado TKL moderno e sem fraquezas

  • Interruptores Cherry MX RGB em clicky (Azul), táctil (Castanho) ou linear (Vermelho)
  • Design moderno com barras de luz frontais e laterais e cabos USB-C que podes remover
  • Iluminação que podes personalizar, com ou sem software

Teclados Tenkeyless (TKL) são populares para gaming pois omitem o pad numérico que é pouco usado, dando-te mais espaço para movimentar o rato e manter os teus braços numa posição ergonómica superior. O melhor TKL que testámos é de longe o MK730, graças ao seu design moderno com barras de luz RGB e teclas que flutuam em cima da placa superior de alumínio e interruptores clicky, linear ou táctis Cherry MX RGB.

O MK730 apresenta um layout Europeu ou Norte Americano e podes escolher entre novas teclas e nenhum espaço é desperdiçado com funções alternativas com as teclas F, navegação e direcções. Estas permitem-te registar e reproduzir macros, ajustar a iluminação RGB e aceder a controlos media. O software também está disponível para te deixar personalizar o teclado, mas não é necessário, algo que bem-vindo após lidar com a Razer e Corsair e os seus softwares obrigatórios. Um descanso para os pulsos também está presente na caixa, reforçando o valor do teclado.

Se gostas da ideia deste MK730, mas preferes um formato diferente, provavelmente conseguirás o que queres. O MK750 adiciona pad numérico e controlos media, enquanto o MK850 inclui oito interruptores mecânicos analógicos e mais teclas macro. Se preferes algo mais barato, mas na mesma sólido, o CK530, CK550 e CK552 são uma boa opção. Além disso, os SK621, SK630 e SK650 da Cooler Master são teclados mecânicos de baixo perfil que vão apelar a qualquer um que gosta da sensação dos teclados nos portáteis.

Teclados Cooler Master MK730 TKL (Amazon).


6. Xtrfy K2-RGB

O melhor teclado para CSGO da Ninjas in Pyjamas

  • Performance consistente
  • Não é necessário software, teclas embutidas para recordação macro e ajustes RGB
  • Apenas um tipo de interruptor, mas é bom para FPS: Kailh Reds

A fabricante Xtrfy é uma marca Sueca, nascida a partir da equipa profissional Ninjas in Pyjama. Essa herança permite-lhes acompanhar o lançamento de um teclado pensado para gameplay FPS, especificamente CS:GO. Além de um rácio de actividade de 1000Hz e rollover n-key para que seja registado o mais rápido possível cada pressionar da tecla, o K2 inclui um adaptador PS/2 para inputs ainda mais rápidos (se é que a tua motherboard tem sequer um port PS/2). Os interruptores também foram pensados para FPS, com interruptores Kailh Red lineares que permitem um movimento preciso tal como é exigido para jogar CS:GO ao mais alto nível. A qualidade de fabrico também é um dos pontos fortes, este teclado parece à prova de bala, apesar de ser de plástico.

É surpreendente ver quantas das teclas K2 têm funções secundárias, seja para gravar macro, programar a iluminação, avançar músicas ou abrir o hub HLTV.org CS:GO hub com uma única tecla. Não existe software para o acompanhar sequer, tudo está preparado e armazenado na memória local. É ideal para jogadores profissionais e uma boa alternativa para as soluções mais caras da Razer e Corsair. No entanto, significa que terás de dedicar algum tempo a aprender as suas funções mais avançadas.

Teclados Xtrfy K2-RGB (Amazon).


7. XPG Summoner

Uma fantástica relação de qualidade e preço

  • Design completo com roda de volume, port USB e descanso para pulsos
  • Podes instalar teclas personalizadas
  • Bom feedback táctil para videojogos

O XPG Summoner tem uma boa relação qualidade e preço, apresenta diversas funcionalidades esperadas nos teclados mais caros. Para começar, usa interruptores Cherry MX Speed Silver, MX Blue ou MX Red RGB reais, mais conceituados e mais caros do que as imitações. O Summoner tem boa qualidade de construção e a roda de volume está incluída, com uma tecla mute por perto, na traseira tens um port USB. Além do teclado em si, encontrarás na caixa uma almofada para os pulsos e nove teclas vermelhas para mais estilo. Também as podes deixar na caixa e manter o teclado com uma só cor, para um aspecto mais profissional. De qualquer das formas, é um esforço impressionante de uma companhia mais conhecida pelas suas RAM e SSDs.

Teclados XPG Summoner (Amazon).


8. Wooting One & Wooting Two

Teclado entusiasmante que acerta no essencial e tem funcionalidades que te vão conquistar

  • Interruptores ópticos analógicos com uma resposta rápida e novas possibilidades gameplay
  • Design limpo com iluminação RGB por tecla
  • Disponível como Wooting One (compacto) e Wooting Two (tamanho completo)

O Wooting One e Wooting Two são fabricados por uma pequena companhia na Holanda, ao contrário das grandes marcas na lista. Estes teclados destacam-se graças aos seus controlos analógicos, aos invés de ver se cada tecla foi pressionada ou não, o teclado usa sensores ópticos para medir o quanto pressionaste a tecla. Isso dá-te um controlo granular incrível por isso podes conduzir num jogo de condução como se estivesses a usar um volante de condução ou alternar entre caminhar e correr num shooter simplesmente ao pressionar com mais força a tecla. Não sacrificas nada para ter estas funcionalidades, os teclados Wooting têm uma boa sensação táctil e interruptores lineares, apresenta iluminação RGB e um belo design. Onde outros teclados usam interruptores óptico-mecânicos apenas para toques minimamente mais rápidos, a Wooting está a fazer algo revolucionário.

A Wooting também está a desenvolver interruptores Lekker que melhoram o conceito ao trocar os sensores ópticos por sensores magnéticos Hall Effect. Estes vão permitir medir a actuação em todo o percurso 4mm do interruptor, ao invés de apenas de 1.5mm e 3.6mm. Também existe uma placa Wooting Two Lekker que chegará no final de 2020, se existir interesse.

Teclados Wooting One & Wooting Two (Amazon).


9. Corsair K57 RGB Wireless

Um raro teclado membrana premium sem fios de baixa latência

  • Interruptores membrana não mecânicos suaves e silenciosos
  • Esquema completo com teclas dedicadas para volume, media e macro
  • Bateria de longa duração para um teclado com iluminação RGB

É raro ver um teclado não mecânico premium nos dias de hoje, mas é isso mesmo que tens com o K57. Este teclado usa a tecnologia sem fios Slipstream da Corsair que nos agradou nos ratos gaming da companhia, acompanhada por Bluetooth e USB padrão, sendo fácil de conectar a diversos dispositivos, desde PCs, a tablets e smartphones. Não notamos penalizações na performance ao usar a conexão sem fios Slipstream, mesmo em jogos como CS:GO. A duração da bateria também é espantosa, durou até 170 horas com iluminação RGB avançada.

O teclado também tem uma boa sensação ao toque, os interruptores membrana fornecem uma operação silenciosa, ideal para salas com família ou escritórios. O esquema completo oferece-te tudo o que poderias querer em termos de funcionalidades, com a excepção da roda de volume, ao invés disso terás de te contentar com apenas 6 teclas macro, sete controlos media e três outros botões para gravar novas macro, ajustar a iluminação RGB ou bloquear a tecla windows. O softwae iCUE da Corsair está disponível, se o quiseres, com boas opções para programar padrões personalizados de iluminação ou interagir com outras aplicações e jogos. Até tem uma bela almofada para o pulso similar à que encontrei no Corsair K70 MK.2 que é mais caro. É um bom teclado membrana moderno que justifica bem o seu preço.

Teclados Corsair K57 RGB Wireless (Amazon).


10. Redragon K551 & Redragon K552

Teclado mecânico gaming mais barato que as alternativas membrana

  • Disponível em tamanho completo (K551) e compacto (K552), com layout Europeu ou Americano
  • Interruptores mecânicos Kailh que fornecem um feedback táctico consistente
  • O baixo preço significa menos funcionalidades

Este teclado Reddragon não tem um aspecto com tanto estilo como os outros, nem sequer tem as mais recentes funcionalidades que os jogadores desejam. Ao invés disso, é simplesmente uma forma muito barata de obter um conjunto completo de bons interruptores mecânicos e teclas iluminadas na ponta dos teus dedos. O K551 é uma opção de tamanho completo com esquema Europeu ou Americano, enquanto o K52 é uma unidade mais compacta que fornece espaço para o rato por um preço menor. Existem outras variantes para retroiluminação por um preço ligeiramente superior. Seja qual for o modelo que escolhas, terás uma introdução sólida aos teclados mecânicos por um preço muito razoável.

Teclados Redragon K551 e Redragon K552 (Amazon).


Extra: Razer Turret para a Xbox One

Melhor teclado e rato para jogar no sofá

  • Interruptores satisfatórios com total iluminação RGB
  • Está acompanhado por um tapete de rato e rato baseado no Mamba Wireless
  • Uma opção cara, mesmo sendo três periféricos num só

O Razer Turret é um dos melhores conjuntos de rato e teclado para a Xbox One, apoiado por um leque decente de jogos, incluindo Fortnite, Sea of Thieves e Metro Exodus. O Turret também pode ser usado no PC, especialmente em computadores ligados a uma TV para jogar no sofá. O teclado é um design Tenkeyless compacto que te fornece um feedback táctil e sonoro excelente, juntamente com iluminação RGB. O rato é baseado no Razer Mamba Wireless e adere magneticamente ao tapete integrado no teclado. Todos os três componentes, rato, teclado e tapete, foram bem pensados. O único senão é a necessidade de recarregar o rato e teclado todas as semanas. Se preferes jogar no sofá, o Turret é uma opção a ter em conta, mesmo com o seu preço elevado.

Teclados Razer Turret para a Xbox One (Amazon).


Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Will Judd avatar

Will Judd

Deputy Editor, Digital Foundry

A bizarre British-American hybrid, Will turns caffeine into technology articles through a little-known process called 'writing'. His favourite games are Counter-Strike, StarCraft and Fallout 2. Will also tweets the latest tech deals at @DealsFoundry.

Comentários