Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

WipEout Omega Collection na Realidade Virtual

O Digital Foundry jogou-o na PS4 Pro.

Já a consideramos uma compra altamente recomendada para os utilizadores da PlayStation 4 e Pro, mas WipEout Omega Collection da Sony sobe hoje um patamar devido às melhorias gratuitas que introduzem suporte para Playstation VR. Tivemos acesso à versão PS4 Pro e jogámo-la extensivamente - e podemos garantir que se trata de algo especial.

Para começar, é o jogo completo. Não existem cortes, compromissos ou reduções no conteúdo - é simplesmente uma alternativa em realidade virtual das formas que tens actualmente de jogar o jogo, chegando ao ponto de permitir que jogadores VR partilhem a experiência com os utilizadores da PS4 e PS4 Pro. Ainda estamos a fazer as nossas comparações no que diz respeito às diferentes plataformas mas não existe qualquer evidência que aponte para cortes visuais. Até porque WipEout Omega Collection pode correr a uma resolução 4K bloqueada e a 60 fotogramas por segundo na Playstation 4 Pro, o que sugere que o GPU consegue acomodar o ecrã 1080p da PSVR.

De facto, podemos confirmar que super-sampling está activo, o que significa que a aparência serrilhada que costumas encontrar em títulos PSVR é significativamente reduzida. A PS4 Pro renderiza de forma nativa os 1620p antes de fazer downsampling para os 1080p do visor - não são exactamente 4K mas temos que ter em mente que o poder necessário para o VR é ligeiramente maior. Ao produzir uma imagem 3D estereoscópica, a mesma é renderizada duas vezes com uma ligeira diferença entre ambas.

De forma semelhante às versões existentes de Omega Collection, o framerate está bloqueado nos 60 fotogramas por segundo, com a interpolação de movimento incorporada para suportar o ecrã de 120Hz do PSVR - apesar de se assemelhar a outros títulos que usam esta técnica, é ainda assim possível notar "ghosting", particularmente em movimento lateral rápido. Mas o aspecto chave aqui é a consistência - depois de muitas horas a jogar, não notámos quaisquer quebras na performance.

A nossa primeira experiência com Omega Collection. Agora podes obter tudo isto em realidade virtual com o lançamento do update.Ver no Youtube

O conceito de correr WipEout em realidade virtual soa excitante em teoria, e resulta lindamente na realidade. Os primeiros segundos são um bom prenúncio, permitindo-te verificar o cockpit do condutor de forma aproximada ou olhar para cima e inspeccionares o ambiente em teu redor. É WipEout a uma escala que nunca viste anteriormente, e é magnífico. Posteriormente, a acção intensifica-se, mas o adjectivo "intenso" não é o suficiente para descrever aquilo que se segue.

Uma palavra de aviso, todavia: trata-se de um jogo intenso com movimentos rápidos que poderão causar problemas a diversos utilizadores. Precisarás das tuas pernas VR para conseguires lidar com esta experiência. Pessoalmente, joguei o jogo três corridas de cada vez antes de fazer uma pausa de maneira a conseguir lidar com esta experiência assoberbante. O que é interessante, é o facto de aparecerem avisos que te informam sobre possíveis enjoos que o jogo pode causar, algo que irá acontecer nas pistas mais extremas e que resulta na activação do piloto automático - podes desactivá-lo se bem entenderes.

É uma corrida turbulenta, mas igualmente espectacular. Esta é a experiência WipEout sem qualquer tipo de compromissos - algo que se estende também à intensidade da acção.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários