Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Hands-on com a nova PS4 Pro 500 Million Limited Edition

A nova Pro é mais silenciosa que as primeiras?

O Digital Foundry teve a oportunidade de deitar as mãos à nova PlayStation 4 Pro 500 Million Limited Edition, uma consola de 500€ que chega acompanhada por um disco rígido de 2TB e se destaca pelo seu azul translúcido, com comando e stand na mesma cor.

Para descobrir se a Sony fez possíveis melhorias no novo modelo, o Digital Foundry voltou a pegar na PlayStation 4 Pro original, lançada em Novembro de 2016, uma vez que foi sugerido que a nova CUH-7100 aquece mais, mas é mais silenciosa que a original.

A consola 500 Million Limited Edition é uma consola de edição limitada que apelará aos coleccionadores, mas as investigações sugerem que existem melhorias implementadas pela Sony que podem ter resultados práticos para o jogador comum - sem esquecer que é linda.

Cover image for YouTube videoPS4 Pro 500 Million Limited Edition Unboxing! Plus: Are New Pros Quieter Than Launch Consoles?
Abrimos a nova PS4 Pro para verificar as temperaturas e ruído da série CUH-7100.

O plástico brilhante é descrito como um grande contraste o acabamento matte presente na Pro normal e para um uso diário, talvez seja melhor optar pela consola normal, uma vez que este modelo é limitado e fica melhor em exposição.

A unidade Pro de lançamento do Digital Foundry chegou com um disco 1TB HGST 5400rpm, comparado aqui com o Seagate ST2000LM007 de 2TB na Pro de edição limitada. É uma bela adição para os jogadores que precisam de mais espaço, para obter mais jogos. Tal como no modelo original, podes abrir o compartimento do disco e trocar por outro.

Sobre as revisões e melhorias, o Elotrolado disse que a consola aquece mais, faz menos barulho e que o número de série do processador mudou - sugerindo uma pequena melhoria no design - melhor arrefecimento na memória GDDR5 e um novo controlador HDMI.

God of War foi o jogo escolhido para testar as duas consolas e logo no início deu para reparar que as cutscenes parecem gerar mais ruído e consumo energético. O teste escolhido foi activar o Photo Mode numa cutscene com uma aproximação à cara de Kratos e Atreus, deixando a consola assim durante uma hora. A Pro de lançamento chegou aos 170W, antes de saltar para 17W durante 15 minutos. O novo modelo ficou-se pelos 167W.

O Digital Foundry descreve a nova consola como mais silenciosa e os seus testes assim o indicam. A diferença pode chegar a 5 decibéis a favor da mais recente revisão da Pro. No entanto, a grande diferença está mesmo no ruído gerado pela ventoinha, muito menos incomodativo na nova consola. As coisas parecem variar entre unidades e o exemplo dado são duas consolas Pro de lançamento - uma que gera imenso ruído e outra que não gera tanto. Ao longo do tempo, a nova consola poderá começar a gerar mais ruído, mas por enquanto está melhor do que na Pro original.

De acordo com as imagens térmicas, a nova PlayStation 4 Pro CUH-7100 fica cerca de 5 graus mais quente, mas o ruído da ventoinha é menor.
God of War Análise CUH-7000 Lançamento CUH-7100 Revisão
Ruído (Topo/Traseira) 50dB/55dB 47dB/50dB
Pico de temperatura (Topo/Traseira) 48c/60c 53c/62c
Pico de consumo energético 170W (salto para 177W) 167W

O Digital Foundry também testou as temperaturas e descobriu que o novo modelo aquece mais. O modelo de lançamento, o topo consegue ir até 47 ou 48 graus celsius, na traseira pode ir até 60 graus. No novo modelo, o máximo registado foram 52-53 graus. Na traseira conseguiu ir aos 62 graus.

O menor ruído da ventoinha é bom, mas de momento ainda é incerto que tipo de consequências poderá ter o maior aquecimento para os jogadores. Ao longo de uma hora a jogar God of War na nova Pro, a temperatura não aumentou.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários