Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Assassin's Creed Rogue Remastered: nova vida num jogo que passou despercebido

Testado em todas as versões.

Uma espécie de sucessor ao brilhante Assassin's Creed Black Flag, Rogue passou despercebido em 2014. Num difícil período de transição entre gerações, Rogue foi desenhado para a Xbox 360 e PS3, mas o foco foi para Assassin's Creed Unity - a estreia da série na Xbox One e PlayStation 4, tecnologicamente ambicioso, mas com várias falhas. Rogue não merecia o seu estatuto de série B - era um bom jogo com muitos destaques visuais e recebe uma segunda oportunidade com este remaster.

A questão é simples: até que ponto foi mesmo remasterizado? A Ubisoft fala em gráficos melhorados com renderização de ambientes melhorada, sombras de resolução melhorada, multidões mais densas e outras. Após o jogar na PS4, Xbox One, PS4 Pro e Xbox One X, é verdade que existe mais do que um simples aumento na resolução. Rogue tem fortes ligações a Black Flag, um título cross-gen que recebeu melhorias na PS4 e Xbox One - todas elas presentes neste novo remaster.

No entanto, a Ubisoft parece ter puxado mais por esse motor. A PS4 e a Xbox One correm o jogo a 1080p, Black Flag corria a 900p na consola da Microsoft. Apenas a qualidade da anti-aliasing distingue as duas versões, a imagem está ligeiramente pior na Xbox One, apesar da resolução ser a mesma. Isto também se aplica às duas versões mais poderosas: a Xbox One X e a PS4 Pro conseguem 4K nativa - um aumento de 4x na resolução, mas a X produz arestas ligeiramente mais recortadas. É uma grande melhoria na qualidade de imagem sobre as anteriores consola, especial sobre a 1200x688 da Xbox 360.

Muitas das outras melhorias já existiam na versão PC de Rogue. Comparado com as anteriores consolas, tens efeitos de partículas e fumo melhorados. Além disso, a qualidade das texturas foi melhorada, para que todas as versões do remastered tenham o mesmo mapa de resolução que está no PC maximizado. Tendo em conta os anos do jogo, as texturas ainda surpreendem, mesmo a correr a 4K.

Eis Rogue a correr nas consolas PlayStation e as consolas Xbox One, comparado com as consolas de anterior geração e PC.Ver no Youtube

Também existem outras mudanças, como o número superior de NPCs, mas em termos visuais temos uma grande melhoria. Mesmo os efeitos volumétricos como os raios de sol estão muito melhores. Até adiciona melhorias sobre a versão PC: os reflexos apresentam agora um blur gaussiano que o afastam do aspecto cristalino na Xbox 360 e PC no máximo. É um método diferente e apesar do efeito no remaster apresentar mais blur, simular melhor o reflexo da luz no oceano.

Em termos de geometria - o detalhe dos modelos e pop-in de terrenos estão iguais ao PC no máximo. No entanto, existem alguns ajustes, o remaster consegue distâncias de visão superiores e também apresenta vegetação a uma distância superior. Existem exemplo de maior densidade de árvores, mas no geral, é muito comparável à versão PC.

Não precisas de uma Xbox One X ou PS4 Pro para ter as melhores funcionalidades do jogo - estão todas presentes nas consolas base, mas a 1080p. Rogue converte-se bem para 4K nativa e os combates navais são um destaque: as físicas das ondas, efeitos de fumo, iluminação volumétrica e raios solares combinam para um belo aspecto a 4K.

PlayStation 4
PC
Xbox 360
Assassin's Creed Rogue Remastered na PS4 comparado com o original no PC e Xbox 360. A PS4 corre a 1920x1080, comparado com 1200x688 da Xbox 360.
PlayStation 4
PC
Xbox 360
O layout do mundo é enorme, mas as distâncias de visão foram ligeiramente ampliadas na PS4.
PlayStation 4
PC
Xbox 360
A qualidade dos reflexos foi melhorada. Existe um novo shader na superfície da água para simular ondas, enquanto no original tinhas apenas uma imagem espelho do cenário aproximado. O efeito é menos nítido, mas muito mais realista.
PlayStation 4
PC
Xbox 360
Os efeitos de partículas e fumo estão ao nível do PC no máximo.
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
PlayStation 4
Xbox One
Todas as imagens estão a 4K a partir de agora. Tens 1080p nativa na PS4 e Xbox One, 4K na X e Pro (a X usa uma passagem menos abrangente na anti-aliasing). A resolução das sombras está melhorada na X - a PS4 e Pro usam resultados similares. A Xbox One tem o efeito com a pior qualidade.
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
PlayStation 4
Xbox One
A qualidade das texturas e detalhe dos modelos é igual nas quatro consolas. No entanto, existe uma diferença na qualidade do campo de profundidade entre as consolas mais poderosas e os modelos base.
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
PlayStation 4
Xbox One
A qualidade da imagem é nítida e a 4K, a vegetação fica linda. No geral, todas as plataformas renderizam o mesmo detalhe, mas na PS4 tens um filtro de texturas de qualidade inferior.
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
PlayStation 4
Xbox One
Os reflexos foram melhorados na Pro e X, os detalhes nos navios estão mais nítidos sobre as consolas base.
Xbox One X
PlayStation 4 Pro
PlayStation 4
Xbox One
Todas as definições de topo do PC estão aqui, incluindo nevoeiro volumétrico e os belos efeitos de raios. Notarás que a Pro não apresenta uma onda nesta imagem - uma anomalia, pois surge em outras cenas.

Todas as versões oferecem as mesmas funcionalidades visuais, mas existem excepções. Além da 4K, as sombras dinâmicas recebem uma forte melhoria na Xbox One X, onde estão mais nítidas e numa resolução superior à do PC. A PS4 Pro corre com o equivalente ao do jogo na PS4 base, enquanto a Xbox One está abaixo disso. A segunda melhoria está no mapa de reflexos mais nítido na PS4 Pro e X. Nada de mais, mas a imagem fica um pouco mais detalhada nas consolas mais poderosas.

Sobre a performance, não tens 60fps aqui - todas as versões correm a 30fps sólidos, tal como Black Flag na PS4 e Xbox One em 2013. Está muito melhor do que na Xbox 360 e PS3, onde o rácio de fotogramas está desbloqueado e flutua entre meios 20s e 40s. Não era a melhor solução e o bloqueio a 30fps no remaster mantém a acção fluída.

É pena que os 60fps não estejam presentes neste remaster, mas isso exigiria muito esforço num motor pesado para a CPU. Mas o que é entregue aqui é o que esperamos de um remaster em Assassin's Creed, ainda superior ao que vimos em Ezio Collection. Assassin's Creed Rogue Remastered é uma versão superior à do original no PC e foi divertido jogá-lo. É uma boa forma de revisitar um jogo que passou ao lado de muitos em 2014 e a opção de o jogar a 4K é um extra bem-vindo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Assassin's Creed Rogue Remastered

PS4, Xbox One

Related topics
Sobre o Autor
Thomas Morgan avatar

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.
Comentários