Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Valeu a pena esperar por Yooka-Laylee na Switch

Refinado e optimizado.

Yooka-Laylee chegou finalmente à Switch e encaixa na perfeição. O primeiro jogo da Playtonic é um jogo de plataformas focado na exploração e o salto para hardware moderno permitiu aos designers criar mundos muito maiores e complexos do que os jogos nos quais se inspiraram. É por isso que existiram dúvidas sobre a versão Switch. Yooka-Laylee é um jogo Unity de larga escala na Switch e apesar de já existirem muitos jogos Unity nela, o nível de performance nem sempre foi bom, mesmo em jogos simples.

A Team 17 converter o jogo para a PS4 e Xbox One, mas foi a Playtonic que tratou da versão Switch e é uma obra de carinho - não te preocupes, a qualidade dos visuais e performance é excelente. É a abordagem ao port que mais interesse desperta: ao invés de forçar os assets da PS4 e Xbox One na Switch, a Playtonic criou nova arte 3D onde foi preciso, mais adequada para o poder da consola. Além disso, existem outros acertos inteligentes. A não ser que os jogues lado a lado, não notarás a diferença.

Nós fizemos isso, mas apenas serviu para destacar o esforço dedicado a ajustar os visuais na Switch. Além disso, é a mais recente versão do jogo, repleta de ajustes e mudanças para melhorar a experiência. A câmara foi melhorada e o jogo em si está mais polido.

Vamos ao básico. Sabemos que Yooka-Laylee correria na Switch numa resolução inferior à da PS4 e Xbox One, o que confirmamos agora a 900p e 630p em portátil. É um bom compromisso para um sistema que consegue um equilíbrio aceitável entre performance e qualidade de imagem, especialmente em modo mobile onde o jogo tem um aspecto limpo, apesar da resolução não ser nativa.

Eis Yooka-Laylee na Switch - um port muito bem ajustado para a consola.Ver no Youtube

Os ajustes são evidentes, mas a apresentação geral está muito próxima do original. O uso subtil de campo de profundidade em cenário distante desapareceu - uma mudança que faz sentido tendo em conta o quanto este efeito afecta a taxa de preenchimento. A resolução das sombras foi reduzida, compensado com um filtro suave para impedir que fiquem com pior aspecto, e a distância de visibilidade das sombras é a mesma. Tal como em outros jogos Switch, a oclusão ambiental está inferior, afectando o aspecto de alguns níveis.

A iluminação foi modificada em algumas cenas. Foi necessário para reduzir o número de sondas de reflexo na Switch e isto pode ser observado em zonas da área central. Fica diferente, mas não pior. Alguns objectos e geometria foram modificados para versões mais simples. Isto funciona porque durante a maioria do gameplay, apenas é ajustado o detalhe no cenário de fundo.

Não é um simples caso de inferiorizar definições e é isso que o torna tão interessante. Foi alvo de grandes cuidados para assegurar que as mudanças têm um impacto mínimo na apresentação e foram muito bem sucedidos. A Playtonic merece respeito por o ter segurado até estar em condições. Apesar do curto tempo de desenvolvimento, ainda existiam problemas que revelam o desafio de utilizar ferramentas de outros.

"Em Setembro, enfrentámos alguns problemas que foram corrigidos/melhorados numa versão mais recente do Unity," disse-nos Simon Gerges da Playtonic. "Infelizmente, a performance nessa versão era ligeiramente pior do que na versão que tinha sido optimizada, por isso não o podíamos aceitar. Corrigir isto exigia uma actualização ao Unity que estávamos a usar. A mais interessante era um formato de cor HDR que melhorava os visuais sobre a nossa versão do Unity que era compatível com a Switch."

Switch
PS4
A versão Switch está altamente similar, mas vês diferenças na iluminação, sombras e cenários.
Switch
PS4
O campo de profundidade foi removido e existem elementos remodelados.
Switch
PS4
O segundo mundo está mais aproximado entre as duas, mas a falta de oclusão ambiental destaca-se. Pelo outro lado, existem mais sombras na Switch.
Switch
PS4
O filtro de texturas na Swith está inferior.

A espera recompensou. Yooka-Laylee apresenta-se a estáveis 30fps. Não existem soluços ou outros problemas, Sim, 60fps é preferível, mas este é um jogo a 30fps nas outras consolas e a versão Switch segue o exemplo. Poderás ver pequenas quedas ocasionais e, tal como na Xbox One, muitos efeitos alpha podem causar problemas.

Apesar destas quedas raras, a maioria do jogo corre a 30fps fixos. Melhor ainda, parece correr melhor em modo portátil e é a experiência mobile que se destaca. Este tipo de jogo de plataformas fica espantoso numa portátil. Fácil de pegar e começar a jogar com um objectivo em mente e a funcionalidade descanso da consola é excelente para que voltes a iniciarl.

Yooka-Laylee na Switch está excelente e é um dos melhores exemplos de um jogo Unity de larga escala. Os cortes foram bem pensados e o rácio de fotogramas corre a 30fps estáveis na maioria do tempo. A experiência na Switch fica muito perto da PS4 e Xbox One, o que é impressionante. Tem um aspecto fantástico na dock e em mobile, oferece algo único.

Se estás com reservas ou preocupado que não corra bem na Switch, podes ficar descansado - vale bem a pena. É a forma perfeita de terminar o ano para um fã de plataformas com uma Switch. Entre Super Mario Odyssey, Sonic Mania, Blaster Master Zero, Mighty Gunvolt Burst e Shovel Knight, a Switch apresenta um catálogo sensacional.

Read this next