Wolfenstein 2: a maior diferença entre PS4 Pro e Xbox One X?

A resolução salta de 1440p para 4K nativa - e a performance?

Wolfenstein 2 é uma das mais excepcionais demonstrações gráficas desta geração - um shooter a 60 fotogramas por segundo com iluminação e sombras dinâmicas, partículas aceleradas pela GPU e cadência pós-processamento de topo. No entanto, tem uma falha: a performance. PlayStation 4, PlayStation 4 Pro e Xbox One não conseguem 60fps fixos e nenhuma consola consegue a fluidez de DOOM 2016, que corre no mesmo motor. O que nos deixa a perguntar - pode o poder da Xbox One X ultrapassar os problemas no rácio de fotogramas e até que ponto melhora sobre os visuais impressionantes da Pro?

Wolfenstein 2 tem um aspecto excepcional nas duas consolas premium da Sony e Microsoft e têm um conjunto de funcionalidades gráficas similar, mas em termos de alcançar 4K nativa, é a X que mais convence. 2560x1440 é o pico na Pro, subindo para 3840x2160 na X, significando um aumento de 2.25x no número de pixeis que surpreendentemente se mantém na maioria das áreas do jogo. No entanto, a conversão dinâmica de resolução está presente nas duas, mas a consola Microsoft tem maior tendência a desviar-se da 4K.

Olhando para as cutscenes como exemplo de cenas iguais, a Pro mantém-se a 1440p, enquanto a Xbox One X desce 10%, para 3648x2052. A resolução varia mais na X, mas temos na mesma um aumento de 103% no número de pixeis quando as cenas são comparadas. Isto é significativo e juntamente com os resultados vistos em Diablo 3 e Assassin's Creed Origins, relembra a divisória entre a PS4 e a Xbox One nos seus lançamentos. Na X, a imagem é mais nítida, apesar das flutuações na resolução.

A Xbox One X tem melhor aspecto e aguenta-se bem a 4K, enquanto a Pro se aguenta a 1440p. Existe um local nos nossos testes onde ambas descem; uma cena brutal com muitos personagens no ecrã. Neste momento, a X desce para 2052p novamente, a Pro desce para 2432x1368 - uma queda de 10% nas duas consolas. É outro exemplo de uma situação lado a lado em que a nova consola consegue 2.25x mais resolução, oferecendo uma imagem mais refinada, mais limpa.

Análise aos visuais de Wolfenstein 2 a 1440p na Pro e 4K dinâmica na Xbox One X, comparadas com o PC a 4K nativa no máximo.

Deixando as comparações directas e olhando para cenas similares, os pontos mais exigentes podem forçar ainda mais o conversor dinâmico. Combate intenso pode forçar a Xbox One X para 2944x1656, onde a Pro desce para 2304x1296. É uma vantagem de 63% a favor da X e a qualidade de imagem aguenta-se bem, enquanto na Pro começa a perder demasiada nitidez para o nosso gosto.

A qualidade de imagem é maior melhoria na X, mas também é interessante ver que a Machine Games colocou algumas melhorias nas definições sobre a Pro. Comparado com o PC - a correr numa GTX 1080 Ti no máximo e a 4K - a versão X revela imenso. Dá-nos uma ideia de como a nova consola se compara com um PC mais poderoso que leva o motor ao limite.

A Xbox One X aguenta-se muito bem e as definições da iluminação, pós efeitos e outros são iguais. Existem 3 áreas em que fica aquém do PC: a qualidade das sombras é inferior - estão menos nítidas na X - enquanto a qualidade do filtro anisotrópico também está inferior. Também se torna óbvio que algumas sombras estão ausentes na Pro e X, visíveis apenas no PC no máximo. De resto, ambas as versões são quase idênticas e tendo em conta que a X consegue na maioria correr a 4K, é um grande resultado.

Xbox One XPlayStation 4 ProPC
Comparado com o PC no máximo a 4K, a X aguenta-se bem com a sua imagem 3840x2160, apesar do conversor dinâmico que pode ir abaixo disso. A imagem 2560x1440 na Pro é menos nítida, as texturas no chão estão muito inferiores.
Xbox One XPlayStation 4 ProPC
Mais uma amostra da diferença na qualidade de imagem.
Xbox One XPlayStation 4 ProPC
A distância de visão das sombras é melhor no PC. Comparativamente, a X renderiza a sombra até meio do corredor, enquanto na Pro não está presente a esta distância - ao perto, a qualidade das sombras e oclusão ambiental estão iguais na X e Pro.
Xbox One XPlayStation 4 ProPC
O filtro de texturas faz uma grande diferença, a Xbox One X fica entre a Pro e o PC.
Xbox One XPlayStation 4 ProPC
A Pro e a X geram menos sombras, comparado com o PC no máximo.

Nada disto significa que Wolfenstein 2 não tem bom aspecto na PS4 Pro e a solução TAA assegura que os jaggies são resolvidos, mas a diferença na resolução é óbvia para quem investiu num ecrã 4K. A maior nitidez fala por si, mas a Xbox One X também melhora o filtro de texturas, talvez devido ao aumento na resolução e amostras extra no processo de filtragem. A consola da Microsoft está anos à frente no que diz respeito à apresentação das texturas no chão e a qualidade dos materiais também está melhorada. A Xbox One X volta a ficar perto do PC no seu melhor, mas pelo outro lado, a qualidade da sombras é a mesma da PS4 Pro.

O resultado final é um pacote 4K mais completo na X e um melhor par para o teu ecrã 4K. De volta à questão original: pode a nova consola aumentar a resolução e melhorar a performance? Bem, a resposta é negativa - a Xbox One X corre com numa janela de - 50-60fps similar à Pro. O segmento na cadeira de rodas pelo menos tem a tendência para correr a 60fps, tal como nos níveis furtivos mais à frente. No entanto, áreas abertas com inimigos em maior quantidade, parece que estamos limitados pela CPU. O conversor dinâmico apenas se ajusta quando a GPU é o problema, a resolução não muda em algumas das cenas mais exigentes.

A Xbox One X oferece uma grande vitória sobre a Pro na qualidade de imagem, entregando uma experiência 4K linda, mas o gameplay em si é o mesmo e os problemas na performance podem incomodar. No entanto, com vários monitores 4K om FreeSync no mercado, jogos como Wolfenstein 2 foram feitos para testar a tecnologia da AMD. Não elimina as quedas na performance, mas torna-as mais suaves e difíceis de notar. É um jogo que iremos testar quando analisarmos a FreeSync mais tarde.

Publicidade

Salta para os comentários (39)

Sobre o Autor

Thomas Morgan

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.

Conteúdos relacionados

Pokémon Sword e Shield conseguem a melhor estreia de um exclusivo em 2019 no Reino Unido

Apenas FIFA 20 e Call of Duty: Modern Warfare conseguiram melhor.

Call of Duty: Modern Warfare terá battle royale para 200 jogadores

Jogadores encontraram informações nos ficheiros do jogo.

Days Gone distinguido pela sua narrativa nos Golden Joystick Awards

Actualização: Resident Evil 2 eleito Jogo do Ano.

Também no site...

Metro Exodus - Quais as melhores armas do jogo?

Explicamos-te ainda como personalizar e limpar as tuas armas.

Metro Exodus - Todas as localizações dos Postais

Descobre a localização dos 21 postais em Metro Exodus.

Metro Exodus - Onde procurar todos os Diários

Onde encontrar as 71 páginas de Diário em Metro Exodus.

Comentários (39)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários