Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Actualização Xbox One X de The Witcher 3 cumpre em pleno

Teste à performance e modo 4K.

A actualização Xbox One X de The Witcher 3 deu-nos mais do que esperávamos. Foram adicionadas duas novas opções: um modo 4K focado em nativa 3840x2160 a 30 fotogramas por segundo, com conversão dinâmica de resolução para assegurar um gameplay consistente. A real surpresa é o modo performance que dá prioridade aos 60fps, mas numa resolução inferior. No papel, esta versão é a definitiva, mas como e compara a versão Xbox One X com a PlayStation 4 Pro?

O modo 4K é ambicioso, tendo em conta que a Xbox One normal corre o jogo a 1600x900. Na X, temos um grande salto na resolução e mesmo bloqueada a 30fps, o motor é capaz de chegar a 3840x2160 nas áreas menos exigentes. Olha para o céu, passeia pelos interiores ou explorar cenários menos intensivos para a GPU e o jogo nunca teve um aspecto tão nítido. No entanto, a resolução desce nas áreas mais intensas. Galopar por Crookback Bog - uma área conhecida por afectar a performance - força a imagem a descer para 3200x1800.

O resultado é impressionante na mesma. Apesar de poder descer mais do que isso (existe um enorme mundo aberto com vários testes possíveis de realizar), uma média entre 1800p a 2160p fica dentro do limite perceptual de um resultado soberbo num ecrã 4K. A PS4 Pro usa checkerboard para a sua imagem 4K. Lado a lado com a imagem nativa da X, a técnica checkerboard é na mesma brilhante e o único senão é um ligeiro pontilhado em arestas em movimento, algo que o motion blur ajuda a esconder.

Outro ponto curioso na abordagem da Pro é a aparente falta de anti-aliasing pós-processamento, significando que a cobertura nos contornos das árvores frequentemente não é abordada. Comparado com a X, que adiciona uma passagem extra a estes elementos conseguindo um fotograma mais limpo, coloca a consola da Microsoft na liderança em termos de qualidade de imagem, mas tanto donos da Pro como da X obtêm grandes resultados em ecrãs UHD, existe super-sampling para ecrãs 1080p.

Cover image for YouTube video[4K] The Witcher 3: Xbox One X vs PS4 Pro Graphics Comparison + Frame-Rate Test
Um olhar a The Witcher 3 na Xbox One X com a actualização, comparando os modos 4K e Performance - e comparação com a Pro.

Mas esta actualização faz mais. A CD Projekt RED fala em adicionais melhorias visuais no modo 4K. Isto inclui oclusão ambiental, sombras e texturas melhoradas, ficando a par das definições da Pro. No entanto, a X usa uma definição de qualidade superior para as sombras, conseguindo contornos mais visíveis em sombras distantes. Com a excepção da checkerboard, o conjunto de funcionalidades visuais é basicamente o mesmo entre as duas, mas a X ganha vantagem nas sombras.

Em termos de gameplay, a X alcança um novo patamar na performance. No modo 4K, os pontos mais exigentes como Crookbag Bog e Heatherton correm a perfeitos 30fps na X. É difícil encontrar quedas mesmo em locais ricos em detalhe como Novigrad, demonstrando que existe muita margem de manobra na consola. Tendo em conta os 25fps prolongados na Pro em Crookbag, é uma surpresa ver a rival a vencer na performance também. O modo 4K na X consegue a experiência mais fluída e de melhor aspecto em The Witcher 3, fora do PC.

O modo performance na X é um sucesso menos óbvio, mas vale a pena. A ideia é simples: baixar a resolução e tentar chegar a 60fps. Em termos de definições visuais, a qualidade do filtro de filtro de texturas desce, tal como as sombras - mas de resto, ambos os modos são iguais em termos de qualidade dos assets, distância de visão e efeitos. A grande diferença é a resolução.

Xbox One X 4K Mode
Xbox One X Performance Mode
PlayStation 4 Pro
Xbox One X offers two options, starting with a dynamic 4K mode hitting a peak of 3840x2160 at 30 frames per second, though we noted drops to 3200x1800. Alternatively, there's a 60fps performance mode that runs from 1920x1080 up to 2368x1332, with the expected hit in image quality. PS4 Pro's checkerboarded 4K technique holds up well in still shots, but curiously this misses the post-process anti-aliasing of Xbox One X, leaving a more 'raw' image with no coverage for jagged edges.
Xbox One X 4K Mode
Xbox One X Performance Mode
PlayStation 4 Pro
A qualidade das sombras está melhor na X. Na grande maioria, as definições visuais da Pro estão iguais às da X, excepto na resolução das sombras.
Xbox One X 4K Mode
Xbox One X Performance Mode
PlayStation 4 Pro
A oclusão ambiental na X está igual à da Pro.
Xbox One X 4K Mode
Xbox One X Performance Mode
PlayStation 4 Pro
Em termos de efeitos, estão iguais entre os três modos.
Xbox One X 4K Mode
Xbox One X Performance Mode
PlayStation 4 Pro
O filtro de texturas em modo de performance fica pior. De resto, os assets são iguais nos dois modos.
Xbox One X 4K Mode
Xbox One X Performance Mode
PlayStation 4 Pro
Uma imagem para ilustrar a diferença na qualidade de imagem entre os dois modos.

Este modo performance corre a 1920x1080 no mínimo, mas pode ir até 2368x1332 e até superior. Esse número geralmente fica mais perto do lado superior, mesmo em Novigrad, mas o impacto na nitidez é fácil de ver quando passas do modo 4K. Em termos visuais, poderá ser mais indicado para quem joga num ecrã 1080p: tens uma imagem super-sample, mas de resto é a resolução de um ecrã full HD.

Claro que o interesse é a acção a 60fps e os resultados são demasiado variáveis para justificar o impacto na imagem. Desbloquear o rácio de fotogramas revela todo o esforço que o motor causa à X, destacando os limites da CPU. Seja nos 35-50fps em Novigrad ou os 50-60fps em Crookback Bog, não é o mais indicado para a consola. A opção de jogar alguns segmentos a 60fps é muito boa e em alguns pontos chega lá. Enfrentar o Griffin por exemplo, é uma experiência fluída, com apenas algumas quedas. Vamos efectuar mais testes no ano novo.

O modo performance poderá ser um teste - com tanto de bom como de mau. Recomendamos o modo 4K para consistência geral. Mas a oferta do modo performance é interessante e esperamos que chegue à Pro numa futura actualização (onde será implementado o suporte HDR). Poderá ser fascinante, nem que seja para ver a performance na Pro com o rácio de fotogramas desbloqueado. Desbloquear o rácio de fotogramas e permitir uma resolução dinâmica poderá ser fascinante para testar este jogo numa futura Xbox.

Os resultados 4K são impressionantes, o suporte HDR e o modo performance, tornam esta actualização numa grande prenda para os fãs de um dos jogos mais adorados desta geração. Há muito que aguardávamos pela actualização e excedeu as expectativas. A 4K dinâmica e funcionalidades visuais superiores elevam-no acima dos padrões da Pro - mas fazê-lo sem comprometer a performance merece elogios. A Xbox One X oferece agora a melhor versão de The Witcher 3 numa consola.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

The Witcher 3: Wild Hunt

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC

Related topics
Sobre o Autor
Thomas Morgan avatar

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.

Comentários