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Digital Foundry - Tekken 7 comparado na PS4, Xbox One e PC

O que ganham os jogadores PS4 Pro?

Tekken 7 chegou no dia 2 de junho mas é preciso ter em conta que foi lançado em 2015 para arcadas no Japão. Demonstrou rapidamente o sucesso do afastamento do motor proprietário da série, passando para o cada vez mais popular Unreal Engine 4. No tempo que passou, foram ajustados os visuais e o gameplay, e agora temos a versão mais actualizada do jogo na PS4, PC e Xbox One - com grandes diferenças gráficas entre cada uma.

A passagem para o Unreal Engine não é inédita. Nesta geração, vimos um enorme aumento de interesse entre os programadores Japoneses, especialmente nos fighting games. Tekken 7 junta-se a Street Fighter 5, outro jogo que usa o seu avançado conjunto de ferramentas, cadência pós-processamento e físicas para o cabelo e roupas dos personagens. Até mesmo fighting games recentes que usam o Unreal Engine 3 consegue resultados totalmente diferentes ao usar tecnologia relacionada - desde o estilo cel-shaded de Guilty Gear Xrd a Injustice 2 que se foca nas animações faciais realistas. Mas seja o UE3 ou o UE4, a flexibilidade atrai os programadores. Tal como outro factor importante que todos estes quatro jogos partilham: 60fps sólidos.

A passagem para o UE4 abre a porta a visuais de topo em Tekken 7, e às mais recentes técnicas de renderização por físicas. Ícones da série como Kazuya ou Heihachi recebem claras melhorias na complexidade dos shaders de pele e roupas. As intros e os novos golpes Rage Art também usam o campo de profundidade e brilho do Unreal 4 - adicionando espectáculo às cenas, mas reduzidos no gameplay. Os golpes entre os personagens produzem agora vários efeitos nos quais não reparávamos antes. Estamos muito longe da alpha de baixa resolução - pequenos focos de fogo - usados em Tekken Tag 2 e Tekken 6. Um golpe produz agora uma diversidade de efeitos - partículas, shaders e texturas achatadas. Resumindo, existem muitas mais.

O que nos leva para a grande questão: qual a versão com melhor aspecto? Bem, a grande diferença é a resolução, na PS4 temos 1536x864 - inferior a 900p. 864p é apenas uma queda de 4% em cada eixo sobre 900p, portanto não é uma grande inferiorização. Mesmo assim, o resultado final é convertido, produzindo uma imagem menos nítida do que, digamos, a 1080p nativa de Street Fighter 5 na mesma consola. Pelo menos tem a ajuda da anti-aliasing, equivalente a high do PC, o que cria uma imagem limpa - mas podemos dizer que não é consistente, algumas arestas mostram os artefactos em escada. Felizmente, a queda na resolução permite 60fps fixos.

Cover image for YouTube videoTekken 7: PS4/Pro/Xbox One/PC - Graphics Comparison, Analysis + Frame-Rate Test
Tudo o que precisas saber sobre Tekken 7 e do seu aspecto em todas as plataformas.

Para quem quiser verdadeira full HD, a PS4 Pro consegue-o, entrega 1080p e efeitos melhorados a partir de definições que de resto apenas estão ao dispor dos jogadores PC. O filtro de texturas está melhorado mas também parece que Tekken 7 ajusta dinamicamente a cadência do pós-processamento para manter os 60fps. Notamos melhor iluminação em cenas lado a lado capturadas na PS4 base e depois na Pro. Curiosamente, ao passarmos para uma partida online, capturando na PS4 e na Pro o mesmo jogo, as melhorias desaparecem - tens a mesma apresentação.

Um esquema dinâmico torna complicado comparar as diferentes versões. Mas uma coisa é certa nas consolas: a PS4 Pro consegue um filtro de texturas e pós-efeitos de melhor qualidade onde e quando pode, enquanto a PS4 é de resto idêntica na maioria dos aspectos - a 864p. Em movimento, somente a diferença na resolução é perceptível, mas é evidente que a Pro consegue melhores efeitos quando pode. Mais uma vez, tens na mesma 60fps sólidos.

A Xbox One é a versão mais fascinante. É a pior em termos de resolução, 1280x720, uma clara descida sobre a da PS4, mas tem o mesmo método AA. Já vimos jogos 720p na máquina antes, mas não é frequente ver também uma redução nos efeitos. Comparado com a PS4 normal, a Xbox One reduz o filtro de texturas de forma bem perceptível, mas é preciso dizer que as texturas estão presentes na Xbox One, apenas tens de te aproximar da área.

Outro grande corte está nos pós-efeitos. Apesar da qualidade das sombras e outras definições ser idêntica à da PS4 e Pro, o facto é que a oclusão ambiental está muito inferior na Xbox One - quase invisível em alguns casos. Seja nas cutscenes ou no gameplay, isto deixa a Xbox One sem uma das principais funcionalidades visuais. A Xbox One também fica sem campo de profundidade. Ao contrário da oclusão ambiental, este pós-efeito é usado somente nas cutscenes antes do combate, e nas Rage Arts. Felizmente, não afecta o gameplay e todas as decisões foram feitas para manter os 60fps fixos. Em cima da apresentação 720p, é um resultado duro para esta versão. Também existem pequenos compromissos nas cutscenes e Rage Arts, onde a Namco ajusta para uma v-sync adaptável, com visível screen-tearing - mas o gameplay permanece fixo.

PC
PlayStation 4 Pro
PlayStation 4
Xbox One
Tekken 7 comparado em quatro formatos: 1080p nativa no PC e PS4 Pro, 1536x864 na PS4 e 1280x720 na Xbox One.
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PlayStation 4
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Modelos de personagens, sombras e qualidade das texturas estão idênticos em todas. No entanto, a oclusão ambiental está no seu melhor no PC e no seu pior na Xbox One.
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O filtro de texturas varia entre todas, sendo a pior delas a Xbox One, depois a PS4, seguida da Pro e finalmente o PC.
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Além de pior oclusão ambiental, a Xbox One perde o campo de profundidade em algumas cutscenes.
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Outra imagem que mostra as sombras piores na Xbox One. A PS4 e a Pro usam a mesma definição.

Não existem essas preocupações no PC, uma GTX 970 e uma GTX 1060 correm o jogo no máximo a 1080p. Podes até ir para 1440p mas as cutscenes começam a correr a 40fps a única forma de manter essa resolução é activar a opção de definições dinâmicas, que reduzem os visuais de acordo com a carga. Removemos esta opção dos nossos testes mas no gameplay geral, recomendamos o seu uso. Mesmo para quem joga a 1080p, poderás ter resolutados mais satisfatórios com o downscalling de 1440p. Actualmente, as principais vantagens do PC estão ficadas num melhor filtro de texturas e melhor pós-processamento, tal como na Pro.

Vale a pena dizer que o pós-processamento ultra pode ser evitado. Tens um belo efeito de brilho mas também tens um filtro de aberração cromática em cima dos outros efeitos, essencialmente distorcendo as arestas do ecrã. É exagerado e sobrepõe-se aos personagens, criando um feio blur em movimento. Mantém o pós-processamento em high para uma imagem mais limpa.

Os tempos de carregamento é outra das vantagens no PC. A passagem para o Unreal Engine 4 tem o efeito colateral nos carregamentos, e mesmo ao saltar entre opções no menu, tens de esperar alguns segundos. É frustrante navegar pelos menus mas carregar um jogo é um teste de paciência nas consolas.

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As distâncias de visão não são importantes em fighting games mas é bom ver cenários com várias camadas.
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Outra imagem para demonstrar a disparidade no campo de profundidade.
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Todas as plataformas partilham os mesmos designs geométricos.
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Mais um exemplo da ausência de oclusão ambiental na Xbox One.
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Um confronto ente Shaheen e Claudio mostra o quão aproximados estão todos os formatos em termos visuais, excepto na resolução.

Utilizando o modo versus para carregar Jungle Outpost, o resultado favorece o PC, mas não tanto quanto seria de esperar ao usar um SSD. Demora 15 segundos, poupança decente em relação aos 21 que temos na PS4, que surpreendentemente fica à frente dos 24 segundos da Pro. Mas é na Xbox One que se torna chocante - quase o dobro da espera, 40 segundos. Para piorar temos trepidação no ecrã de carregamento enquanto esperas. Tira polimento ao pacote, mesmo no PC, esperar tanto para entrar numa luta é surpreendente.

No todo, Tekken 7 é uma ambiciosa melhoria na série. No entanto, tem as suas falhas. Em todas as consolas, as resoluções são inferiores ao que esperamos de um fighting game - especialmente ao lado de jogos como Injustice 2 ou Street Fighter V, que correm a 1080p na PS4. Tekken 7 utiliza mais efeitos, físicas e uma cadência pós-processamento mais pesada do que Tekken 6, e uma estética diferente; mais pesada, mais cinematográfica.

Visuais à parte, todas as versões correm muito bem. Mesmo com os cortes na Xbox One, a Namco acertou nas decisões para conseguir 60fps em todas as plataformas. E existe aqui um elemento fascinante - a Xbox One pode ter uma crucial vantagem na latência dos comandos sobre a PS4. Para um jogo a 60fps, é muito elevado em todos os sistemas, mas o conhecido analista de latência Nigel Woodall diz que a latência nos comandos de Tekken 7 na PS4 (testada a 720p e 1080p) é de 120ms, enquanto na Xbox One é 104ms - um fotograma mais rápida, basicamente. Os resultados podem variar, mas baseado nos vídeos de Nigel, parece que temos uma resposta mais rápida na consola da Microsoft. Aguardamos agora pelos resultados do PC.

Tekken 7 é um belo fighting game que se converte relativamente bem para várias plataformas. É bom ver uma versão PC com todas as funcionalidades no lançamento, utilizando em pleno a força do Unreal Engine mas mantendo um sistema de gestão de funcionalidades dinâmico. A experiência de jogo é sólida em todas mas a PS4 oferece significativas melhorias visuais sobre a Xbox One, enquanto a Pro melhora a resolução e filtros. Para os que querem a experiência visual mais rica em Tekken 7, o PC é a escolha.

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Tekken 7

PS4, Xbox One, PC

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Sobre o Autor
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Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.

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