Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Star Wars Battlefront 2: O Frostbite é testado na Xbox One X

Grandes melhorias na resolução sobre a PS4 Pro, mas e a performance?

Até que ponto a Xbox One X é uma máquina de jogos a 4K e qual a diferença na experiência comparada com a PlayStation 4 Pro da Sony? É isto que gostávamos de ter coberto na análise inicial à consola e com a chegada de mais actualizações, temos uma melhor ideia de como se comparam as duas, mas o que estava a faltar era um teste com o Frostbite - um dos mais avançados motores da actualidade. FIFA 18 mal desafia a consola, mas Star Wars Battlefront 2 é o que procurávamos e os resultados são fascinantes.

De várias formas, temos uma repetição do que vimos em Wolfenstein 2. O motor id Tech 6 partilha várias tecnologias com o Frostbite, desenhadas para maximizar os gráficos em todos os sistemas, mantendo o alvo nos 60fps. A PS4 Pro consegue um máximo de 2560x1440 nos dois, a Xbox One X vai mais longe - muito mais - consegue 3840x2160, 4K nativa. É um aumento de 2.25x no número de pixeis, uma diferença surpreendente, tendo em conta as especificações de cada uma.

A conversão dinâmica de resolução pode encurtar a diferença, mas pode na mesma manter-se grande: baseado nas nossas medidas, varia entre 1296p e 1440p na Pro, subindo para 1800p-2160p na X nas mesmas cenas. Os números são fortes, mas outra tecnologia partilhada com o id Tech ajuda a mitigar ligeiramente as diferenças - anti-aliasing temporal. A implementação do Frostbite não é tão intensiva quanto a da id, mas limpa as arestas e elimina os jaggies, tal como os sinais mais óbvios da conversão.

O resultado é similar ao de Wolfenstein 2. Na Xbox One X, Battlefront 2 fica muito bom num ecrã 4K, oferecendo uma apresentação geral excelente, mesmo se o conversor dinâmico assegurar-se que nem sempre tens uma resolução nativa. Na Pro, é muito menos nítida pois o framebuffer é convertido para uma resolução superior de 4K. Existe ainda outro problema na Pro devido a isto uma vez que a qualidade do filtro de texturas está intimamente ligada à resolução nativa, a Pro é menos nítida e a arte no chão perde ainda mais detalhe, tornando a imagem menos nítida.

Cover image for YouTube video[4K] Star Wars Battlefront 2: Xbox One X vs PS4 Pro vs PC Graphics Comparison!
Análise a Star Wars Battlefront 2 a 4K na Xbox One X, PS4 Pro e PC a correr no máximo.

Ambas as consolas 4K apresentam super-sampling para 1080p para quem joga num ecrã full HD e são os jogadores Pro que indiscutivelmente mais beneficiam. Passar uma imagem 1440p nativa para um ecrã 4K pode resultar (a qualidade de imagem em For Honor na PS4 Pro é excelente, mesmo correndo a 1440p) mas no geral, um upscale de 2.25x não entrega os visuais que esperas de um ecrã 4K. Para ilustrar a divisão, recomendamos ver as imagens em baixo. Existe uma grande diferente na nitidez ao passar da Pro para a X e em termos do número de pixeis, os ganhos são menores ao passarmos para o PC em 4K.

Além da resolução, a X oferece algumas melhorias periféricas. Não são significativas e tal como a melhoria na qualidade do filtro de texturas, parecem estar ligadas à resolução, mas ainda assim, a definição das sombras está melhor, a oclusão ambiental é mais eficaz e a qualidade dos reflexos fica a meio termo entre a Pro e PC. Também tens arte de maior qualidade, similar à pequena melhoria vista na versão Pro de Battlefield 1 em relação à PS4 base.

Em termos de mais extras, é a versão PC que oferece o pacote completo. Quase todos os aspectos do pós-processamento são melhorados, a qualidade de texturas está superior, os LODs mais distantes e a cobertura no chão pode ser melhorada, produzindo uma cena mais preenchida. A qualidade das sombras está num outro nível, ao ponto de folhas individuais criarem sombras, por isso sim, os jogadores PC com equipamento poderoso podem descansar - a DICE ainda te ama e ao teu equipamento de topo. Battlefront 2 é um jogo lindo e 1080p60 no máximo é possível em gráficas de média gama, como a GeForce GTX 1060 e a Radeon RX 580, com poder de sombra. Na verdade, está tão bom que gostaríamos de ver nas consolas um modo alternativo para avaliar o pacote completo de funcionalidades do Frostbite a 1080p, tendo em conta a impressionante amostra do PC.

PlayStation 4 Pro
Xbox One X
PC
Ambas usam conversão dinâmica de resolução. No entanto, a imagem é mais limpa na X e fica mais perto da 4K nativa na maioria do tempo. O máximo na Pro é 1440p, enquanto a X vai até 2160p nativa, na Pro o mínimo é 1296p e na X é 1800p.
PlayStation 4 Pro
Xbox One X
PC
A tecelagem está superior no PC. Repara nos modelos mais preenchidos no chão e rochas. A versão PC beneficia com mapas e texturas de maior resolução, adicionando mais detalhe à cena. A X fica a meio caminho entre a Pro e PC
PlayStation 4 Pro
Xbox One X
PC
As sombras estão ligeiramente melhores na X - talvez devido à resolução superior. No entanto, é o PC que revela a maior melhoria, com sombras de maior resolução.
PlayStation 4 Pro
Xbox One X
PC
A qualidade os reflexos melhora consoante mais poder tiver o hardware. A Xbox One X está entre a Pro e o PC. A Xbox One X apresenta um streaming de texturas ligeiramente mais lento
PlayStation 4 Pro
Xbox One X
PC
Os cenários ganham mais vida no PC e têm mais detalhe, enquanto a Pro e X estão idênticas.
PlayStation 4 Pro
Xbox One X
PC
O filtro de texturas está idêntico nas duas consolas, mas a resolução superior da X permite sampling superior entre mip-maps, por isso as texturas estão mais limpas. Ainda assim, está muito inferior ao PC

O confronto do Frostbite demonstra que a Xbox One X dá tudo o que tem e é impressionante. No entanto, existe uma área onde a Pro tem uma pequena vantagem: a performance. Jogámos o jogo na Xbox One X no período de acesso antecipado no EA Access, antes da actualização de lançamento. O jogo está na mesma bom, mas a Microsoft diz-nos que o conversor dinâmico foi ajustado na actualização, o que nos fez adiar a análise. Algo que parecia óbvio no código inicial era que a Xbox One X perdia fotogramas - isto persiste na versão revista, mas em menor quantidade.

O tamanho do problema não é exactamente grande. Vê o vídeo em cima e verás que é literalmente um pequeno grupo de quedas que resultam em ocasionais e leves soluços que podem acontecer neste modos. No entanto, o objectivo do conversor dinâmico é assegurar 60fps consistentes e é este nível de performance perfeita que a Pro consegue em cenas onde a X não. Tendo em conta que a consistência das quedas não é forte nestas cenas que testámos nas duas consolas, provavelmente mais ajustes no conversor dinâmico vão resolver isto, mas por mais boa que seja, a Xbox One X não é vencedora definitiva em todas as áreas, por enquanto.

Para quem joga num ecrã 4K, a nova consola da Microsoft entrega uma grande melhoria na apresentação, comparado com a PS4 Pro e a diferença na nitidez e número de pixeis é tão surpreendente quanto foi em Wolfenstein 2. Afinal de contas, as consolas da Microsoft e Sony são fundamentalmente baseadas em tecnologias muito similares: a Xbox One X tem mais poder computacional e mais largura de banda na memória, mas o grande salto nos números de pixeis vistos aqui excede o que seria esperado ao olhar apenas para as especificações. A conclusão é que Battlefront 2 é um grande jogo em todas as plataformas, mas a DICE afinou o jogo na Xbox One X para entregar o que os jogadores que investiram num ecrã ultra HD mais desejam.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Star Wars Battlefront II

PS2, Xbox, PSP, PC

Related topics
Sobre o Autor

David Bierton

Contributor

Comentários