Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Star Wars Battlefront 2 leva o Frostbite para um novo nível

Primeiras análises e vídeo do PC em ultra.

O contínuo investimento da Electronic Arts na sua talentosa equipa Frostbite continua a recompensar. Jogámos algumas partidas de Star Wars Battlefront 2 após o evento EA Play e as impressões iniciais são muito positivas - é um jogo excepcionalmente lindo.

De momento, há quem defenda que este pode ser o jogo Frostbite visualmente mais impressionante até à data - um grande feito, tendo em conta que a DICE persegue novamente os 60fps, enquanto Anthem da Bioware nos dá uma ideia do que esta tecnologia pode fazer quando se foca nos 30Hz. Ainda não vimos o jogo nas consolas e jogámos num PC topo de gama, equipado com uma Nvidia GTX 1080. As definições estavam bloqueadas a Ultra, o que significa que por enquanto, isto é Battlefront 2 no seu melhor.

O aspecto mais impressionante é a iluminação e os materiais, e podemos estar perante uma melhoria do soberbo sistema de renderização por físicas da DICE - aspecto importante do conjunto de ferramentas do Frostbite que estreou no primeiro Battlefront. A nossa demo decorreu num novo mapa em Naboo que demonstra uma rica selecção de materiais, desde pedra nas ruas da cidade à mármore no interior. O metal nos droids e veículos também está sensacional, e seja qual for a tua opinião sobre Star Wars Episode 1, a arquitectura e estilo de Naboo foram um dos destaques e a representação da DICE é sensacional.

Mas é a iluminação que faz a diferença. Os interiores em particular são espantosamente realistas, com um uso excelente de reflexo de luz, preenchendo cada cena com tons naturais. A forma como a iluminação se espalha a partir dos exteriores iluminados para o palácio é impressionante de ver, demonstra as forças do motor. A iluminação de partículas também está presente e funciona bem, os coloridos disparos das blasters penetram e iluminam as nuvens de fumo. As explosões também estão espantosas. Battlefront 2 usa reflexos screen-space combinado com a iluminação e materiais para melhorar ainda mais cada cena. O trabalho especular também é excelente.

Star Wars Battlefront 2 em ultra no PC. A GTX 1080 ligou-se ao nosso sistema de captura com um sinal 4K mas a resolução real aqui é 1440p.Ver no Youtube

Outro elemento impressionante é o nível de detalhe. Comparado com o original da DICE, a sequela apresente ambientes urbanos mais detalhados, repletos de edifícios com detalhes ricos e estruturas que preenchem o mapa. Ao comandar um drone, por exemplo, podes voar pelos céus da cidade, criando uma grande sensação de escala traída apenas pelo popping perceptível - algo que deverá ser ainda mais perceptível nas consolas. Curiosamente, este tipo de perspectiva relembra os jogos Rogue Squadron da Factor 5 na GameCube, mas com um maior nível de fidelidade.

Também existem elementos como mapas de oclusão em paralaxe em muitas superfícies, o que ajuda a criar detalhe em escala micro e muita folhagem. Outra coisa que atraiu a nossa atenção foram as partículas que pairam em cada nível. Partes dos destroços rodopiam gentilmente pelo cenário consoante jogas, ajudando a criar uma cena activa, mesmo que não estejas a combater. Será interessante ver como estão os outros mapas, e que adicionais efeitos personalizados apresentam.

Quanto às especificidades da versão PC, jogámos com uma GTX 1080 e fomos capazes de capturar a 1440p, conseguindo 60fps quase estáveis em ultra - algo que não podia ser alterado aqui. Tentámos jogar a nativa 4K mas a performance ficava lenta, a 30fps ou pior, o que é normal nesta fase. São os primeiros dias do código e tudo pode mudar mas em termos gerais, neste momento, sugere que visuais mais ricos podem exigir uma GPU mais forte para correr com tudo no máximo. Consequentemente, será fascinante ver o aspecto nas consolas - parece existir uma diferença cada vez maior entre jogos Frostbite no máximo e os seus equivalentes PlayStation 4 e Xbox One.

Neste momento, Battlefront 2 está-se a preparar para ser um dos mais belos jogos do ano - sem surpresas tendo em conta o historial da DICE. É impressionante o estúdio continuar a subir a parada desta forma. Além disso, vale a pena lembrar que apenas tivemos a oportunidade de jogar num mapa multijogador - Battlefront 2 é mais ambicioso do que o anterior, apresentará uma campanha para um jogador, onde tradicionalmente a qualidade visual excede a da vertente multi. Esperamos ter mais de Star Wars Battlefront 2 e voltaremos com mais se conseguirmos.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Star Wars Battlefront II

PS2, Xbox, PSP, PC

Related topics
Sobre o Autor
John Linneman avatar

John Linneman

Senior Staff Writer, Digital Foundry

An American living in Germany, John has been gaming and collecting games since the late 80s. His keen eye for and obsession with high frame-rates have earned him the nickname "The Human FRAPS" in some circles. He’s also responsible for the creation of DF Retro.
Comentários