Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Sonic Mania é a sequela pela qual esperamos 23 anos

A tecnologia de hoje permite a sequela perfeita dos clássicos.

Este é o jogo pelo qual tanto esperamos desde 1994: uma sequela como dever ser para os jogos Sonic clássicos, uma sequela que procura expandir e melhorar sobre tudo o que tornou os originais tão fantásticos. Mas como é que um grupo de fãs que nunca perdeu a esperança conseguiu criar um dos melhores jogos de Sonic de sempre?

As origens de Sonic Mania começam há mais de uma década atrás, quando o entusiasta Christian Whitehead começou com uma jornada para recriar as mecânicas de gameplay de Sonic 3, usando um código fresco, construído inteiramente do zero a partir de acesso à fonte original. Isto resultou no lançamento de Retro Sonic - uma espécie de demo construído com um novo código - lançada para Windows e Dreamcast. Estava incompleta e cheia de bugs, mas oferecia uma amostra do futuro.

Christian juntou-se a outros ao longo dos anos e continuou a trabalhar em projectos de Sonic, tais como Sonic XG, antes de eventualmente se concentrar em recriar Sonic CD. Isto chamou a atenção da SEGA, que contratou Christian e colegas para converter os clássicos de Sonic para mobile e consolas. A qualidade destas conversões não tem rival e são altamente recomendadas.

Este sucesso contribuiu para nascer este novo projecto - Sonic Mania. Christian juntou-se à Pagoda West Games, Headcannon e ao compositor Tee Lopes para construir um novo jogo de Sonic. Estes tipos conhecem o gameplay clássico como ninguém e conseguiram capturar na perfeição o que torna os originais tão bons. Para começar, as físicas e controlos estão no ponto - algo que nenhum outro jogo de Sonic após 1994 conseguiu. Este novo jogo consegue, Sonic responde exactamente como deve. No papel, não parece importante, mas acertar nas mecânicas de jogo é algo que provou ser difícil ao longo de 23 anos.

DF Retro encontra-se com o Digital Foundry neste olhar a Sonic Mania e no que o torna tão especial. Oh, e uma comparação Mega Drive vs PS4 Pro? Porque não.Ver no Youtube

O design visual também é super-autêntico, até diríamos que é perfeito. O jogo leva as coisas mais além do que o habitual indie pixel art ao abraçar técnicas que eram impossíveis na Mega Drive, e por isso mesmo, Sonic Mania parece um jogo Sega Saturn perdido. O jogo faz uso total do escalamento e rotação de objectivos. Os bosses saltam para o ecrã, Sonic roda suavemente e os anéis voam em todas as direcções. Está muito acima dos originais.

Também foram usados gráficos poligonais simples - os cenários bónus 3D são espantosos e super suaves. Estes níveis estão claramente inspirados em Sonic CD, mas no hardware original, correm num rácio de fotogramas muito baixo. Sonic Mania corre a 60 fotogramas por segundo, mas nesta área, a versão Switch pode ficar um pouco atrás, sofrendo com soluços e quedas para 50s. O uso do 3D em Sonic Mania também mostra alguns objectos poligonais colocados nos cenários e fundos, dando mais profundidade à cena.

Visualmente, Sonic Mania mantém o aspecto 240p característico dos originais, mas foram acrescentados embelezamentos adicionais que não seriam possíveis na Mega Drive. Planos adicionais foram adicionados aos fundos, significando que temos planos de várias camadas que se intersectam pela primeira vez - é um nível de complexidade nos fundos que nunca vimos antes na série.

O novo jogo também tem uma palete de cor muito mais abrangente, permitindo gradientes e sombreados mais suaves. Além disso, o trabalho dos sprites é dramaticamente mais complexo com muitos fotogramas de animação. Sem os limites severos para sprites por linha, o jogo também pode apresentar um grande número de sprites sem sacrifica a performance.

Sonic Mania
Mega Drive
Sem as limitações de cor da Mega Drive, Sonic Mania apresenta cores mais vibrantes.
Sonic Mania
Mega Drive
Sonic Mania inclui muitas melhorias visuais que não eram possíveis na Mega Drive.
Sonic Mania
Mega Drive
Os objectivos podem ser ajustados e rodados de formas que não eram possíveis na altura dos originais.
Sonic Mania
Mega Drive
Também os cenários da esfera azul receberam várias melhorias visuais.
None
Clean
CRT-Sharp
CRT-Soft
Sonic Mania inclui quatro modos de vídeo diferentes. 'Clean' esborrata as arestas dos pixeis enquanto 'None' apresenta arestas nítidas. O shader CTR-Sharp é baseado num aspecto de um monitor PVM CRT da Sony, enquanto a opção CRT-Sharp deriva do aspecto de um Commodore 1084.

O design visual é realmente fascinante - partilha muitos elementos com os originais mas puxa pelas coisas em tantas direcções, introduzindo efeitos que seriam impossíveis de obter na altura e o colocam mais como um jogo da Sega Saturn - e além disso. Parece o passo lógico para um Sonic 2D.

Este é um jogo lindo, mas como se porta nas diferentes plataformas e quais as opções disponíveis? Bem, para começar, o jogo inclui quatro modos visuais distintos: um modo suave que aplica um blur às arestas dos pixeis, dois excelentes shaders CRT e um modo nítido. Os shaders CRT estão fantásticos e dão ao jogo um aspecto muito característico.

O nosso favorito é o modo pixel perfect que também destaca a primeira vantagem numa consola - Sonic Mania tem suporte para a PS4 Pro. Corre a nativa 2160p, permitindo pixeis super nítidos que se alinham perfeitamente com a grelha de pixeis numa TV 4K. Sem blur, sem conversão de resolução, sem filtro. Tem um aspecto muito bom e apesar de todas as versões de Sonic Mani estarem soberbas, se tiveres um ecrã 4K, a versão PS4 Pro é a que deves comprar. Para quem joga na PS4, Switch ou Xbox One, a resolução máxima de 1080p também fornece uma conversão de resolução imaculada numa TV 1080p. A Xbox One S pode converter a imagem para 4K, mas introduz um ligeiro blur. Esperamos que o jogo tenha suporte para a Xbox One X e permita 4K pixel perfect nessa consola também.

Por último, seria imperdoável não mencionar a banda sonora - a música é fundamental num jogo Sonic e Tee Lopes conseguiu um resultado excelente. O áudio característico é perfeito. Para os que passaram tantas horas com os originais, Sonic Mania tem um som tão cativante que coloca um sorriso na tua face. E essa é a conclusão, não podes perder este jogo. Tal como nos originais, Sonic Mania é divertido - o tipo de jogo que consegue iluminar o teu dia.

Se és um fã da velha guarda ou se começaste a jogar jogos de plataformas nos anos recentes, Sonic Mania é uma lufada de ar fresco, a sua chegada é afectada somente por relatos de botões com lag ou botões que não funcionam na versão Switch. Algo que não nos aconteceu, apesar de o tentarmos recriar, mas existe um vídeo aqui a provar. Christian Whitehead está a tentar corrigir isso e espera por uma actualização em breve. De qualquer das formas, é uma pequena mancha num jogo soberbo.

Read this next