Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Skyrim na Xbox One X cumpre - mas esperávamos mais

Além da resolução, as melhorias são poucas.

Depois da actualização Xbox One X de Fallout 4, onde talvez tenham puxado demasiado pelos visuais, resultando em problemas na performance, olhamos agora para a actualização de Skyrim - onde encontramos um rácio de fotogramas consistente e uma resolução flexível para o conseguir.

A surpresa nesta actualização é verificar que a versão Xbox One X de Skyrim Special Edition é basicamente igual à versão PlayStation 4 Pro, que já entrega 4K nativa. A mesma solução TAA está presente, melhorando as arestas e reduzindo o brilho em elementos sub-pixel como a folhagem. A impressão geral é de um detalhe rico e muito atractivo, mas é basicamente uma versão 4K do jogo existente, melhorado um pouco com ajustes na distância de visão, podes ver a vegetação um pouco mais à distância.

Mas se procuras por mais aprimoramentos visuais, Skyrim na X oferece muito pouco. Lado a lado com a Pro, é virtualmente impossível perceber a diferença e elementos como a qualidade das sombras não são melhorados com as versões superiores do PC. Tudo o que vimos foram ajustes adicionais e uma mudança na oclusão ambiental, que parece uma ligeira melhoria em termos de sombras adicionais.

No entanto, sentimos mudanças bem-vindas em outras partes do código. Também temos aqui o conversor dinâmico de resolução que altera o eixo horizontal, tal como em Fallout 4. É surpreendente a sua presença pois a versão Pro não apresenta tal técnica, significando que, pelo menos no papel, a consola da Sony terá uma vantagem na resolução em algumas cenas. É uma surpresa tendo em conta a vantagem na largura de banda da memória na X e uma vantagem de 43% em poder computacional na GPU.

Cover image for YouTube video[4K] Skyrim Special Edition: Xbox One X vs PS4 Pro - How Big Is The Upgrade?
Eis um olhar a Skyrim na Xbox One X, comparado com a versão PS4 Pro.

Numa cena em particular, repleta de efeitos, notamos uma queda na resolução para 2944x2160, o mínimo que encontramos, mas rapidamente volta para 3840x2160 nativa. A mesma cena corre a 4K nativa na Pro, mas no geral, é a Xbox One X que apresenta a melhor experiência. O conversor de resolução funciona como deveria e mantém uma performance consistente - algo que a Pro não consegue. A Pro, no lançamento, podia correr com pior performance do que na PS4 base, algo que infelizmente não mudou um ano depois.

Skyrim na Pro ainda não consegue 30fps fixos, os efeitos volumétricos a 4K e cenas repletas de alpha causam problemas na performance na consola da Sony. É aqui que a Xbox One X consegue uma experiência muito melhor, com apenas pequenos soluços, quase imperceptíveis. Lado a lado com a Pro, existe uma grande melhoria nas áreas problemáticas e quando o conversor dinâmico é activado, a queda na resolução é difícil de perceber numa apresentação que já passa pelo filtro da anti-aliasing temporal. Perante a escolha de resolução fixa e performance inconsistente ou uma resolução elástica e acção mais consistente, escolhemos esta segunda. Mas é surpreendente ser necessária uma resolução dinâmica sequer, tendo em conta as diferenças nas especificações entre a Pro e a Xbox One X.

Skyrim na Xbox One X cumpre e tens a melhoria de 4x na resolução da qual a consola é capaz e, ao contrário da Pro, não existem desvantagens comparada com versão base. Existe a sensação que poderia ter sido feito mais aqui - mais opções de qualidade do PC - mas como está, a Xbox One X oferece a melhor versão de Skyrim numa consola.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

The Elder Scrolls V: Skyrim

PS3, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor

David Bierton

Contributor

Comentários