Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Shadow of War destaca as forças e fraquezas da PS4 Pro

É a melhor versão para consolas, mas ainda falta a Xbox One X.

A Monolith Productions regressa com a sequela de Shadow of Mordor de 2014, o ambicioso Shadow of War. Em 3 anos, vai do motor Lithtech para o novo Firebird Engine - código melhorado que suporta batalhas de maior escala e um sistema Nemesis melhorado. Após jogar o jogo na PS4, Xbox One e PS4 Pro, existe uma ordem óbvia para onde corre melhor e onde tem melhor aspecto. Antes da chegada da Xbox One X, a Pro é a melhor consola para o jogar - mas será que isso é suficiente?

A Microsoft apresentou um evento onde tivemos a oportunidade de o jogar na X e brevemente falaremos disso e da versão PC, mas por enquanto, falaremos das consolas disponíveis. Ainda assim, vale a pena dizer que a versão PC revela como a Monoloth lidou com o suporte 4K. Basicamente, precisarás descarregar dois pacotes adicionais para tirar o máximo do jogo a 4K. Um pacote de cinemáticas a 4K - com 25GB de cutscenes pré-renderizadas em maior resolução. Também está disponível na Pro - vale mesmo a pena se jogas em UHD.

Infelizmente, o suporte 4K para a Pro termina aqui - apenas as cinemáticas foram melhoradas. No PC, existe um outro pacote de 15GB para texturas 4K, o que melhora de forma entusiasmante os visuais. É uma opção intensiva para a VRAM, mas que melhora a resolução de todas as texturas - conseguindo superfícies mais nítidas. O requisito mínimo para texturas 4K é uma gráfica de 8GB como a GTX 1070 ou R9 390 - cada uma com um alto nível de VRAM superior ao que está na PS4 Pro. Explica a sua ausência nas consolas - pelo menos até à chegada da versão Xbox One X.

Existe a sensação que não temos o pacote 4K completo na Pro - mas até que ponto isso importa? Tal como em Shadow of Mordor, este novo jogo apresenta duas opções na Pro: dar prioridade à resolução nativa ou à qualidade visual. Funcionou bem no original e está de volta - a diferença entre as duas é grande.

Análise do Digital Foundry a Shadow of War nas consolas.Ver no Youtube

Ambos os modos usam um framebuffer dinâmico. Ajusta o número de pixeis por fotograma, baseado na carga, e o alvo seria 3840x2160 - possível no original. No entanto, mesmo em cenas menos exigentes, não vimos SoW chegar a 2160p - na verdade, olhar para o céu na Pro apenas nos leva até 1830p. É o mesmo no modo de resolução, que surpreende com um número inferior, 1512p, em missões intensivas. O jogo consegue uma imagem satisfatória num ecrã 4K - especialmente com suporte HDR - e em média, a resolução fica a 1620p.

O modo de qualidade na Pro oferece um alcance muito similar, com benefícios adicionais. 1620p é o número habitual - um grande salto sobre a 1080p usada na PS4 base. Mas além disso, tens um jogo de melhor aspecto, com distâncias de visão superiores na geometria e sombras.

Não tem o pacote de texturas 4K, mas consegue minimizar imenso o pop-in visto nas outras consolas. Árvores, montanhas, casas - tudo é renderizado a uma maior distância. É um nível superior de detalhe que, na prática, afecta pouco a forma como funciona a resolução dinâmica. Além disso, os modos de qualidade e resolução também melhoram a oclusão ambiental sobre as outras consolas.

Recomendamos jogar com o modo de qualidade para ter a melhor imagem na Pro. Outro benefício é que recebes super-sampling a jogar a 1080p - juntamente com maiores distâncias de visão. É um bónus decente, disponível para todos.

PlayStation 4 Pro
PlayStation 4
Xbox One
A Pro não consegue 4K nativa, mas a resolução dinâmica varia entre 1512p e 1830p - ficando habitualmente a 1620p. É na mesma um grande salto sobre a 1080p da consola base e com melhor oclusão ambiental.
PlayStation 4 Pro
PlayStation 4
Xbox One
A Xbox One perde em qualidade de imagem para a PS4 - usa uma resolução dinâmica com um máximo de 1080p. Na realidade, em zonas exigentes corre a 972p. Repara também nas sombras inferiores na Xbox One.
PlayStation 4 Pro
PlayStation 4
Xbox One
A distância de visão está muito melhorada na Pro. Geometria, texturas e sombras são geradas na parede do castelo - ausentes na PS4 base e Xbox One.
PlayStation 4 Pro
PlayStation 4
Xbox One
Batalhas de maior escalha significam zonas mais abertas - onde a maior resolução da Pro ajuda a distinguir os inimigos.
PlayStation 4 Pro
PlayStation 4
Xbox One
Infelizmente, a qualidade das texturas na Pro é igual à das outras duas consolas.
PlayStation 4 Pro
PlayStation 4
Xbox One
Imagem a 1080p em todas as consolas, na PS4 Pro com super-sampling. Repara na inferiorização das sombras na Xbox One.

O único ponto negativo são as texturas na Pro, que estão idênticas às da PS4 base e Xbox One. Isto é preocupante pois ao longo do jogo, é difícil não reparar na inconsistência dos assets. Pelo outro lado, de forma positiva, os mapas de oclusão em paralaxe são muito bem usados, dando profundidade 3D às pegadas na neve e lama.

No entanto, aproxima-te das torres de vigia e começarás a ver texturas esborratadas que não parecem desta geração. Normalmente, até poderia ser visto como uma falha, mas acontece frequentemente e destaca-se num ecrã 4K. Estes assets de baixa resolução são usados em todas as consolas - algumas até nas cutscenes. Tudo isto sugere que não é uma falha ou um engano. Talvez seja corrigido numa actualização, mas de momento acontece de forma consistente.

Comparadas com a Pro, é a resolução que divide as outras versões. A PS4 base consegue 1080p nativa, enquanto na Xbox One o alvo é o mesmo, mas ajusta-se de forma dinâmica. Em cenas mais exigentes, a Xbox One desce para 972p - mas opera muito tempo a 1080p nativa. Acontece com frequência suficiente para tornar alguns detalhes menos nítidos. As restantes definições são idênticas.

Uma área que está claramente pior na Xbox One é a qualidade das sombras, significando que tens sombras de menor resolução criadas por Talion. Mesmo à distância, a Xbox One apresenta uma qualidade inferior ao que temos nas consolas PlayStation - que partilham a mesma definição. Tradicionalmente, é das maiores exigências nos jogos PC, ao lado da resolução e anti-aliasing, enquadrando-se com a optimização do original na Xbox One.

PlayStation 4 Pro Quality
PlayStation 4 Pro Resolution
PlayStation 4
Os dois modos na Pro. O modo qualidade consegue distâncias de visão superiores, enquanto o modo resolução usa definições similares às da PS4 base. Tudo é apresentado a 1080p, com super-sampling
PlayStation 4 Pro Quality
PlayStation 4 Pro Resolution
Outra imagem 1080p para demonstrar os diferentes níveis de transição em cada modo. A oclusão ambiental permanece igual em todos os modos, sempre superior à da PS4 base.
PlayStation 4 Pro Quality
PlayStation 4 Pro Resolution
Imagem a 4K dos dois modos na Pro. O número de pixeis é muito aproximado - cada um fica numa média de 1620p - a vantagem no modo de resolução é difícil de ver.
PlayStation 4 Pro Quality
PlayStation 4 Pro Resolution
O pop-in é altamente reduzido no modo de qualidade. As melhorias na distância de visão também fazem com que seja a melhor opção para quem joga na Pro.
PlayStation 4 Pro Quality
PlayStation 4 Pro Resolution
Ao perto, os outros aspectos são idênticos.

A performance é sólida. Ao testar as primeiras horas em cada consola, existem poucas quedas. Os 30fps é o alvo, sendo óbvio que existe espaço para isso acontecer; a Pro consegue 30fps no cerco ao castelo logo no início. A resolução dinâmica é o grande compromisso aqui; mas ao controlar a resolução, os rácios de fotogramas são muito suaves.

A PS4 base também consegue aguentar-se bem, com poucos soluços. No entanto, juntamente com a Xbox One, apresenta alguns pequenos problemas ao enfrentar os inimigos de maior tamanho. Aqui vemos a v-sync adaptável em acção - algum tear no topo do ecrã. Não é registado pelo olho por isso é raro e breve, mas é um sinal das quedas na performance nas fases mais avançadas. Estes problemas são pequenos e podemos dizer que todas estão bem ajustadas para correr a 30fps.

Shadow of War é um grande esforço da Monolith, com uma boa performance e somente afectado por algumas texturas de baixa qualidade, que ficam especialmente mal num ecrã 4K. Isto significa que o suporte Pro deixa a desejar, apesar da resolução dinâmica funcionar bem, as texturas precisam de uma melhoria à altura da resolução. A Xbox One X poderá tirar proveito a sério quando chegar, uma vez que tem a RAM extra para suportar texturas 4K de maior qualidade - e podemos confirmar que os modos de resolução e qualidade permanecem na X, juntamente com a capacidade para correr a 4K nativa ou com resolução dinâmica.

A Monolith claramente tem mais para oferecer para os potenciais jogadores Xbox One X. Por enquanto, a Pro é a melhor forma de o jogar nas consolas. Recomendados descarregar o pacote de cinemáticas 4K e pelo menos tens melhores distâncias de visão. Vai além da PS4 base, mas a qualidade variável dos assets é preocupante - se o pacote de texturas 4K do PC chegar à Xbox One X, corrigirá as falhas da versão Pro e apresentar um aspecto muito melhorado. Por consequência, poderá ser a maior diferença entre a Pro e a X até à data.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Middle-Earth: Shadow of War

Android, iOS, PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Thomas Morgan avatar

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.
Comentários