A Microsoft apresentou a Xbox One X aos media numa tour global e apesar de basicamente termos os mesmos jogos que vimos na Gamescom, tivemos a oportunidade para capturar os jogos, entre eles Rise of the Tomb Raider. Já falamos sobre as nossas impressões sobre a demo Gamescom, mas agora temos um olhar ao espectacular suporte HDR do jogo.

De momento, a HDR é uma funcionalidade confirmada somente para a Xbox One X, mas esperamos que a Nixxes a apresente na PS4 Pro e PC. Em teoria, não deverá ser difícil: já vimos HDR a correr em equipamento Nvidia para PC em Março de 2016, no lançamento da GTX 1080. A Nixxes até falou sobre isso, sendo misteriosa a sua ausência na versão PC. É uma funcionalidade da qual se podem gabar - o suporte HDR em Rise of the Tomb Raider na Xbox One X é simplesmente lindo, transformando significativamente o aspecto do jogo.

A HDR resume-se a contraste extremo - nos ecrãs correctos, os pretos ficam mais fortes, os brancos ganham mais luminosidade. Rise of the Tomb Raider dá tudo o que tem na demo Gamescom, em Prophet's Tomb, onde o progresso de Lara por uma caverna muito escura é iluminada pelo seu bastão fluorescente, a escuridão e o túmulo em si são iluminados correctamente pela luz natural vinda do céu. Até existe a sensação que temos mais detalhe, especialmente nas paredes das cavernas. Da nossa perspectiva, é outra razão fixe para revisitar este jogo a 7 de Novembro, quando a Xbox One X chega às lojas.

É uma experiência que te podemos apresentar com uma captura HDR da demo Gamescom. Se estás a ver o vídeo no YouTube num ecrã normal, terás uma apresentação inferior - mas mostra na mesma um aspecto ligeiramente diferente na iluminação. Para ver em HDR, podes procurar o vídeo na aplicação Youtube da tua TV 4K. A melhor experiência possível está disponível para os apoiantes do Digital Foundry Patreon, que podem descarregar o ficheiro cristalino, copiar para uma pen USB e ver directamente nas suas TVs, ou através de um aparelho compatível como a Xbox One ou Nvidia Shield Android TV.

Rise of the Tomb Raider, capturado com HDR activa.

Rise of the Tomb Raider dá grande destaque à HDR e na demo que jogámos, talvez a leve demasiado longe. Os contastes entre escuro e claro ocasionalmente resultam em brilho desproporcional em alguns elementos iluminados. Isto é um trabalho em progresso, mas o jogo também inclui uma opção para personalizar a HDR, similar ao que temos em Forza Horizon 3, e provavelmente vais equilibrar o jogo de acordo com o teu ecrã. A captura aqui apresenta corre na opção pré-definida.

O tempo com o jogo foi limitado, mas conseguimos jogar a sequência de 10 minutos em todos os 3 modos - alto rácio de fotogramas, 4K nativa e 4K enriquecida. As nossas impressões sugerem que dos 3 modos, o terceiro apresenta o melhor equilíbrio entre o que a Xbox One X tem para oferecer, combinando um conjunto superior de funcionalidades visuais com performance melhorada, comparado com o modo 4K puro. Como poderás notar ao ver o vídeo, apesar da Ultra HD nativa levar os pixeis ao extremo, a contra-partida é uma ou duas secções em que a performance sofre: em áreas onde a água predomina no ecrã, juntamente com a cutscene final.

Teremos mais sobre isto no futuro, mas o modo 4K enriquecido (que usa conversão de resolução temporal) é mais suave e o que perdes em detalhe, ganhas num jogo com melhor aspecto geral e 30fps mais firmes. No entanto, é óbvio que alguns jogadores vão querer mesmo 4K nativa e é bom ter várias opções, em que o jogo usa o Scorpio Engine como desejares.

Teremos mais sobre Rise of the Tomb Raider em breve, mas a chegada da actualização a 7 de Novembro é o que mais queremos. O modo de alto rácio de fotogramas é entusiasmante para potenciais compradores da Xbox One X, corria lindamente na demo. No entanto, o teste a sério será o Vale Geotérmico e onde testaremos este modo - estamos entusiasmados com isso. Entretanto, os testes indicam que este é um dos jogos a ter em conta para a Xbox One X, o impressionante HDR é a cereja no topo do bolo.

Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Mais artigos pelo Richard Leadbetter

Comentários (41)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

Rise of the Tomb Raider - Análise

Lara está de volta mas sem a ambição sugerida pelo nome.

Rise of the Tomb Raider com grande desconto na PS4

É a promoção da semana na PS Store.

Barbie com boneca inspirada em Tomb Raider

Vem com uma picareta e curativos.