Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Rise of the Tomb Raider brilha em HDR na Xbox One X

Temos captura de gameplay para o provar.

A Microsoft apresentou a Xbox One X aos media numa tour global e apesar de basicamente termos os mesmos jogos que vimos na Gamescom, tivemos a oportunidade para capturar os jogos, entre eles Rise of the Tomb Raider. Já falamos sobre as nossas impressões sobre a demo Gamescom, mas agora temos um olhar ao espectacular suporte HDR do jogo.

De momento, a HDR é uma funcionalidade confirmada somente para a Xbox One X, mas esperamos que a Nixxes a apresente na PS4 Pro e PC. Em teoria, não deverá ser difícil: já vimos HDR a correr em equipamento Nvidia para PC em Março de 2016, no lançamento da GTX 1080. A Nixxes até falou sobre isso, sendo misteriosa a sua ausência na versão PC. É uma funcionalidade da qual se podem gabar - o suporte HDR em Rise of the Tomb Raider na Xbox One X é simplesmente lindo, transformando significativamente o aspecto do jogo.

A HDR resume-se a contraste extremo - nos ecrãs correctos, os pretos ficam mais fortes, os brancos ganham mais luminosidade. Rise of the Tomb Raider dá tudo o que tem na demo Gamescom, em Prophet's Tomb, onde o progresso de Lara por uma caverna muito escura é iluminada pelo seu bastão fluorescente, a escuridão e o túmulo em si são iluminados correctamente pela luz natural vinda do céu. Até existe a sensação que temos mais detalhe, especialmente nas paredes das cavernas. Da nossa perspectiva, é outra razão fixe para revisitar este jogo a 7 de Novembro, quando a Xbox One X chega às lojas.

É uma experiência que te podemos apresentar com uma captura HDR da demo Gamescom. Se estás a ver o vídeo no YouTube num ecrã normal, terás uma apresentação inferior - mas mostra na mesma um aspecto ligeiramente diferente na iluminação. Para ver em HDR, podes procurar o vídeo na aplicação Youtube da tua TV 4K. A melhor experiência possível está disponível para os apoiantes do Digital Foundry Patreon, que podem descarregar o ficheiro cristalino, copiar para uma pen USB e ver directamente nas suas TVs, ou através de um aparelho compatível como a Xbox One ou Nvidia Shield Android TV.

Rise of the Tomb Raider, capturado com HDR activa.Ver no Youtube

Rise of the Tomb Raider dá grande destaque à HDR e na demo que jogámos, talvez a leve demasiado longe. Os contastes entre escuro e claro ocasionalmente resultam em brilho desproporcional em alguns elementos iluminados. Isto é um trabalho em progresso, mas o jogo também inclui uma opção para personalizar a HDR, similar ao que temos em Forza Horizon 3, e provavelmente vais equilibrar o jogo de acordo com o teu ecrã. A captura aqui apresenta corre na opção pré-definida.

O tempo com o jogo foi limitado, mas conseguimos jogar a sequência de 10 minutos em todos os 3 modos - alto rácio de fotogramas, 4K nativa e 4K enriquecida. As nossas impressões sugerem que dos 3 modos, o terceiro apresenta o melhor equilíbrio entre o que a Xbox One X tem para oferecer, combinando um conjunto superior de funcionalidades visuais com performance melhorada, comparado com o modo 4K puro. Como poderás notar ao ver o vídeo, apesar da Ultra HD nativa levar os pixeis ao extremo, a contra-partida é uma ou duas secções em que a performance sofre: em áreas onde a água predomina no ecrã, juntamente com a cutscene final.

Teremos mais sobre isto no futuro, mas o modo 4K enriquecido (que usa conversão de resolução temporal) é mais suave e o que perdes em detalhe, ganhas num jogo com melhor aspecto geral e 30fps mais firmes. No entanto, é óbvio que alguns jogadores vão querer mesmo 4K nativa e é bom ter várias opções, em que o jogo usa o Scorpio Engine como desejares.

Teremos mais sobre Rise of the Tomb Raider em breve, mas a chegada da actualização a 7 de Novembro é o que mais queremos. O modo de alto rácio de fotogramas é entusiasmante para potenciais compradores da Xbox One X, corria lindamente na demo. No entanto, o teste a sério será o Vale Geotérmico e onde testaremos este modo - estamos entusiasmados com isso. Entretanto, os testes indicam que este é um dos jogos a ter em conta para a Xbox One X, o impressionante HDR é a cereja no topo do bolo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Rise of the Tomb Raider

PS4, Xbox One, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários