Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Analisámos a tecnologia em Red Dead Redemption 2

O motor RAGE da Rockstar brilha nas novas consolas.

Red Dead Redemption 2 é um jogo muito importante - não só para a Rockstar, mas para toda a geração de consolas. É o primeiro jogo desenhado de raiz para a PS4 e Xbox One. GTA5 recebeu uma grande melhoria quando chegou a estas consolas, mas ainda estava muito enraizado em tecnologia da anterior geração. RDR2 leva as coisas mais além, demonstrando grandes melhorias no motor RAGE da Rockstar.

Mas a verdadeira questão diz respeito aos trailers. Em que sistema correm? Temos sequências em tempo real? Poderá ser pré-renderizado? Estamos inclinados para dizer que é mesmo o código em movimento, especialmente porque estão presentes técnicas de renderização que conhecemos e que foram usadas em GTA5 e no primeiro Red Dead Redemption - a forma como são geradas os fios de energia, iguais a GTA5. O que mais revela que isto é em tempo real é o pontilhado no cabelo dos personagens.

Mas para um jogo em mundo aberto, tem bom aspecto, sugerindo que é em tempo real. Também vale a pena referir que o trailer corre a 1080p nativa (com bordas cinematográficas no topo e fundo) e provavelmente é representativo da experiência nas consolas, o canal Youtube da PlayStation diz-nos que foi capturado na PS4. Será de esperar suporte para a PS4 Pro e Xbox One X - e HDR. O motor RAGE corre HDR internamente, algo perfeito para este jogo.

Os trailers combinação uma sensação de escala com um ambiente natural. Existem muitas imagens que demonstram o cenário pitoresco rico em verdura, mas com muita animação subtil de movimento. Os pássaros voam pelos céus, a relva separa-se de forma suave quando os cavalos passam por ela e temos ainda de elogiar a animação do cavalo e cavaleiro. Comparado com o que vimos do RAGE em imagens similares de GTA5 e do primeiro Read Dead, as distâncias de visão estão melhores do que nunca, a densidade e qualidade da folhagem estão melhoradas, a resolução das texturas é superior e a fidelidade da iluminação - especialmente em termos de volumétricos - é épica.

Uma análise aos visuais de Red Dead Redemption 2, baseado em versões de alta qualidade dos dois trailers.Ver no Youtube

Os trailers também mostram a vida selvagem neste mundo aberto, provavelmente escolhida para revelar a IA dos animais, a caça será provavelmente uma parte importante do jogo. A inclusão de arco e flecha como armas que usas também é interessante. O nível de detalhe nos animais é espantoso - fizeram muito em relação a certos elementos anatómicos dos cavalos, mas repara na boca e verás baba a escorrer quando cavalga mais rapidamente.

O maior salto sobre os anteriores jogos está na renderização dos personagens. Os modelos usados no trailer têm um detalhe espantoso e excelente sombreado na pele, animações faciais realistas, cabelo bem renderizado e olhos muito realistas. A captura facial é o que mais se destaca. A Rockstar já impressionou em jogos como L.A. Noire, que mapeou actores reais para modelos poligonais de forma excelente, mas o detalhe deixava a desejar. Ainda não sabemos como foram implementadas as animações, mas os resultados são promissores. O detalhe nas bocas é tal que até tens dentes detalhados e modelos para línguas.

Depois tens as roupas - os materiais receberam grandes melhorias e os tecidos perderam o aspecto plástico do original. O maior número de polígonos ajuda a suavizar as arestas mais bruscas e a resolução das texturas ajuda a definir melhor os personagens. É interessante olha para o original depois de ver os novos personagens em movimento: é uma diferença muito maior do que esperarias.

O pós-processamento e efeitos também parecem de topo. O que mais espanta é a iluminação de partículas. O fumo é iluminado por luzes locais, como fogo e fagulhas que criam uma atmosfera espessa em algumas situações. Também parece existir uma espécie de sistema de iluminação global, ficamos com a impressão que as superfícies reflectem a luz. Várias imagens também indicam uma boa resolução nas sombras, com poucos artefactos, apesar do aspecto não ser totalmente limpo - o efeito de campo de profundidade é usado frequentemente e a implementação parece não estar no seu melhor, consistindo num simples efeito gaussiano ao invés de uma implementação bokeh. Além disso, a técnica anti-aliasing falha frequentemente, deixando arestas óbvias.

No entanto, algo constante nos dois trailers é a fantástica renderização do céu. Animados com precisão e com nuvens em tempo real que cobrem o chão com sombras, algo que já existe desde GTA4 no RAGE, mas aqui a implementação está espantosa, vai a um novo nível, similar à renderização de nuvens vista no excelente Horizon Zero Dawn da Guerrilla Games.

Com apenas alguns trailers, a Rockstar elevou as expectativas para Red Dead Redemption 2. Apenas temos 3 minutos de vídeos (a nossa análise foi possível pois a Rockstar deu-nos versões de alta qualidade de ambos os trailers) e já existe a sensação de uma espécie de amostra promocional, a Rockstar ofereceu a mais pequena das amostras do que está para vir. O que vemos é uma grande melhoria no motor RAGE, paisagens incríveis, modelos muito fortes e animação de topo. Tudo isto visto em 180 segundos. Estamos ansiosos por mais.

Read this next