Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Persona 5 na PS4 é um remaster 1080p?

O Digital Foundry olha para a versão PlayStation 3 e encontra uma experiência muito similar.

Persona 5 é um dos jogos mais fascinantes dos últimos tempos. É um jogos com mais estilo que já vimos e no seu núcleo é um jogo de anterior geração. Como podemos afirmar isto? Bem, a versão PlayStation 3 oferece a mesma experiência, com algumas inferiorizações. A versão PlayStation 4 parece mesmo um remaster full HD: corre de forma mais suave, com maior resolução mas é efectivamente o mesmo jogo.

Apesar das raízes na anterior geração, Persona 5 funciona tão bem graças ao brilhantismo da execução visual, o estilo e substância que cobrem com sucesso duas gerações. Antes de olhar para o jogo, apenas ouvimos elogios da sua apresentação e agora compreendemos os elogios - se houvesse um prémio para o sistema de menus de maior estilo nos videojogos, Persona 5 venceria.

O sistema de menus é lindo mas existe mais. É um dos principais elementos num espantoso design visual que persiste em todo o jogo. A forma como transita entre diferentes cenas com este belo design visual e animação de topo é algo de ver para crer, mesmo os ecrãs de carregamento são uma parte agradável da experiência - um feito espantoso por si só.

O desenvolvimento começou em 2012, logo após a chegada de Catherine - que usava o motor Gamebryo. Serviu como ponto de partida para a equipa começar a produção de jogos em HD. Para Persona 5, a equipa criou um novo motor e ferramentas.

Análise à base técnica de anterior geração do jogo - e como se porta bem nas duas gerações.Ver no Youtube

Apesar disto prolongar o tempo de desenvolvimento, as novas e poderosas ferramentas permitiram à equipa criar o jogo que queriam. O conjunto de ferramentas fácil de usar permitiu aos criadores criar e modificar cenas rapidamente. Persona 5 tem um total de 1160 eventos, logo isso é bom. A tecnologia foi construída para a PS3 - sempre foi a consola alvo aqui, como verás quando compararmos as duas versões.

Os personagens principais têm 17,000 triângulos - um número modesto num jogo moderno, mas um grande salto sobre Persona 4. Comparativamente, inFAMOUS: Second Son apresenta 120,000 triângulos num personagem principal.

Mas é mais do que geometria em bruto - é o que fazes com os poligonos que conta e a equipa de Persona cumpriu um trabalho incrível para capturar o aspecto do trabalho do designer Shigenori Soejima. Os shaders personalizados desenhados para o jogo ajudam a dar vida ao elenco e aos eventos e são mais detalhados do que qualquer outro anterior RPG da Atlus. Apesar do grande volume de conteúdo, a equipa de Persona 5 teve um máximo de 70 pessoas a trabalhar no jogo.

Persona 5 opera a 1080p30 na PS4 - uma pena para quem esperava 60fps, mas ao menos a performance é sólida. O aumento na resolução é a grande melhoria sobre o jogo PS3, mas existem outros bónus - sequências de vídeo com melhor qualidade e tempos de carregamento mais curtos. No entanto, não existe suporte para a PS4 Pro - esperado tendo em conta que o jogo chegou ao Japão antes da consola chegar às lojas.

PlayStation 4
PlayStation 3
Esta cena demonstra os ganhos ao obter uma resolução superior mas também mostra que não existem diferenças visuais.
PlayStation 4
PlayStation 3
A qualidade das sombras é uma das maiores diferenças entre as duas versões.
PlayStation 4
PlayStation 3
A resolução superior torna os cenários mais nítidos na PS4.
PlayStation 4
PlayStation 3
Na PS4 temos sequências de vídeo com melhor codificação, significando menor bloqueio macro.

A versão PS3 fica muito perto. Com a excepção da resolução, a apresentação é muito idêntica. Toda a arte 3D é igual à da PS4, e apesar do filtro de texturas não impressionar tanto, isto estará provavelmente relacionado com a resolução inferior e não técnicas de renderização diferentes. No entanto, a Atlus teve cuidado com a natureza cross-gen do projecto - por isso, o excelente sistema de menus e todos os elementos 2D foram desenhados com os ecrãs 1080p em mente.

A maior diferença não está nos visuais, está na performance. Ambos têm os 30fps como alvo, mas apenas a versão PS4 o consegue de forma consistente. Na PS3 frequentemente não consegue chegar ao alvo e introduz screen-tearing em quase todas as cenas. Ao contrário dos jogos modernos, que tendem a limitar isto ao topo do ecrã, Persona 5 frequentemente sofre com tearing em todo o ecrã.

O resultado é um jogo que não se sente tão fluido na PS4, que para todos os propósitos é um remaster 1080p do jogo de anterior geração. Corre bem e se tiveres a opção, escolhe a PS4. O jogo é na mesma lindo mas não é tão polido na PS3, e uma vez que está disponível no Japão há algum tempo, não contes com uma actualização à performance.

A versão PS4 de Persona 5 apenas apresenta refinamentos adicionais. O jogo PS3 demonstra que Persona 5 é baseado em tecnologia de anterior geração, que demonstra até onde te pode levar um espantoso design visual. Não é uma demonstração de poder mas a versão final não revela qualquer sinal de compromissos perante a visão do jogo.

Read this next