Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Hitman na Xbox One X fica ainda melhor

4K nativa com visuais melhorados ou 1440p a 60fps - tu escolhes.

A IO Interactive adquiriu os seus próprios direitos à Square Enix e recuperou os direitos sobre a série Hitman que criou. Uma nova edição GOTY está disponível, com todos os conteúdos e uma nova campanha Paciente Zero. O estúdio melhorou o aspecto de Hitman e apresentou uma actualização Xbox One X altamente impressionante.

Tal como na actualização PlayStation 4 Pro, onde a IO melhorou a performance e subiu a resolução para 1440p e, mais tarde, incluiu suporte HDR, temos mais melhorias num jogo excelente, mas a Xbox One X leva as coisas mais longe e temos uma das melhorias mais impressionantes jamais vistas na consola.

Hitman permite agora optar entre duas opções - modo de alta qualidade ou modo de rácio de fotogramas. O primeiro corre a 4K nativa, com uma ligeira passagem de anti-aliasing temporal por cima. O modo de alta performance tem como alvo os 60fps, mas corre a 1440p ao invés da 1080p usada em modos similares de Rise of the Tomb Raider e Gears of War 4.

Preferimos o modo de alta qualidade. Hitman é um jogo repleto de detalhes e o salto para 4K faz uma grande diferença na nitidez da imagem. Não é apenas a resolução - o jogo é rico em pequenos detalhes, até mesmo as latas de refrigerante. A correr a 4K nativa, é um jogo espantosamente belo. Hitman também usa mapeamento de oclusão em paralaxe como nenhum outro jogo, adicionando dimensão a superfícies achatadas. O filtro de texturas também foi melhorado, permitindo detalhe mais nítido nas superfícies e a qualidade das sombras também está melhorada.

Análise em 4K HDR a Hitman na Xbox One X.Ver no Youtube

É interessante compará-lo com a Pro - a consola da Sony apenas tem um modo de qualidade, equivalente ao modo performance da X. Mas existe uma pequena diferença - a consola da Microsoft apresenta mais detalhe à distância nos dois modos. As restantes melhorias - resolução, sombras e filtro - não estão disponíveis na consola da Sony.

Porquê oferecer dois modos na X? Bem, está relacionado com a estabilidade do rácio de fotogramas. No modo de alta qualidade, podes activar um rácio de fotogramas fixo ou desbloqueado. Ao usar o bloqueio a 30fps, Hitman oferece uma experiência na sua maioria estável a 4K nativa, com algumas quedas em ambientes mais preenchidos como Marraquexe. O modo de performance desce para 1440p e corre com definições de qualidade inferiores, mas permite ao jogo correr a 60fps na sua maioria - dependendo da densidade da cena, pode variar entre 50-60fps. comparar o modo performance da X com o jogo PS4 Pro desbloqueado revela que a consola da Microsoft tem uma vantagem de 20fps em quase todos os cenários, a diferença está limitada penas pelo bloqueio a 60fps. Sem esquecer que a X consegue níveis de detalhe superiores.

A excepção é o nível em Marraquexe, onde a diferença é de apenas 10fps - provavelmente devido à incrível carga sobre a CPU. Apesar da X demonstrar uma forte vantagem na GPU, este nível realça que ambos os sistemas usam núcleos CPU Jaguar muito idênticos. Isto é um problema para a performance de Hitman - mas mesmo aqui, a IO tomou precauções para incluir melhorias.

Xbox One X
PS4 Pro
Em modo de performance, a X corre a 1440p, tal como na Pro. Se olhares bem, existem mais detalhes na X e modelos com mais detalhe à distância.
Xbox One X
PS4 Pro
O mapa de Paris parece praticamente idêntico na X quando comparado com a Pro em modo de alta performance, mas fica mais perto os 60fps.
Xbox One X
PS4 Pro
Eis o modo de alta qualidade na X, que corre a 4K nativa. Melhora o filtro de texturas, sombras e outros pequenos detalhes.
Xbox One X High Quality
Xbox One X High Performance
O modo de alta qualidade apresenta uma imagem mais nítida que o modo de performance na X, o que beneficia cenas ricas em detalhe como esta.

Isto é feito com uma técnica que vimos em jogos como Destiny 2 e Halo 5 - simulação a metade do rácio. Basicamente, é um processo em segundo plano que gere o mundo de jogo a metade do rácio de fotogramas renderizado, manifestando-se como animações a metade do rácio em alguns NPCs. Parece estar presente na Pro e na X, mas o comportamento parece mais agressivo na X, existem mais NPCs que correm com rácios reduzidos, portanto a Pro pode conseguir resultados mais rápidos com alguns ajustes.

Fora de níveis como Marraquexe e Bangecoque, a Xbox One X consegue ficar muito perto de 60fps, um feito impressionante. Isto pode ser perfeito para testar num ecrã com Freesync, deve eliminar toda a trepidaçao.

Para resumir - o modo de qualidade oferece uma boa experiência a 4K nativa, quase sempre fixa nos 30fps. É um dos jogos mais detalhados e belos na X. Podes desbloquear o rácio de fotogramas, mas não o recomendamos. O modo de performance não consegue manter com tanta eficácia os 60fps, mas fica perto disso e a sensação é muito boa. Não é perfeito, mas é a experiência Hitman mais suave nas consolas.

Original 2016 Release
Updated 2017 Release
A iluminação e sombras estão melhores. Usamos a versão PC para comparação, mas as mudanças foram feitas a todas as versões.
Original 2016 Release
Updated 2017 Release
A hora do dia é a mesma, mas Paris exibe um tom laranja mais forte devido à iluminação melhorada. Qual preferes?
Original 2016 Release
Updated 2017 Release
O céu de Paris está agora mais refinado e funciona melhor com a HDR.
Original 2016 Release
Updated 2017 Release
O contraste mais forte dá mais profundidade à água e existem mais detalhes na cena. Tudo fica mais coeso.

Também testamos a HDR - presente em todas as plataformas. Este jogo usa a HDR de forma a melhorar a experiência, permitindo uma exposição maior em qualquer local. Ao explorar uma sala escura, os exteriores estão mais iluminados mas podes na mesma ver bem o que se passa lá fora. O efeito de passar entre salas com luminosidade diferente fica ainda melhor com a HDR e isto melhora o ambiente do jogo. O foco não é numa amostra espectacular da HDR, mas corrigir o aspecto do jogo e estas cenas ficam ainda mais belas.

Esta versão GOTY e a actualização Xbox One X são impressionantes. A IO Interactive fez um trabalho incrível para apoiar e expandir sobre o conceito original, permitindo que se tornasse num dos seus melhores jogos na série. Tem bom aspecto, bom gameplay e tira proveito das vantagens de todas as consolas.

O melhor ficou para o fim, Hitman na Xbox One X oferece melhor performance e uma experiência 4K muito melhor, dando-te a opção de escolha. Sempre foi um jogo divertido, mas agora é ainda mais impressionante. Se não o tens e compraste a Xbox One X, é altamente recomendado.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
John Linneman avatar

John Linneman

Senior Staff Writer, Digital Foundry

An American living in Germany, John has been gaming and collecting games since the late 80s. His keen eye for and obsession with high frame-rates have earned him the nickname "The Human FRAPS" in some circles. He’s also responsible for the creation of DF Retro.
Comentários