Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Halo 5: A mais impressionante melhoria para 4K na Xbox One X?

Da forma que foi feito para ser jogado.

Em 2015, a 343 Industries lançou Halo 5: Guardians, um que apesar de algumas críticas foi bem recebido e é um bom shooter com gameplay sólido e uma direcção artística linda - tudo a 60fps. No entanto, a performance suave teve um preço: a qualidade de imagem. A Xbox One não era poderosa o suficiente para aguentar com tudo o que o jogo tinha para dar, mas com a chegada da Xbox One X, a visão da 343i é alcançada em pleno.

Bem-vindo à nova face de Halo 5 na nova consola de 6 teraflops. O jogo está mais nítido, revelando a beleza do original. É uma melhoria incrível e a verdade surpreendente é que a actualização 4K da 343i não parece oferecer grandes melhorias nos assets. Existem ajustes, melhorias e refinamentos, mas só ao aumentar a resolução e filtro de texturas, o jogo transforma-se, a sua beleza é revelada.

Na verdade, a alta resolução revela detalhes anteriormente impossíveis de ver. Um dos exemplos são as armas - o ecrã apresenta texto detalhado e até a duração da bateria. Parece que a mesma arte é usada na versão base do jogo, mas não tinha a quantidade suficiente de pixeis ou a definição para apresentar todos os detalhes. Talvez mais do que qualquer outro jogo no lançamento da nova Xbox, Halo 5 demonstra o que a melhoria no hardware consegue e apesar dos benefícios para quem joga num ecrã 1080p, a vantagem a 4K é inegável.

Análise a Halo 5 na Xbox One X, uma melhoria expecional.Ver no Youtube

A questão então é - o quão melhorada foi a resolução e até que ponto é conseguida 'verdadeira 4K'? Na Xbox One base, Halo 5 tem a 1080p como alvo sempre que possível, mas raramente lá chega. Quase todas as batalhas correm numa resolução inferior, até chega a descer para 810p. Não é o melhor, mas tornou possível os 60fps perfeitos - uma contra-partida lógica e justa.

Na Xbox One X, a resolução chega a 2160p nativa. A resolução dinâmica está presente para assegurar uma performance consistente, mas agora fica mais perto da resolução máxima, pequenos confrontos e zonas com pouco movimento conseguem 4K nativa. Em termos de poder computacional bruto, a Xbox One X tem uma vantagem de 4.6x sobre a Xbox One original e tens esse escalonamento transferido para número de pixeis - e mais. Na verdade, em cenários lado a lado já vimos até 6x mais resolução na Xbox One. Activar o poder da GPU da nova consola e o seu incrível salto na largura de banda da memória representa um salto tremendo.

Em termos da resolução dinâmica, Halo 5 continua a ajudar o eixo Y e X de forma independente, resultando em valores estranhos. Isto inclui resoluções como 2816x1584 e 3360x1890. A percepção durante o jogo é que agora Halo 5 é totalmente nítido, merecedor do teu ecrã, seja qual for a resolução. Sim, Halo 5 fica melhor numa TV 4K, sem dúvida, mas existem benefícios para quem joga a 1080p.

Xbox One X
Xbox One
O aumento na resolução é evidente de imediato. Desde os detalhes adicionais às texturas nas armas e ambientes, é uma melhoria impressionante.
Xbox One X
Xbox One
Com a actualização Enhanced instalada, as cutscenes recebem uma grande melhoria na qualidade de imagem e no detalhe das cenas.
Xbox One X
Xbox One
O campo de profundidade está ligado à resolução, por isso, o efeito parece mais forte do que na Xbox One original. O detalhe das texturas é aumentado pela resolução superior - o texto na arma é perfeitamente legível na Xbox One X.
Xbox One X
Xbox One
O aumento na resolução e na qualidade do filtro de texturas melhora imenso cenas como esta, mesmo num ecrã 1080p. Acreditamos que a melhoria no filtro de texturas é uma combinação de mais sampling via resolução superior, juntamente com filtro anisotrópico melhorado.

Existem duas razões para isto e aplica-se a vários jogos na X. Primeiro, a Xbox One X aplica down-sampling a tudo de forma automática, logo podes contar com uma imagem melhorada. Mas o mais importante é isto: Halo 5 e muitos jogos Xbox One não conseguem correr a 1080p na maioria do tempo. Se jogares Halo 5 na Xbox One num ecrã 1080p, terás uma imagem sub-nativa. Na Xbox One X, só o salto para 1080p oferece uma grande melhoria mas a super-sampling leva as coisas além disso.

Isto leva-nos para a segunda razão - o filtro de texturas e a qualidade de imagem sem actualização. Testámos Halo 5 antes do lançamento da X e sem a actualização 4K instalada, o conversor dinâmico tira na mesma proveito do poder da consola. Isto significa que Halo 5 corre a 1080p sem actualizações. Demonstra a flexibilidade do renderizador quando usado num hardware mais poderoso - e o hardware da X força um filtro anisotrópico de 16x.

Com a actualização 4K, o filtro de texturas é altamente melhorado sobre as texturas esborratadas da Xbox One base, permitindo que mais detalhe à distância seja preservado. No entanto, o FA 16x no código sem actualização consegue mais detalhe do que a actualização 4K em algumas áreas. O enorme salto na resolução deixa poucos recursos para um filtro de texturas de maior qualidade e tiveram de usar 16x FA. É na mesma uma grande melhoria, mas os resultados em Halo 5 antes da 343i pegar na nova consola e é certamente fascinante. Tendo a escolha, optamos pela actualização 4K.

Xbox One X
Xbox One
Em algumas cenas, existem mais detalhes no mundo. O tubos vermelhos e o mecanismo visível na Xbox One X estão ausentes na Xbox One.
Xbox One X
Xbox One
A qualidade dos reflexos na água é superior devido à resolução superior, sendo mais visível detalhes adicionais na cena.
Xbox One X
Xbox One
Os efeitos Alpha são na mesma renderizados numa resolução inferior, resultando em perceptível pixelização nas arestas sobrepostas, mas a resolução superior ajuda a mitigar o efeito.
Xbox One X
Xbox One
Master Chief nunca teve tão bom aspecto. Mais uma vez, o aumento no detalhe das texturas ajuda a melhorar a qualidade das cutscenes além o que existia no original.

Existem mais melhorias, a 343i aplicou melhorias estratégicas. O texto e elementos em redor estão recriados a 4K nativa, significando que tudo no teu HUD e os menus no jogo estão melhorados. Também acreditamos que a 343 aplicou subtis melhorias às definições de detalhe - numa área, tens mais destroços no chão, enquanto nas cutscenes, a distância de visão é maior.

Além disto, Halo 5 mantém as mesmas performances para preservar a performance. Considerando que esta actualização chega dois anos depois do jogo, isto é esperado. A animação ainda corre a metade do rácio de refrescamento quando os inimigos estão distantes ou quando o campo de batalha está mais movimentado - um facto do tempo CPU permanecer relativamente limitado, mesmo na X. A qualidade das sombras também é ocasionalmente inconsistente com os efeitos alpha, tais como fogo, removendo-os da vista para evitar sobrecarga, tal como no original. Teria sido fantástico corrigir estes problemas, mas é esperado pois tens uma melhoria e não uma remodelação do motor.

Felizmente, mesmo com o grande salto no número de pixeis, a resolução adaptável mantém-se eficaz. Durante o nosso tempo com o jogo na X, jogamos um pouco de cada missão e nunca encontrámos quedas na performance relacionadas com a GPU. Tudo estável e suave, tal como desejado. O nosso foco em 2015 foi para os compromissos feitos pela 343i para assegurar os 60fps - a dedicação do estúdio não esmoreceu.

Um olhar ao jogo na Xbox One original. Na X, o preço dos 60 fotogramas por segundo não é tão pronunciado.Ver no Youtube

Um senão a ter em conta são os ocasionais soluços durante os carregamentos. Tal como os outros jogos na série, Halo 5 lê ocasionalmente dados do disco rígido para providenciar uma experiência sem interrupções. Ao passar entre áreas ou a viajar a grande velocidade, ainda tens ocasionais soluços. Recomendámos correr o jogo do disco interno - reduz o impacto das pausas, mas não podem ser removidas por completo.

Halo 5 na Xbox One X é uma excelente melhoria. Existe a sensação que a arte nunca foi totalmente visível na Xbox One e agora com a Xbox One X, podes finalmente jogar o jogo da forma que foi feito para ser jogado. Se não jogaste Halo 5 e não te importas da visão única da 343i, vale a pena jogá-lo.

Este é apenas o primeiro passo para melhorar a série Halo na Xbox One X. A Master Chief Collection será actualizada em 2018 e a versão Xbox 360 de Halo 3 já desfruta de melhor resolução e HDR na Xbox One X - um fantástico sinal da retro-compatibilidade e algo do qual falaremos em breve. Combina isto com a actualização 4K nativa de Halo Wars 2 já disponível e torna-se claro que a Microsoft e a 343i estão totalmente dedicadas em tirar o máximo partido da série de Master Chief na nova consola. Agora falta a actualização 4K HDR para Halo Reach.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Halo 5: Guardians

Xbox One

Related topics
Sobre o Autor
John Linneman avatar

John Linneman

Senior Staff Writer, Digital Foundry

An American living in Germany, John has been gaming and collecting games since the late 80s. His keen eye for and obsession with high frame-rates have earned him the nickname "The Human FRAPS" in some circles. He’s also responsible for the creation of DF Retro.
Comentários