Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Gran Turismo Sport é a grande amostra da HDR

Uma experiência transformadora.

Ao longo dos anos, Gran Turismo ganhou a merecida reputação de puxar pela tecnologia das consolas e depois de uma primeiras betas nada convincentes, Gran Turismo Sport parece mais uma lição tecnológica fenomenal. No início da semana, a Sony apresentou uma demo que permitiu experimentar alguns eventos e funcionalidades. É uma oportunidade para ver o jogo e é especialmente impressionante para quem tem ecrãs HDR. Muitos jogos beneficiam com HDR, mas GT Sport representa uma melhoria tão pronunciada que sem ela não temos a experiência completa.

A maioria do nosso gameplay foi jogador na PlayStation 4 Pro, em modo de alta resolução - que mantém uma apresentação 1800p checkerboard com uma interface 4K nativa. Não é tão nítido quanto outros jogos PS4 Pro ou Forza 7 na Xbox One X, mas é na mesma lindo em movimento e a Pro demonstra GT Sport e HDR no seu melhor.

GT Sport oferece um nível de detalhe espantoso em todas as facetas da apresentação. A passagem para a PS4 significa que os materiais, texturas e iluminação foram melhorados. Ao passar para renderização por físicas, o jogo apresenta superfícies e objectos mais realistas. As texturas estão mais nítidas e mais realistas mesmo ao perto. O jogo mantém uma sensação de escala que nenhum outro simulador consegue igualar - a forma como os cenários de estendem pela distância e criam a ilusão de um mundo enorme.

Mas é o suporte HDR que nos impressionou a valer. Alguns jogos usam bem a HDR, mas nem todas as implementações cumprem. Gran Turismo sempre puxou pelas barreiras tecnológicas por isso não surpreende que a HDR seja tão importante. Num mundo em que tantos ecrãs HDR oferecem uma experiência vasta, a Polyphony Digital merece parabéns pela sua implementação.

Cover image for YouTube video[4K HDR] Gran Turismo Sport Analysis: HDR's Killer App!
Eis um vídeo em HDR de Gran Turismo Sport, versão demo. Fica espantoso em HDR.

GT Sport está num patamar só seu e dá-te total controlo sobre a HDR. Uma página de configuração permite-te ajustar a imagem para ficar no seu melhor na tua TV. Se tens um ecrã LG com luminosidade reduzida ao usar o modo HDR, GT Sport permite-te ultrapassar isto, mas todos os ecrãs beneficiam com a personalização do nível HDR de acordo com o ecrã e gosto.

Existem vários elementos que combinam para definir a apresentação HDR. Começa com a renderização do céu. A maior profundidade de cor e a luminosidade HDR permitem à luz do sol e nuvens exibir um nível de luminosidade mais perto da realidade. Depois tens a luz dos faróis. O contraste de luzes de alta intensidade com os cenários funciona lindamente, reforçando a sensação de realismo. Como um todo, o resultado é mais vibrante e nítido. Existem pequenos elementos que podem ser criticados, como as árvores ou a falta de detalhe em partes dos cenários, mas durante a acção, é um jogo lindo.

O nível de consistência é impressionante, a Polyphony Digital consegue ficar perto de 60fps fixos. Tivemos problemas em encontrar soluços durante gameplay e se acontecerem, são muito raros. As corridas correm a 60fps suaves - uma performance que frequentemente escapou nos jogos PS3. Quem jogar na Pro terá replays a 1080p60 - enquanto na PS4 base e no modo Pro de alta resolução correm a 30fps. Não é perfeito mas o aspecto é brilhante.

Mas isto apresenta uma limitação interessante. Com a PS4 Pro a 1080p, podes escolher entre optimizar o rácio de fotogramas ou a resolução, o que é bom, basicamente permite super-sampling. Mas quando corres a 4K, não é possível dar prioridade ao rácio de fotogramas e ficas apenas com a resolução superior. A adição destas funcionalidades é muito boa para os jogadores. Uma vez que o gameplay está praticamente fixo, uma opção extra que gostaríamos de ver seria a escolha entre a prioridade nas repetições para o rácio de fotogramas, permitindo ao jogo correr a 1800p checkerboard com repetições a 1080p60.

Gran Turismo Sport está a exceder as expectativas. A Polyphony Digital melhorou imenso sobe as primeiras amostras do jogo, resolvendo muitos dos problemas da beta e até de anteriores jogos da série. Os visuais estão muito melhores mas é a experiência geral que impressiona. Desde o menu cheio de estilo ao sistema online ininterrupto às inteligentes escolhas de design, sente-se como um salto. Se és um fã que se afastou da série ou novato no género, parece que este será um bom ponto de entrada.

Depois tens a HDR. Já vimos implementações fortes, mas GT Sport é o primeiro jogo que está tão fenomenal em HDR com o potencial para incentivar muitos a comprar um ecrã melhor. Lembra-te que um ecrã HDR nem sempre pode cumprir totalmente. No seu melhor, Gran Turismo Sport com HDR é uma experiência transformadora.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Gran Turismo Sport

PS4

Related topics
Sobre o Autor
John Linneman avatar

John Linneman

Senior Staff Writer, Digital Foundry

An American living in Germany, John has been gaming and collecting games since the late 80s. His keen eye for and obsession with high frame-rates have earned him the nickname "The Human FRAPS" in some circles. He’s also responsible for the creation of DF Retro.

Comentários