Construída para correr existentes motores a 4K nativa, a nossa primeira amostra do que a nova Xbox One X pode oferecer foi a demo de Forza, construída de acordo com as especificações da Xbox One base, mas a correr a 4K60fps - com poder de processamento de sobra. O que fez a Turn 10 com este poder extra e como se compara a Xbox One X com o PC e a Xbox One base? Com a chegada da demo de Forza 7, podemos finalmente descobrir.

Apesar dos nossos assets da Xbox One e PC originarem da demo desta semana, os nossos assets da X pertencem a uma versão de antevisão do jogo Forza que vimos na Microsoft há algumas semanas atrás e existem algumas diferenças - os circuitos que jogaste na demo constituem as primeiras três corridas do modo carreira no jogo final, nesta versão encontramos variações na iluminação.

Se isto se deve à iluminação dinâmica e sistema climatérico ou a uma peculiaridade da versão de antevisão ou definições no equipamento de captura que a Microsoft tinha no evento, ainda não sabemos, mas as diferenças entre as duas consolas - e o que têm em comum com o PC - são fascinantes. Lembrem-se que a Turn 10 teve acesso à Scorpio assim que ficaram disponíveis os protótipos, por isso podemos presumir que esta equipa conseguiu tirar o melhor que a consola nova tem para dar.

Como a experiência Xbox One X se compara com a do PC no máximo e quais as melhorias que estão na Xbox One base. Tem em atenção que as sequências da Xbox One X pertencem a uma versão de previsão e não ao equivalente de uma demo.

A versão Xbox One X corre a nativa 4K e a sólidos 60fps. O gameplay tem boa resposta e sensação, com uma sensação real de polimento que poucos jogos multi-plataforma de corridas conseguem igualar, sem soluços ou distracções visuais indesejadas. A performance é incrivelmente consistente nas duas consolas - quem jogou um produto Xbox One da Turn 10 sabe o que esperar. A qualidade gráfica também fica bem ao lado da versão PC maximizada, com a optimização dinâmica desactivada, assegurando que temos uma verdadeira experiência PC no máximo.

O delicado detalhe das texturas destaca-se a 4K, o detalhe de alta frequência está presente no cenário distante, sem sinais de transições de nível de detalhe. Assets de alta qualidade são empregues nesta cena e isto significa uma camada extra de refinamento na apresentação sobre a Xbox One base. A qualidade das sombras, pós-processamento e filtro de texturas parecem idêntica entre a X e o PC.

Fora a diferença na cor (sem esquecer um problema na captura nesse dia), a única diferença entre as versões X e PC está na anti-aliasing. No PC, a multi-sampling está a 8x, fornecendo uma apresentação nítida com belos detalhes sub-pixel. EQAA é usada na Xbox One - uma implementação de AA específica da AMD com muito em comum com a MSAA. A reprodução sub-pixel não é tão boa na Xbox One X, mas apenas os cabos de energia não parecem tão nítidos e não é algo que repares ao jogar num ecrã 4K numa sala de estar. A densidade dos pixeis assegura que tem um aspecto limpo e nítido.

PCXbox One XXbox One
O uso de EQAA na Xbox One X (o PC usa 8x MSAA) gera uma ligeira redução no detalhe sub-pixel, mas de resto, a qualidade de imagem nítida e limpa. Ambas têm um aspecto virtualmente idêntico num ecrã 4K.
PCXbox One XXbox One
A Xbox One X e o PC fazem uso de texturas de extrema qualidade, desenhadas para 4K. Dão às superfícies muito detalhe que tira proveito do alto número de pixeis. Repara também como a MSAA do PC suavizar mais arestas aqui.
PCXbox One XXbox One
As pré-definições gráficas na Xbox One X estão iguais às do PC no máximo sem a optimização dinâmica ligada. É uma experiência de topo na consola.
PCXbox One XXbox One
Eis uma boa imagem que demonstra as melhorias sobre a Xbox One base. Repara na distância de visão melhorada e nos assets de melhor qualidade no PC e Xbox One X nas montanhas.

Basicamente, a Xbox One X parece entregar a experiência ultra HD de topo sem comprometer a performance, o jogo tem um aspecto e sensação fabulosos. Parece ser o que foi prometido - jogo de corridas a nativa 4K60 com visuais de um PC de topo numa consola.

Mas e a Xbox One base? Bem, a boa notícia é que apesar das reduções gráficas, o jogo tem na mesma bom aspecto, uma qualidade de imagem nítida e performance sólida. A resolução é 1080p nativa, enquanto a performance está fixa nos desejados 60fps. Seja na grelha cheia de carros ou a conduzir debaixo de intensa chuva, o jogo nunca perde o seu suave refrescamento. A experiência é consistentemente fluída e com boa resposta, impressionante tendo em conta que os visuais, em várias áreas, se comparam de forma razoável com a Xbox One X e PC.

Claro que os efeitos e assets são de qualidade inferior, mas é menos aparente do que esperas quando estás focado na corrida. Por exemplo, os elementos tais como sombras de maior resolução, maior precisão ao renderizar o campo de profundidade e ligeiros ajustes na densidade da folhagem ou iluminação na Xbox One são muito subtis. Estas áreas têm na mesma um aspecto polido na Xbox base, o aumento de qualidade na X e PC conseguem um aspecto mais refinado. É algo que será mais perceptível num ecrã 4K em que a nitidez extra e precisão de pixeis se tornam num factor.

Dito isto, algumas áreas mostram melhorias dramáticas nos sistemas mais poderosos. Assets 4K de resolução superior adicionam mais detalhe de alta frequência, enquanto o streaming de níveis de detalhe é menos agressivo. Na Xbox One base, assets de menor qualidade são empregues no cenário distante, as texturas e geometria de menor complexidade reduzem a nitidez nestas áreas. Mas na Xbox One X e PC, estes elementos têm mais detalhe e oferecem maior nitidez às belas pistas de Forza 7.

Vale a pena dizer que apesar da Xbox One X e PC oferecem uma clara melhoria visual em várias áreas, o jogo está na mesma bom na Xbox One base - terás uma experiência sólida que funciona bem num ecrã 1080p e se sente optimizada para essa consola. Ao passar para a Xbox One X, terás uma bela melhoria que não só entrega maior nitidez devido à passagem para 4K, como também melhora a qualidade dos efeitos visuais para tirar o máximo partido do aumento no número de pixeis. É muito impressionante e mostra o que é possível fazer com a Xbox One X em mãos capazes.

Baseado no que vimos, a perspectiva é positiva para Forza 7 e é óbvio que a Turn 10 assegurou tudo de forma firma em todas as plataformas. A Xbox One X parece pronta para entregar uma experiência de tipo, geralmente limitada a PCs de topo, enquanto a Xbox One base entrega resultados excelentes a 1080p nativa e 60fps sólidos, com uma qualidade visual boa. No geral, Forza 7 prepara-se para se tornar num bom lançamento em todos os formatos e estamos interessados em passar mais tempo com o jogo quando ele chegar. Por enquanto, tudo sugere que todas as plataformas terão uma experiência fantástica.

Publicidade

Comentários (40)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados