Fast RMX demonstra o salto tecnológico da Switch sobre a Wii U

Melhor resolução, performance mais rápida e melhores visuais.

Perante um catálogo de lançamento dominado por ports da Wii U, é difícil escapar à impressão que a Switch é mesmo uma versão portátil da consola de anterior geração, mas com uma tecnologia muito diferente. Desde que começamos a jogar, a questão aqui no Digital Foundry é simples: o quão grande é o salto tecnológico da Switch sobre a Wii U? Assim que os estúdios começarem a deitar as mãos à consola, o que deveremos esperar dela? Fast RMX da Shin'en Multimedia sugere que a Switch tem muito mais para oferecer.

É um remake de um jogo Wii U - Fast Racing Neo - mas não é um mero port. Existem muitos bens em comum mas os programadores remodelaram o design técnico da tecnologia de renderização para tirar mais da Switch. Com esta sensação de inovação técnica, RMX continua a tradição estabelecida por um leque de espectaculares jogos de lançamento - todos eles de corridas. Ridge Racers na PSP, Project Gotham Racing na Xbox e F-Zero na the Super NES demonstraram as credenciais tecnológicas de uma nova consola. Talvez seja o mais belo jogo portátil, RMX combina uma performance fluída, visuais impressionantes e gameplay viciante num só.

A missão com RMX é clara - extrair o máximo possível da tecnologia Tegra da Switch. O resultado é uma grande melhoria na qualidade visual, confirmando que a nova consola é muito mais capaz do que a Wii U.

Na Wii U, Fast Racing Neo usa upscaling temporal que transforma uma imagem 640x720 numa a 1280x720. Funciona mas existem artefactos e brilho, dando a impressão que corre uma resolução inferior. Na Switch, RMX salta para uma resolução adaptável que se ajusta dinamicamente dependendo da carga sobre a GPU.

Na dock, o jogo salta regularmente entre 900p e 1080p - ou inferior em alguns instantes - enquanto na portátil desce para 720p e até inferior em alguns instantes. Segundo sabemos, existe um pequeno problema com o actual firmware da Switch que causa uma ligeira drenagem dos recursos GPU - assim que corrigida, RMX poderá correr a 1080p na dock. Não existe anti-aliasing mas a resolução média superior e a falta de artefactos na Switch cria uma apresentação muito mais limpa.

Análise em vídeo a Fast RMX, destacando as melhorias visuais sobre a versão Wii U.

A apresentação também foi refinada - a GPU mais rápida da Switch permite implementar um sistema de dispersão de luz atmosférica mais robusto. Na Wii U é usada uma abordagem screen-space simples, mas RMX existe melhor precisão e qualidade de iluminação. As pistas ficam mais ricas.

Uma das pistas até apresenta luzes dinâmicas - algo impossível na Wii U devido às restrições na GPU. Os efeitos climatéricos foram melhorados enquanto o efeito da chuva no vidro está mais real. Com efeitos melhorados, melhor resolução e iluminação, o mundo de RMX é muito mais vivo e apelativo do que na Wii U.

RMX é compatível com o HD rumble e pode ser um dos seus melhores exemplos. A vibração encaixa bem com as corridas e realça a sensação ao jogar. Foi criado graças à transformação das bandas de frequência dos efeitos sonoros originais através de várias frequências de vibração. As bandas de frequência são depois equilibradas para ter a sensação final. O resultado final é uma mistura de som, vibração e estimulação visual que combinam de grande forma.

O menu principal foi redesenhado com bens a 1080p e melhores transições. É possível personalizar os controlos e gráficos: exposição HDR e aberração cromática são dois exemplos. Os tempos de carregamento também são rápidos na dock e portátil.

Tudo isto a 60fps suaves na dock ou na portátil. Em várias horas de jogo tivemos uma performance sólida no modo a solo. Existem ocasionais quedas e a versão Wii U fica perto de igualar isto mas certas pistas exibem pequenas quedas para meios 50s - algo que não existe na Switch.

A performance é alcançada através da resolução dinâmica. Quando a GPU excede 95% dos recursos disponíveis, a resolução baixa em segmentos de 0.001% para transitar de forma suave entre várias resoluções. É cerca de um pixel por fotograma, que continua a baixar até os recursos da GPU estarem abaixo de 95%. O jogo está constantemente a actualizar a resolução em pequenas quantidades dependendo da carga sobre a GPU, eliminando saltos bruscos entre resoluções fixas.

As várias opções de ecrã dividido operam a 60fps - uma melhoria sobre a versão Wii U. Apesar do multijogador local manter os mesmos 60fps fluídos do modo a solo, encontramos algumas quedas que duraram um par de segundos.

Seja na dock ou portátil, a solo ou no multi, conta com 60fps estáveis - não são um mero alvo, é o mais perto que podemos esperar de um modo a solo fixo tendo em conta a riqueza visual da experiência. Esta incrível aderência aos 60fps mesmo em modo portátil torna tudo ainda mais impressionante.

Ficamos impressionados com Fast RMX: é um jogo lindo, carregado de conteúdo e divertido. Apesar de certos jogos no lançamento da Switch se sentirem caros para o que oferecem, RMX não é um deles. Com tanto conteúdo metido no jogo, Fast RMX é o melhor jogo na eShop e juntamente com The Legend of Zelda: Breath of the Wild, é uma compra essencial para a Switch.

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Sobre o Autor

John Linneman

John Linneman

Staff Writer, Digital Foundry

An American living in Germany, John has been gaming and collecting games since the late 80s. His keen eye for and obsession with high frame-rates have earned him the nickname "The Human FRAPS" in some circles. He’s also responsible for the creation of DF Retro.

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