Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Fallout 4 na Xbox One X é uma experiência 4K rica em detalhe

Mas a performance é melhor na PS4 Pro.

A Xbox One X recebeu mais duas actualizações de alto perfil ontem. Skyrim da Bethesda parece correr a 4K nativa tal como na PlayStation 4 Pro - teremos mais sobre isso em breve - mas Fallout 4 parece apresentar muito mais. Na teoria, a resolução 4K é uma grande melhoria sobre a versão PS4 Pro e mantém ou melhora a distância de visão e raios de sol vistos na consola da Sony.

As comparações com a Xbox One base impressionam muito mais. O original apresentava um conversor horizontal dinâmico para gerir a carga sobre a GPU, mas sofre com soluços e quedas que podiam ir até 20fps, mesmo após várias actualizações. Também tivemos problemas com o armazenamento - o código na Xbox One parecia ter problemas ao guardar as armas do jogador na cache, gerando pausas de meio segundo enquanto percorrias o teu arsenal. Já passou muito tempo desde que olhamos para Fallout 4, mas desde logo é uma diferença incrível.

Primeiro, o aumento na resolução é muito impressionante. A Bethesda consegue uma apresentação 2160p, mas tal como na Xbox One base, existe um conversor horizontal, que procura um rácio de fotogramas consistente (o seu sucesso varia). Usámos Corvega Factory para os testes e vimos uma resolução mínima de 3264x2160 - basicamente, 85% de 4K nativa. Não testamos todas as áreas do jogo, mas podemos dizer que as credenciais 4K se aguentam na maioria do tempo, tens tudo entre 1.91x a 2.25x mais resolução sobre a Pro, dependendo do estado do conversor.

Fallout 4 mantém a impressionante anti-aliasing temporal das outras versões. Lida muito bem com os jaggies e na Pro, faz um trabalho decente para conseguir uma apresentação agradável em ecrãs 4K. A X pode oferecer uma resolução muito superior, mas o resultado final é uma melhoria na visibilidade ao invés de algo revolucionário.

Um olhar a Fallout 4 na Xbox One X, comparado com o código não actualizado e a versão Pro.Ver no Youtube

A Bethesda faz um bom trabalho na X. O objectivo da Microsoft para a nova consola é entregar um aumento de 4x na resolução com margem de manobra e essa margem é evidente quando tens em conta a presença de mais definições da maior qualidade do PC importadas para a nova consola. A qualidade dos raios solares - inconsistentes na Xbox One base - está mais refinada, com menos artefactos onde o efeito se cruza com a geometria. A sério, parece que a melhoria aqui é na verdade um pouco superior à equivalente na PS4 Pro.

O nível de detalhe também foi melhorado e é aqui que estão algumas das mais fascinantes comparações com o jogo sem actualização e a versão Pro. Escalar a Corvega Factory e olhar para a vista mostra muito mais detalhe a média distância no jogo não actualizado na Xbox One comparado com a versão Pro. Por seu lado, a consola da Sony apresenta mais detalhe a longa distância. Com a actualização instalada, a Xbox One X entrega uma combinação das duas - o detalhe mais próximo do código base mantém-se, apoiado pela distância de visão extensiva oferecida pela Pro.

A Xbox One X entrega a melhor versão de Fallout 4 para consola - tem o detalhe e número de pixeis para ir além das rivais, mas não está isenta de problemas. Algo que notamos ao jogar na X sem actualização é que tens um rácio de fotogramas superior, compreensível tendo em conta que corre a 1080p. Mesmo com o Scorpio Engine a correr o jogo a full HD, existem quedas dos 30fps, sugerindo problemas não relacionados com a GPU.

Xbox One X
Xbox One
PlayStation 4 Pro
A anti-aliasing temporal limpa muito bem os jaggies e a diferença entre a Xbox One a 1080p, a Pro a 1440p e a X a 2160p resume-se à nitidez, especialmente perceptível na folhagem.
Xbox One X
Xbox One
PlayStation 4 Pro
O nível de detalhe nos edifícios a média distância está melhor na Xbox One do que na Pro, enquanto as árvores mais distantes estão presentes na PS4 Pro. A X oferece o melhor das duas.
Xbox One X
Xbox One
PlayStation 4 Pro
Quando os raios solares se cruzam com a geometria, existem óbvios artefactos na One. Isto está melhorado na Pro, na X vai ainda mais além.
Xbox One X
Xbox One
PlayStation 4 Pro
Nesta comparação, o nível de detalhe parece equivalente entre a X e a Pro.

Além disso, Fallout 4 na Xbox One X fica aquém do nível de performance visto na PS4 Pro. Nas cenas que testámos, existe uma diferença de 2fps-3fps entre as duas quando caem dos 30fps. Ocasionalmente, a X pode ficar à frente da rival, mas na maioria do tempo, estamos a pagar um preço superior por aquele maior aumento no número de pixeis. Além disso, apesar da sua CPU mais poderosa, a X tem problemas similares aos da Pro no que diz respeito ao streaming de novos dados dos cenários ao caminhar pelo mundo de jogo, com perceptíveis quedas na performance.

Há mais. No lançamento, Fallout 4 exibia problemas no armazenamento em algumas situações, resolvido ao instalar o jogo num SSD ligado à consola via USB. Os problemas com o armazenamento foram melhorados, mas ainda existem soluços ocasionais que não são tão pronunciados na Pro. Adicionalmente, uma dessincronização entre a arma a disparar e o efeito sonoro - que acreditamos estar relacionado com o bug no armazenamento - ainda está presente, mesmo na Xbox One X actualizada.

Esta actualização deixa uma impressão positiva - o aumento no detalhe e na resolução satisfazem, mas o facto da versão sem actualização e o jogo na Pro conseguirem melhor performance que a Xbox One X actualizada sugerem que existem limites na GPU presentes, que podiam ser melhorados com uma maior flexibilidade no conversor dinâmico. São as inconsistências no rácio de fotogramas que incomodam aqui - estamos perto da melhor experiência Fallout 4 numa consola. No entanto, para chegar lá, é preciso melhorar a performance até ou superior ao nível da PS4 Pro.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Thomas Morgan avatar

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.
Comentários