Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Digital Foundry - Eis como Rise of the Tomb Raider na Xbox One X melhora sobre a PS4 Pro

Actualizado: Adicionada comparação em vídeo e imagens.

Actualização 27/8/17 8:40: O Digital Foundry voltou da Gamescom e a primeira coisa que fez foi investigar os bens que a Square Enix revelou para a versão Xbox One X de Rise of the Tomb Raider, para ver como se compara com as versões existentes. John Linneman compilou as suas descobertas na análise em vídeo, em baixo, e também apresentamos imagens comparativas PS4 Pro e PC.

Existem pontos interessantes aqui - as texturas de top do PC estão incorporadas na versão Xbox One X, como esperado e uma imagem mostra até detalhe adicional que não conseguimos recriar no PC. Além disso, foram feitas outras mudanças: a seu favor, PureHair (também conhecido como TressFX) parece ter sido melhorada, mas existe uma confusa inferiorização na renderização do campo de profundidade. Teremos mais sobre este jogo assim que pudermos.

Original 23/8/2017: Já falámos de Rise of the Tomb Raider em quatro formatos diferentes ao longo destes dois anos, e falaremos de um quinto. Na Gamescom 2017, a Square Enix apresentou uma demo jogável do jogo a correr na Xbox One X - a primeira oportunidade para ver como se compara com a Xbox One base, e claro com a PlayStation 4 Pro. Impressões iniciais? As primeiras impressões sugerem que a Xbox One X é realmente capaz de produzir uma versão muito melhorada deste importante multi-plataformas - o que jogamos tinha melhor aspecto do que a excelente versão PS4 Pro.

Olhamos para o trailer de revelação da Square Enix e incorporamos as inevitáveis comparações das nossas sessões com o jogo.Ver no Youtube

Vamos ao básico - um representante da Square Enix disse-nos que a Nixxes está a tratar da conversão. É uma escolha interessante pois foi a Crystal Dynamics que produziu a versão Xbox One original. No entanto, os benefícios são óbvios - a Nixxes é responsável pelas versões PC, Xbox 360, PS4 e PS4 Pro, o que significa que a versão X corre com as melhorias feitas para a mais recente PS4. Resumindo: a Crystal nunca corrigiu os problemas de latência na versão Xbox One original, enquanto a versão X mantém os controlos precisos da actualização para a PS4.

Além disso, o mais importante são as melhorias. A demo Gamescom decorre no segundo nível do jogo, na Síria. A secção inicial (esta aqui) não está presente, os principais pontos da narrativa são relembrados numa sequência de vídeo, antes de começar o gameplay dentro do Túmulo do Profeta, culminando na dramática fuga.

Tal como na versão PS4 Pro, existem 3 modos de jogo entre os quais podes alternar em tempo real - todos eles apresentam consideráveis melhorias na Xbox One X. O modo 4K checkerboard na Pro passa para ultra HD nativa a 30fps quase consistentes. Vimos alguns slowdowns quando o ecrã fica repleto de água ao resolver um dos puzzles, mas de resto, a performance é sólida - nada mal para código alpha. Isto é apoiado com bens de arte em maior resolução e melhor filtro de texturas - tudo isto combinado oferece uma distinta melhoria visual sobre o equivalente modo na PS4 Pro.

Xbox One X
PS4 Pro
PC
A resolução de texturas foi aumentada na Xbox One X em várias cenas, ficando mais perto da versão PC nas definições máximas. A versão PS4 Pro apresenta um campo de profundidade extra, actualmente ausente da X. Desactivar o motion blur pode explicar o porquê da X ser tão nítida em comparação com as outras, mas uma camada adicional de texturas também está presente.
Xbox One X
PS4 Pro
PC
A Xbox One X oferece sombras de maior resolução e oclusão ambiental melhorada, de acordo com esta imagem. A qualidade de imagem também é mais nítida na nova consola, enquanto as arestas são ligeiramente mais suaves na PS4 Pro. A tesselização está inferior na X, mas de resto consegue igualar muito bem o PC no máximo.
Xbox One X
PS4 Pro
PC
A qualidade de imagem é mais nítida na Xbox One X, enquanto os fios de cabelo são mais numerosos e definidos do que na PS4 Pro. As texturas dos decalques também estão numa resolução maior na Xbox One X, mais ao encontro da versão PC.

O modo 'enriquecido' da Pro também está presente na Xbox One X e parece apresentar um conjunto de funcionalidades visuais muito idêntico, apresentando mais melhorias gráficas sobre o que existe na versão PC. No entanto, a grande diferença aqui é que está apresentado como um modo 4K alternativo, ao invés da apresentação 1080p da PS4. Não é imediatamente claro como a Nixxes conseguiu isto, mas existe um ligeiro efeito de brilho nas arestas em movimento, e um curioso efeito estilo entrelaçamento vertical quando o jogo está pausado, sugerindo uma qualquer espécie de técnica de reconstrução ou checkerboard (não é referido que corre numa apresentação nativa aqui). Independente disso, é uma bela novidade - existe muita controvérsia em torno das técnicas 'inteligentes' de conversão de resolução vs. renderização nativa. Rise of the Tomb Raider na Xbox One oferece a capacidade para escolher entre um aspecto altamente nítido ou um aspecto menos nítido, mas com mais funcionalidades visuais.

O terceiro modo é outra conversão vinda da PS4 Pro - opção para rácio de fotogramas elevado. Isto reduz a qualidade para definições ao nível PS4 e Xbox One para desbloquear a performance, direccionando o poder do Scorpio Engine. Infelizmente, a demo não inclui o Vale Geotérmico - o melhor teste à performance, altamente exigente na CPU - mas jogamos todo o Túmulo do Profeta a 60fps fixos.

Além disso, existem mais melhorias não existentes em qualquer outra plataforma. Está confirmado o suporte para som Dolby Atmos, juntamente com HDR. Nós até vimos a versão PC com HDR em Março de 2016 no lançamento da Nvidia GTX 1080 (a Nixxes até falou sobre isso), mas por razões desconhecidas, a funcionalidade não chegou aos utilizadores. Com isto em mente, esperamos que o suporte HDR seja apresentado a todos os jogadores de Rise of the Tomb Raider.

Claro que Rise of the Tomb Raider é um jogo mais antigo, mas permanece um dos mais impressionantes third party desta geração, e altamente exigente para vários hardwares quando maximizados no PC. Por esta altura, o jogo tem uma reputação maior como benchmark tecnológico - a esse respeito, esta primeira sessão com a Xbox One X sugere que a consola vai entregar a melhorar versão para consola de um jogo particularmente exigente.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Rise of the Tomb Raider

PS4, Xbox One, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários