Confronto: Titanfall 2

Mech-tacular.

Titanfall 2 é um jogo de acção na primeira pessoa a 60fps. No papel pode não soar especial. É o elemento que define a experiência Call of Duty, e o padrão que domina os FPSs de topo nas consolas, ao ponto que os jogos a 30fps tiveram de evoluir para igualar. Resumindo: Battlefield e Halo juntaram-se ao clube dos 60fps. O que torna Titanfall 2 diferente, especial, é que faz mais do que ter os 60fps como alvo - entrega-o em pleno. A sensação é fantástica, e mesmo na mais intensa acção multi, é consistentemente brilhante de jogar.

A performance é importante pois é um componente integral da sua sensação. As mecânicas neste jogo são excepcionais - começa com uma interface muito firme entre jogador e jogo - um compromisso com a latência o mais baixa possível. E o melhor de tudo é que este elemento fulcral é praticamente igual entre a PlayStation 4 e a Xbox One.

A atenção ao detalhe vai além do esquema de renderização. A Respawn Entertainment optimizou o ambiente do jogo de acordo com o comando, ao invés de um sistema comum a todos. A gestão da inércia e zonas mortas é perfeita, em todos os sistemas. Titanfall 2 processa de forma incansável as tuas ordens com uma precisão incrível e providencia uma resposta excepcional. O golpe físico é um belo exemplo - a animação, físicas e áudio combinam para produzir um resultado satisfatório quando atacam ao perto.

Confronto de Titanfall 2 na PS4, Xbox One e PC. Em breve falaremos do jogo a correr na PS4 PRO.

Não é o mais belo shooter do mercado, mas para a Respawn, os visuais não têm precedência sobre a sensação do jogo. Séries como Battlefield e Call of Duty perdem fotogramas para servir os visuais, comprometem a sensação do jogo para obter gráficos melhorados, momentos épicos ou funcionalidades de rede ambiciosas. Titanfall 2 não. A qualidade da acção, a consistência absoluta na sensação da experiência - torna-o diferente, especial.

O rácio de fotogramas sólido entrega resultados similares a Halo 5 da 343i - jogo que introduziu ajustes técnicos para assegurar um refrescamento sustentado e consistente a 60Hz. Ao empregar uma resolução dinâmica, a Respawn Entertainment usa uma técnica similar para assegurar a sua consistência. Na beta, a Respawn optou por um framebuffer sub-nativa nas duas consolas, apoiada por anti-aliasing temporal impressionante.

No jogo final, a resolução varia dependendo da carga sobre a GPU, e na maioria da experiência, é algo positivo. Na maioria do jogo, a PS4 corre a 1000p, na Xbox One perto de 810-828p. Métricas absolutas e é algo difícil de ter, devido à anti-aliasing super-sampling temporal, que dificulta a descoberta de arestas geométricas duras, essencial para contar os pixeis.

A beta de Titanfall 2 perdia fotogramas nas suas consolas, por isso a resolução baixará abaixo desse padrão fixo da beta - vimos a PS4 descer para 720p nos momentos mais intensos, enquanto a Xbox One desce ainda mais. Ainda não sabemos o quão baixo vai - a reconstrução temporal torna-o mesmo difícil. Até recortamos arestas que vão de 480 para cima - no entanto, a conduta pós-processamento de Titanfall 2 pode estar a trabalhar com efeitos alpha de baixa resolução, reduzindo a contagem de pixeis onde as transparências se cruzam com arestas geométricas.

A aposta da Respawn recompensa - especialmente na PS4, onde as quedas são menos sustentadas, e a imagem mais limpa, especialmente no multi. Mas é interessante notar que o PC tem uma qualidade de imagem muito melhor - mesmo ficando a 1080p. A suavidade da apresentação é reduzida e a imagem apresenta muito mais detalhe, apesar do impacto estar reservado a áreas onde a conduta pós-processamento impressionante não é muito desafiada.

O que impressiona na resolução fixa do PC é que a opção TSAA funciona de forma similar à de Far Cry 4 - 1080p combinado com super-sampling via componente temporal adiciona uma camada extra de brilho ao jogo. Sem a resolução dinâmica, a TSAA do PC também não sofre com os ocasionais artefactos pulsantes vistos nas consolas.

A solidez do bloqueio a 60fps é impressionante, mas pode ser quebrado? Tentamos vários testes e o jogo impressionou, mesmo nas lutas mais intensas entre Titãs.

Testes adicionais: PS4 vs Xbox One - análise à performance na campanha.

A amostra 1080p do PC são boas notícias para a PS4 PRO - a Respawn disse-nos que os limites superiores e inferiores da resolução dinâmica são ajustados - a resolução nativa consegue aproximar-se de 1080p se estiveres num ecrã 4K, enquanto numa TV 1080p recebem um sinal convertido. A PS4 PRO oferece super-sampling espacial e temporal - teremos mais sobre isto em breve.

No PC também temos refinamentos mas as melhorias são poucas. As texturas e geometria é igual à das consolas, no entanto as melhorias resumem-se a sombras de melhor resolução, com cascatas altamente melhoradas, e profundidade adicional com o uso de oclusão ambiental, via pós-processamento, ausente das consolas. No entanto, apesar da base ser igual, o PC oferece uma bela capacidade de adaptação a uma experiência já excelente nas consolas.

Gameplay a 4K no PC a 60fps? Pegamos na Titan X Pascal para o conseguir.

Titanfall 2 - veredicto Digital Foundry

O PC está no topo da lista - altamente optimizado, boa capacidade de adaptação, e oferece os melhores visuais quando usam o equipamento certo. A versão PS4 fica em segundo - essencialmente a mesma experiência mas com um aspecto menos nítido.

Depois temos a Xbox One. O mesmo rácio de fotogramas robusto, e um sistema super-sampling temporal que funciona bem. No entanto, quando o motor está debaixo de alta carga - especialmente no multi, a TSAA fica com aspecto pobre. Felizmente, esses momentos são raros, mas o diferenciador chave é a consistência - a resolução PS4 varia imenso, mas no calor da acção é raro perceberes. Seja qual for o valor inferior na Xbox One, as quedas são perceptíveis.

Titanfall 2 é um jogo construído sobre a combinação de mecânicas fantásticas e a interface mais firme entre jogador e jogo que vimos em muito tempo. É um verdadeiro shooter a 60fps. Entrega esse alvo de forma consistente e apenas em momentos mais intensos entre Titãs quebra, e é consistente entre as três versões. Existem muitos jogos a chegar que exigem a tua atenção, mas Titanfall 2 é o shooter mais divertido que jogamos em muito tempo.

Publicidade

Salta para os comentários (3)

Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Metro Exodus - Quais as melhores armas do jogo?

Explicamos-te ainda como personalizar e limpar as tuas armas.

Metro Exodus - Todas as localizações dos Postais

Descobre a localização dos 21 postais em Metro Exodus.

Metro Exodus - Onde procurar todos os Diários

Onde encontrar as 71 páginas de Diário em Metro Exodus.

Comentários (3)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários