Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Análise à Performance: Overwatch beta na PS4 e Xbox One

Corre a 60fps quase perfeitos.

Jogo da Blizzard tem que correr a 60fps. Graças a um recente evento para demonstrar a beta de Overwatch na Xbox One e PS4, ficou óbvio que o novo FPS por heróis tem boa performance nas consolas. Todas as versões chegam a 24 de Maio e os 60fps são um alvo viável nas consolas - algo que os testes revelam.

Já foi confirmado que corre a nativa 1920x1080 nas consolas, mas com um sistema de resolução dinâmica. Significa que a resolução desce quando a acção se intensifica, mas isto assegura que a performance é suave (contra-partida que aceitamos após os testes que temos aqui). Ainda não notámos qualquer impacto perceptível na qualidade de imagem e acreditamos que raramente acontece na PS4. Em batalhas mais acesas - com o explosivo Junkrat em Hanamura - o jogo mantém-se nítido. Baseado nos testes PS4, temos 1080p na maioria do tempo.

Utilizar as minas explosivas e granadas na PS4 não afecta os 60fps. É assim que deve ser num shooter competitivo - 60fps fixos, e quase sem soluços. Apenas quando a câmara passa para a Kill-cam é que temos soluços. Durante o gameplay em si, o pior registo é um fotograma quebrado na PS4 - ao utilizar a ultimate de Junkrat. Mesmo com toda a acção a convergir para o centro de um dojo, não existe impacto no refrescamento a 60Hz.

Um shooter FPS de consola a quase perfeitos 60fps? Queremos sim!Ver no Youtube

E na Xbox One? Tentámos o mapa Numbani - onde voltamos a escolher Junkrat para puxar pelo motor. A performance fica-se pelos 60fps em 99% do tempo. Quase perfeita e para um jogo tão rápido, esse alvo tão elevado compensa na resposta dos comandos.

Na Xbox One temos mais screen-tear do que na PS4, juntamente com um ou dois soluços extra. Quando a acção aquece, o ecrã pode apresentar tearing - criando uma linha horizontal. Até passa despercebida e apenas surge por breves momentos. Xbox One consegue um nível soberbo de performance, na sua maioria a sólidos 60fps, apesar do tearing extra.

Como inadvertidamente as nossas capturas Xbox One estão numa definição diferente das da PS4, é difícil conseguir contar os pixeis com eficácia. É possível que a Xbox One faz maior uso da resolução dinâmica - algo que acontece em outros jogos multiplataformas - mas ainda teremos que testar isto. Adorámos jogar Overwatch; um shooter estilizado e lindo, a 60fps nas duas consolas, que ficam bem ao lado do PC. Tudo indica que a Blizzard fez a decisão acertada para optimizar para cada máquina, e a nível técnico o lançamento de Maio é promissor.

Read this next