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Confronto: Nintendo 3DS vs New 3DS

O modelo mais recente é muito mais rápido?

Hyrule Warriors chegou e é um caso raro. É um dos poucos jogos 3DS que usa o poder adicional da New 3DS e nos permite descobrir o poder extra no modelo mais recente. Há muito que o queríamos testar e graças ao YouTuber Tilmendomination, dono das ferramentas capazes de capturar gameplay nos dois modelos da portátil, temos capturas para este artigo.

A 3DS não é a plataforma de jogos mais poderosa que existe. As especificações do 3DBrew, encontradas ao piratear e aplicar engenharia invertida ao equipamento, sugerem que a primeira 3DS tem um CPU dual-core ARM11 a correr a 268MHz, juntamente com um segundo núcleo ARM a 134MHz.

A 3DS XL ao lado da New 3DS - repara no botão extra ao lado dos botões frontais - a versão integrada do curioso Circle Pad Pro da 3DS. São as melhorias internas que mais nos interessam aqui.

O processador DMP PICA a 268MHz trata dos gráficos é uma GPU velha, mesmo para a sua altura. O catálogo de jogos da 3DS prova que é o design dos jogos que triunfa perante limitações brutais. A Nintendo em particular extraiu magia destas especificações, ao ponto de jogos como Mario Kart e Super Smash Bros. não ficarem muito mal ao lado das versões Wii U.

Apesar do processador da New 3DS ser muito melhor, a GPU não oferece melhorias, mas temos mais memória, permitindo tempos de carregamento mais curtos e texturas com mais detalhe, graças ao aumento para 804MHz na CPU.

Cover image for YouTube videoHyrule Warriors New 3DS/3DS/Wii U Frame-Rate Test
Hyrule Warriors chegou a 3DS, oferecendo uma versão superior na New 3DS. Eis uma comparação com o modelo mais velho - e o original Wii U.

Mas como se traduz isto numa experiência de jogo? Recorremos a Hyrule Warriors para descobrir.

Esta conversão da Wii U realça um elemento chave da New 3DS - o processador melhorado. Nada muda em termos gráficos mas a New 3DS oferece um aumento de 50% na performance. Hyrule Warriors corre a 20fps na 3DS, por vezes menos, e ocasionalmente vai a 30fps. Na New 3DS, oferece algo próximo de 30fps fixos. Corre mais suave que o original na Wii U, que tinha problemas em manter-se a 30fps - espantoso para um jogo feito com o motor Dynasty Warriors, desenhado para correr a 60fps.

Parece que o estúdio focou-se na New 3DS mas existem compromissos mesmo aqui. Tempos de carregamento à parte, existem poucas melhorias. A memória adicional não oferece grandes melhorias visuais mas o rácio de fotogramas mais robusto vale a pena. Rodea: The Star Soldier é outro jogo 3DS que oferece melhorias similares na New 3DS.

Cover image for YouTube videoMonster Hunter 4 Ultimate New 3DS/3DS Frame-Rate Test + Analysis
Monster Hunter 4 Ultimate foi a grande amostra no lançamento da New 3DS, com melhorias nas texturas e performance - o Circle Pad Pro integrado na New 3DS melhorava a experiência.

Monster Hunter 4 Ultimate é um caso diferente e um dos usos mais impressionantes no modelo melhorado. Vai além dos benefícios no silício - a New 3DS integrou o controverso Circle Pad Pro na unidade principal e é essencial para o jogo. Aqui, ao contrário de Hyrule Warriors, temos gráficos melhorados na New 3DS, com texturas melhoradas, além das melhorias na performance. Como o jogo corre sem bloqueio no rácio de fotogramas, a New 3DS consegue um aumento impressionante, conseguindo gameplay entre 45-50fps. Mesmo assim, até a 2DS consegue bons resultados a 30fps.

Cover image for YouTube videoXenoblade Chronicles New 3DS vs Wii Graphics Comparison
Xenoblade Chronicles é o título de destaque para a New 3DS - revela o que a versão melhorada pode oferecer. Está espantosamente similar ao original Wii.

Exclusivos da New 3DS são escassos e é pena baseado na qualidade de Xenoblade Chronicles, conversão de um clássico da Wii, e o exclusivo de maior perfil na New 3DS. Se és dono de uma, tens mesmo que jogar isto, é espantoso. Além da resolução, é a qualidade das texturas que fica claramente inferior ao original da Wii. No entanto, importa pouco pois corre numa portátil. As imagens neste artigo podem ser injustas para os jogos da portátil mas com a New 3DS na mão, o ecrã pequeno mitiga os compromissos.

Os cortes são mínimos e para todos os efeitos é o mesmo jogo - com todos os conteúdos, ambientes e personagens em termos de níveis geométricos e efeitos. Foram feitos compromissos em termos de nível de detalhe, vês mais pop-in, mas o ecrã mais pequeno ajuda a inferiorizar o problema.

O rácio de fotogramas também impressiona. A versão Wii aguenta bem os 30fps e a New 3DS também. Efeitos stressantes para a GPU - como texturas alpha transparentes - causam problemas à New 3DS e afectam um pouco a experiência nos combates. De resto, não existem problemas de maior na experiência.

Cover image for YouTube video
Xenoblade Chronicles cimenta as credenciais tecnológicas da New 3DS com um nível muito sólido de performance, mas sequências com muitos efeitos mostram uma vantagem para a versão da Wii.

Xenoblade Chronicles é espantoso - o título portátil da Nintendo mais avançado tecnologicamente mas um caso único na New 3DS. Não evitamos pensar em como a qualidade dos jogos 3DS poderia ter melhorado se a Nintendo tivesse usado este design desde o início.

As especificações revistas não introduzem nova tecnologia - temos mais RAM, mais núcleos CPU e um aumento na velocidade do relógio. O facto de termos grandes aumentos na performance quando a GPU parece permanecer igual é muito revelador - diz-nos que o equipamento original estava desequilibrado, a GPU mal aproveitada, devido à falta de recursos CPU. Talvez a bateria tenha sido o problema - presumimos que a New 3DS tira proveito do seu nódulo de processamento mais pequeno.

De momento, os jogos 3DS não recebem aumentos na performance quando correm na New 3DS. A não ser que o jogo exija o seu poder adicional, a New 3DS corre na velocidade de relógio da antiga - apesar de termos tempos de carregamento melhorados. Existem relatos de hackers que alteraram os jogos para aproveitar a velocidade de 804MHz na New 3DS mas não conseguimos testar isso.

Foi altamente instrutivo e divertido criar esta comparação - mas ficamos com pena que a portátil melhorada nunca tenha ganho a atenção que merecia em termos de suporte dos jogos. Quantos jogos ficaram impedidos de alcançar a sua melhor forma devido à CPU fraca do modelo original? Ao transitar para a NX, esperamos que os designers da Nintendo consigam equilibrar o equipamento à primeira.

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Sobre o Autor
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Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

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