Análise à Performance: Doom beta na PS4 e Xbox One

O Digital Foundry avalia as melhorias tecnológicas.

Ao longo destes meses, Doom tem passado por várias betas, com actualizações e ajustes adicionados enquanto o id Software refina a experiência até o lançamento a 13 de Maio. O alvo são 60fps para a campanha e multijogador, sendo essencial um alto e consistente rácio de fotogramas para esta gameplay.

A componente multijogador tem sido criticada devido aos loadouts e subida de níveis - mas ainda é cedo para dizer como vai afectar a experiência. Além das controvérsias no gameplay, a experiência tecnológica aguenta-se bem na PlayStation 4 e Xbox One, entregando uma experiência sólida nos desejados 60fps.

E este parece ter sido um teste genuíno - o id refinou a tecnologia nas várias betas. A v-sync adaptável presente nas anteriores, que causava screen-tear perceptível nas anteriores foi removida nesta e o código refinado mantém a v-sync a todo o tempo, sem afectar em demasia a performance.

Os rácios de fotogramas parecem similares aos da beta fechada na PS4, mas sem o tearing nas cenas mais exigentes. A estabilidade online está muito melhor na Xbox One, após os problemas encontrados na beta fechada. Desta vez, não tivemos problemas em entrar numa partida e apesar de ser lento encontrar uma partida, assim que era encontrada não mais surgiam atrasos.

O alvo são 60fps sólidos nas consolas e baseado nesta beta, a PS4 e a Xbox One conseguem uma performance consistente com apenas problemas menores.

A performance está melhor e as duas consolas oferecem uma experiência similar. Quando o motor passa por mais dificuldades, transparências alpha dos tiros das armas criam leve trepidação mas rapidamente desaparecem e os rácios de fotogramas voltam de 55fps para 60fps. Na maior parte do tempo, o gameplay fica perto do alvo desejado. A pior queda que vimos na Xbox One foi para os 50fps, algo que não aconteceu na PS4 e foi uma excepção.

No entanto, esta estabilidade na Xbox One tem um custo, mas não afecta o gameplay. É empregue uma resolução 900p enquanto na PS4 temos full HD. A qualidade de imagem não é tão boa mas o uso de anti-aliasing temporal juntamente com o esquema de cores, assegura que não existem artefactos no ecrã. As arestas parecem suaves e a cobertura de shader providencia uma imagem limpa que se aguenta bem ao lado da imagem PS4 - que em si parece também demasiado suave. É raro ver uma imagem tão limpa fora do PC com extremos níveis de supersampling e é bom de ver.

Os mapas na beta permite olhar melhor para o idTech 6, que introduz boas melhorias visuais sobre Rage. Iluminação e sombras dinâmicas são empregues de forma mais liberal, reforçando os visuais, e o pop-in de texturas é menos perceptível. O idTech 6 parece utilizar uma ideologia diferente e a mega-texturização não parece limitar o uso de efeitos e iluminação como visto em Rage. A performance também não sofre com o aumentar dos efeitos dinâmicos, como em The Evil Within, que usou o idTech 5.

A versão PS4 na beta fechada, o jogo tinha bom aspecto - mas agora, o tearing desapareceu.

Ainda existem problemas devido à inclusão da tecnologia de texturização virtual. O carregamento de mip-maps de texturas baseia-se no ângulo e aproximação da câmara por isso, alguns bens ainda alterna entre arte de menor e maior qualidade. A resolução base das texturas é baixa, algumas superfícies não têm os detalhes elevados de muitos jogos da actual geração. As sombras são refinadas e suaves e as sombras dos cenários não têm o efeito em serra visto geralmente em equivalentes em tempo real nas consolas. Existe um equilíbrio entre elementos em tempo real e pré-concebidos, funciona bem.

O multijogador de Doom está a ganhar boa performance nas consolas. Os comandos respondem bem e os rácios de fotogramas não afectam o gameplay quando caem. Doom parece pronto para entregar o que se pede a um shooter competitivo; boa resposta dos comandos, movimentos suaves e gameplay rápido.

Do que vimos, a campanha será melhor conseguida em termos visuais, com mais detalhe e efeitos. É mais exigente do que a porção multijogador e chegar a este nível de performance será um desafio. Faltam poucas semanas para descobrir como o jogo está, e como consegue aguentar os 60fps.

Publicidade

Conteúdos relacionados

Também no site...

Metro Exodus - Quais as melhores armas do jogo?

Explicamos-te ainda como personalizar e limpar as tuas armas.

Metro Exodus - Todas as localizações dos Postais

Descobre a localização dos 21 postais em Metro Exodus.

Metro Exodus - Onde procurar todos os Diários

Onde encontrar as 71 páginas de Diário em Metro Exodus.

Comentários (2)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários