Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Análise à performance: Deus Ex: Mankind Divided

Digital Foundry compara as consolas e o PC.

Passámos algumas horas com as três versões de Deus Ex: Mankind Divided, que corre com o Dawn Engine - motor melhorado a partir da tecnologia Glacier 2 do IO Interactive - e este novo jogo assume um novo aspecto com muitas funcionalidades gráficas avançadas. A questão é como se porta nas três versões e qual a que deves comprar?.

Temos 1080p nativa na PlayStation 4 e 900p na Xbox One. Ambas empregam uma solução anti-aliasing temporal de alta qualidade que ajuda a limpar as arestas, mas é estragada um pouco por um efeito de nitidez agressivo que produz mais arestas visíveis na imagem. A versão PC permite desligar estas opções, e tirar proveito da MSAA, mas afecta imenso o consumo de memória e a performance.

Ao avaliar a performance técnica, existem elementos a ter em conta, como o tamanho do mapa, tempo de carregamento e rácio de fotogramas. O Dawn Engine é capaz de lidar com mapas maiores do que vimos no anterior, com muitos edifícios exploráveis nos quais entras sem carregamentos adicionais. É a primeira vez desde o Deus Ex original que vemos mapas desta escala e Mankind Divided até bate isso. Os mapas são enormes e altamente detalhados.

Existem na mesma ecrãs de carregamento ocasionais - surgem em certos instantes e cada plataforma consegue resultados diferentes. Surgem geralmente ao entrar numa área nova, ao viajar entre os principais centros pelo metro, ou ao morrer. A versão PC é a que demora mais tempo a iniciar - mesmo a correr de um SSD com muita memória. Assim que o jogo carrega a área, todos os posteriores carregamentos, até quando morremos, são muito mais rápidos - duram segundos. Isto faz com que a versão PC seja a experiência geral mais rápida.

Olhar à performance nas consolas revela uma vantagem para a PS4, mas ambas as versões sofrem em certas áreas.Ver no Youtube

Os tempos de carregamento iniciais em cada área são mais curtos nas consolas, mas variam dependendo do tamanho do mapa - mas ao contrário da versão PC, não são muito menores ao morrer. Por exemplo, ao entrar numa área de missão temos um carregamento inferior a 20 segundos na PS4, na Xbox One dura mais 10 segundos. O problema é que, ao morrer, precisas de esperar o mesmo tempo - o que pode tornar frustrante a tentativa e erro em certas situações.

Depois temos a performance. Ambas têm como alvo os 30fps e no geral conseguem, mas existem pontos problemáticos. Cada uma das principais áreas em Praga tendem a afectar o rácio de fotogramas simplesmente ao caminhar - problema ligado ao streaming de bens pois podem ser resolvidos assim que os dados são carregados. O jogo usa uma v-sync adaptável, resultando em screen-tear no topo da imagem quando o jogo desce do alvo. Ocorre mais vezes na Xbox One, especialmente na sequência de introdução na estação de comboios, mas pode ser problemático nas duas. Felizmente, não é algo que aconteça frequentemente nas missões, mas torna a exploração destas áreas menos polida.

A versão PC está interessante. Existe uma grande diferença entre a definição mais baixa e a superior, a ultra consegue uma média de 33fps numa GTX 970 ao usar o teste in-game a 1080p. Felizmente, o jogo corre mais rápido do que isto e uma mistura de definições high e medium foram suficientes para chegar a 60fps. As definições inferiores também não têm problemas em chegar a altos rácios de fotogramas por isso a versão PC deve adaptar-se bem a várias máquinas. Para os que querem 4K, poderá ser necessário bloquear a 30fps para obter alguma consistência.

O aumento na performance beneficia a versão PC mas é a sua capacidade para ajustar diferentes definições que mais ajuda. O filtro de nitidez, do qual não gostamos, pode ser desactivado e a imagem fica mais atractiva. Algumas das funcionalidades visuais adicionais são fixes - motion blur por objecto é exclusiva do PC, assim como sombras de contacto endurecidas. A capacidade para ajudar o jogo pode tornar a apresentação geral muito superior.

Alguns jogadores queixam-se de aceleração do rato e definições de sensibilidade exageradas. É difícil descobrir onde está o problema mas algo se passa com o rato e precisa ser ajustado. Também notámos problemas no HUD - é possível desactivar os elementos do HUD para tirar imagens mas certos pop-ups são impossíveis de remover e isto é frustrante.

Deus Ex: Mankind Divided é um grande jogo seja qual for a plataforma. A versão PC oferece a experiência mais suave, se tiveres equipamento para isso, mas as versões de consola são boas. Das duas, a PS4 tem a vantagem com um rácio de fotogramas mais suave, resolução superior, e tempos de carregamento mais curtos.

Read this next