Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Batman: Return to Arkham tem suporte para a PS4 Pro

Revela como podem correr os jogos PS4 normais com total acesso ao poder da Pro.

Batman: Return to Arkham é um jogo que melhora a performance ao correr na PlayStation 4 Pro e mais nada. A Virtuos activou um interruptor que permite o uso do poder CPU e GPU adicional da PS4 Pro. Os resultados são variáveis, como seria de esperar, e pobres, mas podem corrigir os problemas que tivemos na nossa análise na PS4 Pro - o que aconteceria se os jogadores tivessem a capacidade de permitir o uso de todos os recursos da Pro em jogos PS4 existentes?

A maioria dos jogos operam com um limite no rácio de fotogramas - tradicionalmente 30fps ou 60fps - significando que o poder extra da Pro seria utilizado para estabilizar a performance onde a PS4 normal não consegue chegar ao alvo. As quedas e tearing em Project Cars desapareceriam, e as quedas para meios 20s em The Witcher 3 ficariam muito melhores. Não é muito, mas para os que dão valor à estabilidade da performance, é bom. A Xbox One S chegou com um ligeiro overclock na GPU que pode ajudar neste sentido - a PS4 Pro tem melhorias na GPU e CPU que podiam permitir muito mais.

Batman: Return to Arkham apresenta dois jogo e o primeiro, Arkham Asylum, opera com um inconsistente bloqueio a 30fps, enquanto Arkham City opera com um rácio de fotogramas livre que pode ir a 60fps - esquema bizarro, se pensarmos que o primeiro exige menos dos recursos. As melhorias Pro escolhidas pela Virtuos não parecem ter exigido qualquer esforço. Arkham City não tem melhorias na resolução ou melhores efeitos. Apenas corre mais rápido, mas na verdade, é a variação dos aumentos que mais fascina.

Cover image for YouTube videoBatman Arkham City PS4 Pro: What If Every Game Got A Pro Upgrade?
Arkham City na PlayStation 4 Pro, e como é uma amostra de como os jogos PS4 normais sem actualização podem correr na Pro.

O prólogo de Arkham City, onde Catwoman é capturada por Two-Face, apresenta uma melhoria dramática. Os rácios de fotogramas que na PS4 normal estão em baixos 40s sobem para 60fps, e apenas vemos um fotograma perdido. Os resultados são similares aos que vimos nos jogos inFamous, Rise of the Tomb Raider e Knack, todos permitem performance desbloqueada sem melhorias visuais - a Pro pode apresentar 2.3x mais poder GPU, mas existem outros gargalos no sistema. Nenhum destes jogos aguenta 60fps fixos.

Seja o poder CPU, limitações no armazenamento IO ou na largura de banda da memória, desbloquear a GPU da Pro apenas para a performance não é o seu melhor uso, e a espantosa falta de optimização em Arkham City é valiosa para isolar gargalos específicos, onde o poder GPU adicional não tem qualquer impacto. Pensem na primeira passagem área de Arkham City, onde a câmara pára fora do tribunal onde Catwoman está presa. A performance na PS4 normal desce até miseráveis 19fps. A vantagem na Pro? Uns meros 6fps.

Algo está a bloquear o jogo e a matemática é reveladora - o relógio da CPU da Pro corre a 2.1GHz, representando um aumento de 31% em frequência, e isto parece ser o responsável pelo diferencial no rácio de fotogramas. É uma melhoria na mesma, e em outras áreas que descem abaixo de 30fps na PS4 normal, na Pro ficam acima disso.

A Pro consegue uma vantagem de meros 6fps nesta cena. Os números correspondem ao aumento de 31% no poder CPU na nova consola, sugerindo que os AMD Jaguars são o factor limitador nesta cena.

Isto é importante pois se fosse possível empregar velocidades Pro em jogos PS4 sem actualização, manter os 30fps e suavizar as quedas na performance seria o uso principal, seguido por 60fps mais firmes em jogos com esse alvo. Também teríamos resoluções dinâmicas mais perto de 1080p. Batman Arkham City também faz isto, mas isolar as áreas onde temos quedas é complicado - os nossos vídeos correm a 1080p, mesmo onde a performance cai. Se a CPU é o principal factor limitador em muitas cenas na cidade, como as provas sugerem, ficas a pensar se a conversão dinâmica de resolução ajudaria sequer este jogo.

Mas se manter melhor os 30fps fixos fosse o alvo para um modo 'Base+' na Pro, ficaríamos a pensar se Arkham Asylum não mostraria mais potenciais melhorias. Infelizmente, em 30 minutos de jogo tivemos uma experiência praticamente igual na PS4 normal e Pro. Será que a Virtuos activou o suporte Pro apenas num jogo? Tendo em conta a falta de melhorias em tudo o resto, o suporte Pro em Arkham City foi um acidente ou uma espécie de Easter Egg?

Return to Arkham está abaixo do desejado e estes testes demonstram que permitir simplesmente que a PlayStation 4 Pro ultrapasse as falhas não funciona como no PC, onde o poder CPU é instrumental para forçar à bruta os 60fps em motores desenhados para gameplay a 30fps. Mas focados na estabilização da performance, gostaríamos de ver um modo 'corre à tua responsabilidade' onde os jogos podem aceder a recursos da Pro. Depois de estabelecer duas vezes o precedente com a Xbox One S e a retro-compatibilidade Xbox 360, tudo indicam que teremos uma abordagem 'o mesmo mas melhor' quando Project Scorpio for correr jogos existentes.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Batman: Arkham Asylum

PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PC

Batman: Arkham City

PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Comentários