Análise à performance: The Division

Dividir e conquistar?

Depois de dois testes beta, The Division abre finalmente a sua recriação de Nova Iorque às massas. Fora alguns problemas, o jogo parece estar a aguentar-se. As ligações online têm sido estáveis e em termos de performance nas consolas, pouco separa o jogo final do código beta. Mais uma vez, a Ubisoft entrega um bom título nas consolas, ambas oferece gameplay suave e visuais impressionantes que te transportam para as ruas desertas de Manhattan.

A PS4 corre a nativa 1080p enquanto temos uma resolução dinâmica na Xbox One. Nos interiores e cenas menos exigentes, corre a 1080p nativa - tal como a PS4 - mas nos exteriores e locais mais detalhados, a densidade de pixeis desce, para 1792x1008 e 1728x972. Os sinais na rua e detalhes em objectos distantes parece mais suaves na Xbox One - mas é algo menor e na maioria do tempo ambas as versões estão muito aproximadas. A diferença é mais visível ao desligar o filtro de aberração cromática, devido ao aumento na nitidez e claridade.

A anti-aliasing parece ser obtida com SMAA, com uma componente temporal que adiciona cobertura extra; a qualidade de imagem permanece suave e livre de artefactos. O trabalho principal de arte e efeitos também está igual. Streaming de uma área pode ser inconsistente, a Xbox One por vezes é mais lenta ao carregar bens de elevada qualidade. No entanto, durante gameplay, nenhuma delas tem vantagem visível por tempo prolongado, uma consola revela transições mip mais rápido, e vice-versa. O pop-up de texturas e sombras é visível nas duas ao percorrer ruas com muito detalhe.

Como visto na beta, Division enverga rácios de fotogramas sólidos, na Xbox One exibe algum tearing e fotogramas perdidos.

Na performance não existem surpresas, ambas entregam similar estabilidade como visto na beta. Fora um raro fotograma perdido, a PS4 é uma experiência estável, as sequência em ambientes detalhados e tiroteios continua suaves e consistentes. O uso de blur de câmara e objecto combinados com campo de profundidade ajuda, permitindo que a actualização de 30fps pareça mais suave do que na verdade é. trepidação relacionada com 30Hz durante varrimentos lentos da câmara são menos perceptíveis que a Far Cry 4, e dá à experiência um aspecto muito fluido e cinematográfico.

A Xbox One consegue, na maior parte, métricas similares. As cenas de combate e ao percorrer os locais mais abertos praticamente não afectam o rácio de fotogramas. Ocasionalmente, vemos um fotograma perdido acompanhado de tear, nada que se destaque. Existem momentos em que o motor tem dificuldades em acompanhar a carga. As cutscenes exibem trepidação aqui e ali, causada por quedas no rácio de fotogramas e tearing, tal como nas sequências em que passamos de alguns interiores para o exterior. Acreditamos que a resolução possa ter culpa nestes soluços. A Xbox One corre a 1080p nos interiores e pode ser que a carga extra afecte a performance nestas cenas.

Olhando para o geral, estas quedas na Xbox One não são uma grande preocupação, mas significam que não é tão polido quanto na PS4. No todo, as primeiras horas mostram claramente que Division foi optimizado nas duas consolas. A PS4 oferece um pouco mais de refinamento com 1080p fixa e rácios de fotogramas estáveis a todo o tempo, a Xbox One é praticamente idêntica onde conta e as diferenças visuais são muito pequenas. Os problemas na performance parecem limitados a cenas ocasionais. e no geral, ambas providenciam gameplay sólido e suave.

A nível técnico, nada de dramaticamente diferente das betas. O comportamento das armas é satisfatório, e Manhattan oferece locais interessantes para explorar. É a versão PC que parece ter mais interesse. Depois do downgrade gráfico feito após o trailer de revelação, queremos saber até que ponto correr no máximo se compara com essa demonstração tecnológica - e queremos descobrir as melhorias sobre as consolas a correr a 1080p60. Mais sobre isso em breve.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (10)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários