Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Análise à performance: Star Wars: Battlefront beta na Xbox One

Corre a 720p - mas até que ponto afecta o jogo.

A beta de Star Wars Battlefront começou esta semana, dando a primeira oportunidade de jogar a versão Xbox One deste aguardado jogo. Estávamos preocupados pois a beta PS4 corre a 900p - tal como Battlefield 4 há dois anos - e acreditávamos que a história se repetiria também na One, apresentação a 720p. Tínhamos esperanças que dois anos com a consola Microsoft ajudassem a aumentar a resolução ou até uma resolução dinâmica como em Halo 5.

Nada mudou. Corre a 720p na One, significando que corre a 64% dos pixels da PS4. Em termos de qualidade de imagem, são os compromissos esperados; mais arestas com aliasing e um maior nível de brilho no detalhe distante - especialmente em Tattooine. Além disto, existe uma suavização em toda a imagem - resultado da drástica conversão da resolução combinado com um nível similar de anti-aliasing pós-processamento ao da PS4.

É similar a Battlefield 4 mas existem coisas positivas. Se olhares além da resolução inferior, o conteúdo do jogo é o mesmo, e equiparável às definições high do PC. Significa que a qualidade de texturas e sombras é a mesma nas duas consolas, tal como o uso de geometria com tecelagem no chão, dando às texturas um efeito vistoso. A beta inclui três mapas que nos dão alguns dos melhores locais feitos num videojogo de Star Wars, ambas as consolas cumprem neste aspecto.

As distâncias de visão também são iguais, resultando em níveis similares de pop-in quando passeamos pelo mapa. Claro que a resolução da Xbox One é um factor aqui, especialmente na visibilidade a longo alcance. Tal como os primeiros jogos do DICE na consola, 720p afecta quando queres ver os inimigos em terrenos grandes - o mapa em Hoth é o melhor exemplo disto. O interior da base rebelde aguenta-se nos tiroteios e a AA trabalha bem na limpeza da imagem 720p. Infelizmente, o número de pixels não é suficiente para resolver os detalhes claramente em todo o mapa e a tentativa de limpar a imagem por parte da AA acaba por adicionar mais blur à distância. Isto afecta especialmente o espectáculo no último terço da missão, onde temos longas trincheiras - e até da perspectiva do AT-AT, a resolução da Xbox One começa a obscurecer o belo design de arte do estúdio nesta cena.

A beta Xbox One ao microscópio. Tal como na PS4, corre a 50-60fps mas com tendência para descer mais quando temos alguns efeitos.Ver no Youtube

Fica longe da imagem 900p, em que a PS4 dá resultados gerais mais limpos - e a consola Sony fica abaixo de 1080p ou superior como temos no PC, os resultados perceptíveis são convincentes neste número. Cada vez mais vemos a resolução 1600x900 como opção nesta geração de consolas e com o tratamento correcto na imagem, aguenta-se. Pelo outro lado, existe limite para o que o estúdio pode fazer na One com pós-processamento para compensar as fraquezas a 720p e fica abaixo do esperado para esta geração.

Em termos de performance, o alvo são 60fps como na PS4 e na maior parte fica lá. A má notícia é que temos mais quedas para 50fps do que na PS4, especialmente quando a missão em Hoth chega ao clímax. Perto do final, começamos a ver quedas mais drásticas, por vezes abaixo de 50fps quando surgem efeitos transparentes nas trincheiras. O interior da base rebelde é um ponto sensível, causa quedas prolongadas para 50fps quando os AT-ATs atacam a entrada.

Temos 60fps na Xbox One mas as quedas são mais intrusivas e pronunciadas do que na PS4. Felizmente, os mapas mais pequenos correm com maio suavidade, e temos 60fps quase perfeitos nos jogos de 16 jogadores em Sullust e no modo em Tatooine. Excepto alguns fotogramas perdidos aqui e ali, o nível de performance não é distração nos dois.

Como amostra do estado de Star Wars Battlefront antes do lançamento, a beta PS4 está em melhor estado. Uma imagem mais limpa e média superior no rácio de fotogramas entre as duas consolas sugerem que é a versão PS4 que deves procurar no lançamento. No PC, teremos uma cobertura mais profunda em breve - as nossas investigações foram afectadas pela capacidade dos servidores. Felizmente, a EA corrigiu isto e as impressões iniciais sugerem que temos um jogo que se adapta bem - um Core i3 deu-nos 1080p60 com uma Titan X em Hoth com 40 jogadores, portanto o jogo é muito acomodado no poder GPU que precisa. Ainda assim, precisam de ajustar as definições para manter o rácio de fotogramas em GPUs mais fracos.

Para terminar a cobertura da beta de Star Wars: Battlefront, olhámos para o modo de sobrevivência com dois jogadores em ecrã dividido nas duas consolas. Neste modo, o rácio de fotogramas passa para 30fps, com resultados decentes. A ação é na mesma divertida, apesar de notarmos que a fluidez é comprometida devido a problemas no ritmo de fotogramas. Notamos algo similar em Need for Speed: Rivals e foi corrigido numa actualizado, por isso esperamos que seja feito o mesmo aqui.

O modo de sobrevivência em Tatooine oferece cooperativo on-line e em ecrã dividido - aqui testamos a segunda opção.Ver no Youtube

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Star Wars: Battlefront

PS2, Xbox, PC

Related topics
Sobre o Autor
Thomas Morgan avatar

Thomas Morgan

Senior Staff Writer, Digital Foundry

32-bit era nostalgic and gadget enthusiast Tom has been writing for Eurogamer and Digital Foundry since 2011. His favourite games include Gitaroo Man, F-Zero GX and StarCraft 2.
Comentários