Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Nova PS4 é mais eficiente e a ventoinha faz menos barulho

Blogue Japonês verifica e testa o novo modelo CUH-1200.

Quase dois anos depois do lançamento da PlayStation 4, a Sony actualizou a consola com uma revisão que não só é mais barata de produzir como também é mais silenciosa e muito mais eficiente no consumo. A nova revisão CUH-1200 está apenas disponível no Japão e não a testamos directamente mas muito do que gostaríamos de investigar foi feito pelo Pocket News e os resultados são fascinantes.

Primeiro vamos à constituição física. As mudanças vão além da remoção dos plásticos brilhantes e reordenação das entradas na sua traseira. No interior existe uma nova motherboard mais pequena com várias mudanças. A principal é uma reconfiguração do esquema da memória GDDR5. As primeiras encarnações da PS4 usavam 16 módulos de memória para providenciar um complemento de 8GB - a nova versão faz uso de módulos Samsung com o dobro da densidade para cortar isso para apenas 8, o que deve poupar imenso no consumo de energia.

O processador principal recebeu uma nova designação, sugerindo talvez alguma mudança no design, mas as dimensões físicas estão iguais, confirmando que temos na mesma um chip de 28nm. Existe a possibilidade da Sony ter passado para uma versão mais eficiente do processo 28nm mas acreditamos que é o mesmo chip.

Dentro da CUH-1200 ainda existe o disco rígido 5400rpm HGST Z5K500 mas existem mudanças. A introdução de um design mais simples para a drive Blu-ray, pequenas mudanças no arranjo dos componentes e posicionamento de alguns chips, incluindo o controlador HDMI Panasonic. Existem pequenas mudanças na componente de arrefecimento mas a ventoinha principal é a mesma. Foi introduzida uma nova ficha de alimentação: 80g mais leve e tem menor consumo, o que pode contribuir para uma melhoria na eficiência do consumo.

O Pocket News investigou a unidade CUH-1200, revelando o novo esquema da motherboard. A anterior placa tinha 16 módulos GDDR5 de 512MB, oito em cada lado. A nova tem apenas 8, todos no lado inverso.

É aqui que o novo modelo se destaca. De acordo com o artigo, o consumo em standby está entre 30 a 50% mais baixo (dependendo do modo) comparado com a unidade de lançamento, enquanto o menu principal está 11% mais eficiente. Talvez não surpreenda que o maior ganho seja durante gameplay, onde a unidade de lançamento ia aos 148.6W e a nova vai para 122W - queda de 18%, o que faz com que o consumo energético da PS4 fica num nível aproximado ao da Xbox One.

Para muitos será a redução no ruído da ventoinha o mais importante sem testarmos pessoalmente, é difícil traduzir as métricas do Pokect News numa apreciação da experiência em si. No entanto, a PS4 de lançamento estava avaliada com um pico de 60dB, baixando para 43dB no mais baixo e 57dB em média. A CUH-1200 tem um pico de 56dB, mínimo de 42dB e 52dB de média. Pode não parecer muito mas os decibéis não são medidos numa escala linear e o Pocket News diz que a nova consola é muito mais silenciosa. Como a nova consola usa a mesma ventoinha, a redução no barulho deverá estar relacionada com um rpm geral inferior.

O ruído da ventoinha é um dos poucos problemas que temos com esta peça de equipamento muito bem desenhada. A Sony optou por manter uma forma estilo consola ao contrário de um estilo set-top box como na One, resultando numa unidade com mais estilo mas que precisa de uma ventoinha mais pequena a girar num rácio maior, produzindo mais ruído. A conclusão é que uma descida de 18% no consumo de energia gera menos calor e menor necessidade de arrefecer o interior com tanta agressividade.

Se possível iremos investigar melhor a nova unidade mas não é fácil pois actualmente apenas é vendida no Japão. O novo modelo de 1TB que chegará em breve à Europa foi baseado no actual design e não sabemos se a nova unidade será lançada fora do Japão. Mas a existência da CUH-1200 baseada no exterior actual descarta qualquer potencial PS4 'Slim' por enquanto - acreditamos que somente uma revisão no processador para 20nm ou 16nm possa ditar uma revisão de toda a consola. Actualmente, a CUH-1200 é uma nova e impressionante versão da consola, sendo recomendada uma passagem pelo Pocket News para descobrir mais sobre ela.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Comentários