Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Deves instalar a actualização de lançamento para The Witcher 3 na Xbox One?

Também temos as primeiras impressões da Actualização 1.01 na PS4.

Depois de um fim-de-semana a testar The Witcher 3 na Xbox One, acreditamos que instalar a actualização 1.01 é uma espada de dois bicos. Por um lado, o ficheiro de 588MB melhora o rácio de fotogramas ligeiramente, corrige ainda erros pequenos. É uma experiência mais polida com a actualização - menos pop-in de geometria nas ctuscenes, menos sombras a piscar e mais ajustes.

Mas também tem contras. É aparente que com a actualização existem custos. A maioria delas é são a trepidação nas cutscenes. Os ficheiros de vídeo codificados apresentam os maiores pedaços do enredo - tais como a abertura, recontas dos momentos passados e o dramático final do tutorial - enquanto nas outras mais pequenas é usado o motor do jogo.

Estes vídeos surgem sem interrupções entre cenas in-engine, escondendo com belo efeito os ecrãs de carregamento. No entanto, é fácil ver que tipo de cena decorre baseado no rácio de fotogramas. Vídeos codificados gaguejam imenso após a actualização, com quedas para 22fps sendo impossível ignorar. Testamos várias vezes com e sem actualização e em todas as vezes sem actualização o jogo é mais suave, mesmo sem ficar fixo nos desejados 30fps.

A sério, mesmo sem actualização, estes vídeos apenas soluçam devido a problemas o ritmo de fotogramas. Acreditamos que estes ficheiros codificados receberam menor prioridade após a actualização pois é dada prioridade ao streaming em fundo pois é preciso para carregar o próximo segmento de jogo.

Análise ao rácio de fotogramas em The Witcher 3 na One, comparando o jogo com e sem actualização 1.01. A performance fica melhor nas cutscenes que usam o motor e temos leves melhorias no gameplay mas os vídeos pré-renderizados soluçam muito mais.Ver no Youtube

Outras mudanças afectam o aspecto dos visuais. O filtro de texturas está pior no tutorial - indo para algo similar a 4x filtro anisotrópico. Sem actualização, as texturas no castelo são simplesmente mais claras em ângulos apertados. No entanto, testamos e muito isto fora do tutorial e a diferença desaparece por completo. Fora de White Orchard, ambas usam uma forma absolutamente idêntica para o filtro no chão, acreditamos que pode subir ou descer baseado na área.

As sombras ficam um pouco piores. Mesmo tendo em conta a variação na posição das nuvens (a iluminação muda pelas planícies), igualar na perfeição a altura do dia mostra que com a actualização temos menos sombras. Provavelmente relacionado com a optimização das distâncias na One, a maioria das sombras acabam por surgir quando nos aproximamos - simplesmente o alcance de renderização não é tão grande quanto originalmente. É mais fácil ver o dithering com a actualização e por vezes as sombras ficam completas enquanto passas por elas.

Estas inferiorizações destacam-se quando as vemos lado a lado, especialmente porque a mudança decorre à distância. A única excepção é perto do local de treino no castelo - a folhagem produz sombras mais pesadas nas paredes do castelo. É claro que CD Projekt RED esforçou-se para melhorar a performance na Xbox One, sem tirar muito aos visuais.

A performance é um grande pró para a 1.01, mesmo não sendo plenamente ideal. Na One temos um rácio de fotogramas desbloqueado que varia entre os 30-40fps, a v-sync é activada para evitar tearing. O infeliz contra disto é que temos um problema no ritmo dos fotogramas, causando a sensação de soluços. Muitos destes problemas foram apontados nas primeiras análises e talvez estejam relacionados com os momentos em que excede os 30fps, ao invés de quando desce abaixo. É algo que iremos verificar em maior pormenor.

Xbox One Unpatched
Xbox One Patch 1.01
A actualização na One diminui a distância de visão das sombras para melhorar a performance.
Xbox One Unpatched
Xbox One Patch 1.01
Mesmo em momentos do dia iguais, as sombras são inferiores com a actualização.
Xbox One Unpatched
Xbox One Patch 1.01
A qualidade do filtro de texturas no tutorial também ficou pior.
Xbox One Unpatched
Xbox One Patch 1.01
Outra imagem que mostra como até a claridade ficou pior.
Xbox One Unpatched
Xbox One Patch 1.01
Mesmo em segmentos gameplay isto afecta o chão mas apenas vimos diferenças no tutorial.
Xbox One Unpatched
Xbox One Patch 1.01
O filtro de texturas é igual nos locais selvagens. Reparem na redução das sombras.
Xbox One Unpatched
Xbox One Patch 1.01
Outra imagem onde nenhuma versão fica bem com a qualidade do filtro de texturas.

As primeiras horas na One mostram um jogo bem optimizado para se aguentar a 30fps fixos por isso não sabemos porque não está aí fixado para ficar mais suave. No entanto, é uma melhoria sobre o que havia antes; a actualização de lançamento permite que as cutscen corram 3-4fps mais rápido. A actualização mantém quase tudo a (ou acima de) 30fps sem menos quedas ao aplicar feitiços - no pior temos quedas para 26fps sem actualização numa luta com um grifo.

A conversão dinâmica de resolução na One também pode ajudar a manter este nível de performance - presente com ou sem actualização. Na teoria, permite que o motor passe de 1600x900 para 1920x1080 na gora, dependendo da carga sobre a GPU. No entanto, não existem assim tantas mudanças - é na maioria um jogo a 900p e as únicas cenas a 1080p são as cutscenes em vídeo e o ecrã do título. Mesmo baixando a carga sobre a GPU olhando directamente para o céu, o jogo corre a nativa 900p. Notamos que algumas cenas interiores correm no que parece ser algo superior a 900p mas não é 1080p.

A noção que qualquer elemento na apresentação visual de The Witcher 3 está a ser comprometida numa actualização certamente será controversa mas tendo jogado com e sem actualização na One, o código actualizado é claramente preferível. As sombras inferiores não é algo ideal mas dificilmente te estraga a diversão - e o aumento na performance é bem-vindo. Os problemas com a reprodução de vídeo são o maior problema e esperamos que sejam corrigidos. Se o estúdio implementar um bloqueio a 30fps com um ritmo de fotogramas consistente ainda melhor.

Antes de um Confronto completo, podemos dizer ainda que testamos a versão PlayStation 4 com a actualização 1.01 e podemos dizer que o problema dos soluços nas FMVs é menos problemático na PS4 - a reprodução de vídeos é mais consistente. As definições visuais do motor parecem ser iguais ante as duas consolas mas a PS4 parece correm com 30fps fixos, dando uma actualização mais consistente. Também podemos confirmar 1080p pelo todo.

Read this next