A Rockstar aplicou mesmo um downgrade a GTA 5?

Atualização 1.10 já disponível. Corrige problemas gráficos na PS4 e One introduzidos na actualização 1.08.

Actualização 2/4/15: A Rockstar lançou uma actualização para GTA5 com a qual diz corrigir "os problemas gráficos em GTA Online e no modo Stoy". Após transferir a actualização de 4.7GB na PS4, confirmamos que o mapeamento de oclusão em paralaxe está de volta e as melhorias na performance apresentadas na actualização 1.09 continuam presentes na plataforma Sony.

Original:

Na semana passada, um vídeo no YouTube footage demonstrou que a actualização 1.08 de Grand Theft Auto 5 na PS4 e Xbox One inferiorizou elementos da apresentação visual. Desapareceu o mapeamento de oclusão em paralaxe, o filtro de texturas anisotrópico ficou ainda pior, e as físicas de colisão foram simplificadas. O pop-in de longa distância ficou pior. Terá a Rockstar actualizado o jogo para o tornar muito pior e não melhor?

O vídeo teve impacto no estúdio, que escreveu isto: "Estamos a par de alguns problemas gráficos nas versões One e PS4 de GTA5 após a mais recente atualização e estamos a investigar uma correcção."

Essa correcção chegou mais tarde com a actualização 1.09, e segundo "ElAnalistaDeBits"- criador do vídeo - as físicas de colisão e deformação, juntamente com o pop-in foram corrigidos, mas o mapeamento de oclusão em paralaxe e filtro de texturas não. Eis onde entramos. Ainda temos os bens do lançamento da versão 1.02 - dia da primeira actualização. Nunca sabes quando serão precisos.

O ElAnalistaDeBits acertou no que diz respeito ao mapeamento de oclusão em paralaxe: o efeito desapareceu nas duas versões, o que é pena - adiciona mais dimensão a várias texturas incidentais, tornando texturas achatadas em objectos 3D completamente formados. No entanto, o efeito é dispendioso em termos computacionais (foi removido de Destiny antes do lançamento, por exemplo) e não lida bem com filtro anisotrópico, apesar de numa forma inferior comparado com o que seria de esperar no PC.

No entanto, o filtro de texturas parece inalterado entre as versões 1.02 e 1.09, e baseado no vídeo original, não temos a certeza se foi sequer alterado. Parece haver paridade entre as duas versões na deformação e físicas, portanto se houve inferiorização na 1.08, parece ter sido corrigido.

Com o foco nos aspectos negativos, será que existem vantagens na actualização? Bem, não temos a certeza sobre quais otimizações - se houveram - surgiram entre a 1.03 e a 1.08 mas existem coisas boas para a PS4 com a 1.09. O mapeamento de oclusão em paralaxe pode ter desaparecido mas os golpes no rácio de fotogramas ao passar por cruzamentos movimentados desapareceram. Isto foi uma grande vantagem para a One, que tinha o mesmo problema mas não ao mesmo nível.

A nova actualização não é nada boa para a Xbox One. O mapeamento de oclusão em paralaxe desapareceu e não existem coisas boas a destacar - a performance é igual à do lançamento. Numa área, até vimos rácios de fotogramas inferiores comparados com os da análise original.

Desde o lançamento, foi a PS4 que mais beneficiou com as actualizações, tendo agora rácios de fotogramas muito mais suaves em áreas de maior movimento.

Análise alternativa:

No geral, é algo bizarro. Os rácios de fotogramas mais suaves da actual versão de GTA5 são um bónus para a PS4 e o seu perfil geral de performance fica à frente do da One em todos os aspectos - o que não acontecia no período de lançamento. Perder o mapeamento de oclusão em paralaxe é duro, especialmente ao jogar na primeira pessoa, onde o efeito é mais forte do que na terceira pessoa. Se tivéssemos opção de escolha, optaríamos pela performance geral mais suave.

É difícil acredita que existe uma troca directa, especialmente quando a ausência do efeito não faz qualquer diferença na fluidez. Também seria de esperar ver um aumento na qualidade do filtro de texturas ao remover o mapeamento de oclusão em paralaxe, talvez até um filtro anisotrópico melhor. No entanto, não é pior que o código original mas também não é melhor. Acreditamos que o remover da POM é um erro, esperamos que seja corrigido no futuro.

Actualmente, preferimos que as actualizações melhorem os jogos ao adicionar novas funcionalidades ao invés de remover existentes por isso GTA5 é algo misto: na PS4 temos performance mais suave mas um belo truque visual desapareceu. Na Xbox One o mapeamento de oclusão em paralaxe foi removido e não temos melhorias na fluidez. Pequenas quedas no rácio de fotogramas em cruzamentos ainda existem e as quedas mais fortes quando existem efeitos de transparência continuam iguais.

A actualização 1.09 foi lançamento muito rapidamente após o vídeo original - esperamos que seja temporária até chegar a 1.10 para restaurar o leque completo de funcionalidades visuais. Fiquem atentos.

Bens e informações adicionais fornecidas por Thomas Morgan.

Salta para os comentários (33)

Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (33)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários