Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Dante's Inferno

O Inferno de God of War.

Quantos de vocês iriam até ao inferno em busca do amor perdido? Quantos dariam a vida para salvar a sua amada? Quantos seriam capazes de desafiar os demónios servos de Lúcifer? Certamente que muitos de vocês diriam que sim mas depois de conhecer Dante´s Inferno pensariam duas vezes. É certo que o amor move montanhas mas seriam capazes de enfrentar Lúcifer olhos nos olhos?

Este jogo será certamente, aliás, já o é, um jogo polémico, violento, grotesco e muito perturbador. Não estamos muito habituados a jogos cujo pano de fundo seja um universo demoníaco. A história está recheada de contos, lendas e até poemas sobre o lado negro da humanidade, mas poucos foram os que realmente souberam tirar partido dessa mesma riqueza e a transportaram para o mundo virtual.

Com este Dante´s Inferno a EA tenta preencher um vazio, uma lacuna que pode trazer muito ao mundo dos videojogos. Este jogo é inspirado em Inferno, primeira parte da Divina Comédia escrita por Dante Alighieri no Século XIV. Quem conhece este livro e adora videojogos fica desde logo fascinado com a sua riqueza. Tudo o que um videojogo necessita Inferno possui. Uma história, personagens, inimigos e claro, o seu lado negro que muito contribui para um semblante aterrador, temível e acima de tudo respeitável.

Mas o que esperar deste Dante´s Inferno? Temos uma equipa de peso, a Visceral Games, criadores de Dead Space, e temos um estilo de jogo também ele com um enorme potencial. Podemos dizer que é um misto de God of War com Dead Space. Penso que estas duas referências explicam muito do que se pode esperar em Dante´s Inferno, um jogo adulto, violento, grotesco, excitante e desafiador.

O Inferno é onde habitam os nossos pesadelos.

Este é o Inferno de God of War. Não poderia deixar de proferir estas palavras pois definem quase na perfeição este título. É realmente um God of War nas profundezas do Inferno. Tudo é demasiado parecido com o exclusivo da Sony, desde a movimentação do personagem, os golpes, os combos, e claro os já famosos Quick Time Events, estes também marcam presença. A própria EA sente-se lisonjeada quando comparam Dante´s Inferno com o título da Sony. Aliás, a inspiração original foi mesmo God of War, sendo portanto mais do que naturais as suas semelhanças. Mas a EA vai ainda mais longe, dizendo que pretende suplantar God of War, baseando essa afirmação na riqueza da narrativa de Inferno e no talento da equipa.

A história deste jogo é como muitas outras, mais uma vez somos levados pelo amor. Dante parte numa longa e penosa caminhada através dos nove círculos do Inferno em busca da sua amada Beatrice. Ela foi assassinada e a sua alma arrastada para o submundo. Esta é uma história de amor vinda directamente das profundezas do Inferno. Não poderíamos deixar de recordar o filme, Além do Horizonte, com Robin Williams, também ele em parte baseado na Divina Comédia. Mencionamos este filme, no sentido de vermos obras diferentes, tendo por base a mesma obra literária, mas com uma direcção artística oposta. Colocando-os lado a lado, podemos ter aqui uma versão mais negra desse mesmo filme, mostrando que quando se quer e existem equipas de qualidade, um videojogo pode muito bem equiparar-se com uma obra da Sétima Arte a nível artístico.

Nesta penosa e demoníaca cruzada vamos lutar contra hordas de demónios, esqueletos, monstros, tudo ao bom estilo do nosso querido God of War. Se o jogo é sombrio o que dizer das armas que vamos utilizar. Para já sabemos que temos à nossa disposição a própria Foice da Morte (gadanha na minha terra) e uma Cruz Sagrada oferecida pela bela Beatrice. Esta Cruz Sagrada é utilizada para ataques mágicos, mas segundo o que nos foi dito, também terá um papel preponderante no desenrolar da narrativa.

Dante utiliza a Foice da Morte para derrotar os demónios, servos de Lúcifer.

Visualmente estamos perante um jogo fértil em locais aterradores e muito perturbadores. A presença do mal está em toda a parte. Se acham que o Inferno é negro, sombrio e acima de tudo sofrível, então Dante´s Inferno é a perfeita representação virtual. Pelo que já tivemos oportunidade de ver, podemos dizer que o jogo já se encontra num estado bem avançado de desenvolvimento, a fluidez é enorme, o detalhe gráfico é impressionante e os monstros são de uma beleza aterradora. O jogo tem uma presença sólida e um cunho próprio, apesar das enormes semelhanças com o já mais do que referido God of War.

Dante´s Inferno é um título promissor, com muitas potencialidades que podem fazer deste jogo uma referência. Mas não sejamos demasiado optimistas, quando se espera que seja um verdadeiro sucesso é quando a decepção nos atinge sem pré-aviso. Ficamos a aguardar com muita ansiedade por este título, queremos descer até ao Inferno e enfrentar Lúcifer olhos nos olhos.

Dante´s Inferno será lançado para a PlayStation 3, Xbox 360, PC e PSP no início de 2010.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Dante's Inferno

PS3, Xbox 360, PSP

Related topics
Sobre o Autor
Adolfo Soares avatar

Adolfo Soares

Director

É o nosso homem do PC, por isso qualquer coisa é com ele. É também responsável pelo Eurogamer, bem como dá uma perna nas notícias.

Comentários