Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Criadores de Final Fantasy XIII revelam mais novidades

Mais sobre a demo, o desenvolvimento do jogo e sistema de combate.

Numa extensa entrevista à revista japonesa Dengeki, Tetsuya Nomura, yoshinori Kitase e Motomu Toriyama, todos eles pertencentes à Square Enix, revelaram mais alguns detalhes de Final Fantasy XIII para a PlayStation 3 e Xbox 360.

Na entrevista os produtores falaram sobre vários aspectos do desenvolvimento do jogo, e também sobre a demo que estão a preparar para a PlayStation 3. A demo, aparentemente, vai contar com alguns aspectos que vão entrar no jogo final e com outros que não estarão. Enquanto que a música que se ouve na demo vai estar presente no jogo final (excepto a música quando se vence os combates que será a habitual da saga), outros aspectos como a dificuldade serão inferiores há que estará na versão definitiva.

De acordo com os produtores, a demo vai usar apenas 50% da potência da consola, enquanto que a versão final, e tal como já tínhamos falado aqui, vai espremer a máquina da Sony ao máximo. Outros detalhes da demo também serão provisórios, como as poses de vitória nos combates e o próprio sistema de combate, que não se verá completamente na versão de demonstração.

Os produtores explicam que isso é devido à demo ser a mesma versão que foi apresentada na E3 do ano passado. Desde então, o jogo já passou por muitas mudanças e melhorias. A demo vai incluir o início da aventura, pelo que se verá muito pouco da história e dos sistemas da versão final.

Foi também falado sobre o sistema de combate do jogo, um dos aspectos que se têm mantido em segredo na equipa. Segundo eles, o sistema de combate não vai estar integrado no jogo como aconteceu com Final Fantasy XII, embora a transição entre exploração e combate seja praticamente imperceptível. O sistema vai contar com elementos de acção, podendo desencadear uma série de ataques que farão cada vez mais dano ao inimigo, até chegar a um "break" que permita acabar com os inimigos rapidamente.

O tamanho dos inimigos vai influenciar quando o jogador os ataca com golpes normais ou especiais, sendo mais difícil quanto maiores e mais peso tiverem. A combinação de golpes vai ser muito importante, principalmente quando se confronta com bosses. Depois de cada combate, o jogo vai pontuar a nossa forma de jogar com estrelas; não foi mencionado se vão servir para aceder a itens ou para desenvolver mais os personagens.

Relativamente à tecnologia utilizada no jogo, os produtores dizem ter havido discussões sobre se o jogo caberá num Blu-ray de apenas uma camada ou se terão que se socorrer de um de dupla camada, mas ao que tudo indica o tamanho do jogo não será um problema. O grande desafio deste novo Final Fantasy em comparação com os títulos anteriores será segundo eles os gráficos.

Yoshinori Kitase disse que está impressionado pela alta qualidade das texturas do jogo, e que estão a trabalhar nos efeitos, como por exemplo, estão a tentar que as magias dos personagens tenham algum impacto nos cenários, onde um feitiço de gelo deixará enregelado o terreno da batalha.

O jogo terá também tanto nos cenários como nos combates, efeitos de iluminação em tempo real, algo que está a ser muito dificil de fazer, isto segundo os produtores.

Na entrevista reconheceram que as limitações de memória da PlayStation 3 são um problema, mas que haverá muitas sequências da história geradas em tempo real, enquanto que outras vai ser pré-renderizadas. De acordo com os produtores vai ser difícil distinguir umas das outras devido à grande qualidade gráfica do jogo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Final Fantasy XIII

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.
Comentários