Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Consola Virtual

Dissecando a Virtual Console

Desde o lançamento da Nintendo Wii, que a Virtual Console tem recebido, semanalmente, jogos de consolas do passado. Ao contrário dos serviços oferecidos pela competição, esta plataforma online é o local onde encontram os jogos no seu estado original, igual ao do seu lançamento. Isto também implica que os jogos não estejam (sequer minimamente) adaptados para as exigências, em termos de resolução, dos televisores mais recentes.

A vantagem reside então na magnitude e variedade de oferta.

Ao longo de todas estas semanas, alguns verdadeiros clássicos foram disponibilizados, e é sobre esses que se fala neste propositadamente curto, e que pretende ser semanal, segmento.

Actraiser

Uma interessante mistura, Actraiser é produto directo da relação entre os seus dois sistemas de jogo. A terra está sob o controlo dos demónios e a diminuta população humana pede intervenção divina para resolver o problema. Esta intervenção ocorre sob duas formas, inicialmente um avatar sobrenatural dirige-se à terra e elimina alguns demónios - este avatar é controlado pelo jogador em segmentos de plataformas em 2d, que culminam em bosses. Seguidamente organiza-se a expansão da civilização humana nessa área, indicando a direcção na qual a civilização se deve expandir e – superficialmente – de que forma, até que se encontre a “fonte do mal” nessa zona. Aí a tarefa volta a recair sobre o avatar.

Este simples modelo é repetido para todas as fases, mas as diferenças entre cada área a povoar (geologicamente e em termos dos seus recursos) e a variedade dos níveis em que controlamos o avatar são muito satisfatórias. E se bem que a simplicidade de opções no desenvolvimento de cidades já não está ao nível daquilo a que estamos habituados hoje em dia, essa mesma simplicidade facilita o processo. Por outro lado, os níveis em que controlamos o avatar são também aprazíveis. Extremamente recomendável, ainda hoje.

Sin & Punishment

Produto da Treasure, Sin & Punishment é um shooter on rails em 3d. Ou seja, atravessamos caminhos pré-designados enquanto eliminamos todos os inimigos que se atravessem no nosso caminho e, já agora, também aqueles que estejam à vista, para uma melhor pontuação final. Originalmente disponibilizado apenas no Japão, a sua aparição na Virtual Console (com os menus traduzidos) é a primeira oportunidade para os jogadores europeus de experimentarem este título. A possibilidade de utilizar uma mira semi-automática assegura que mesmo os iniciados no género podem obter bons resultados.

Além de deslocar a mira, estamos também livres de movimentar o personagem lateralmente enquanto este avança e podemos saltar para evitar obstáculos.

O grafismo é muito agradável para um jogo da Nintendo 64 e toda a experiência revela-se muito competente, com ocasionais bosses a quebrar a rotina. Indispensável para os fãs do género, Sin & Punishment é uma opção interessante para quem esteja à busca de um jogo muito movimentado.

Ficam aqui duas sugestões, muito diferentes entre si. Actraiser custa 800 pontos e Sin & Punishment 1100. Ambos os jogos exigem o Classic Controller ou um comando Gamecube.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Sobre o Autor
Comentários