Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Capcom fala sobre as vendas de Okami e Zack and Wiki nos EUA

Os dois jogos não foram suficientemente rentáveis para cobrir as despesas.

Na semana passada ficámos a conhecer, através dos dados publicados pelo NPD Group, o total de vendas nos EUA de quatro jogos Nintendo Wii.

Embora jogos como Resident Evil 4 e Resident Evil: Umbrella Chronicles tenham apresentado números bastante positivos, o mesmo não pode ser dito sobre Zack and Wiki, que vendeu 116 mil exemplares, e Okami que ficou-se pelas 165.900 unidades vendidas.

Agora Christian Svenson, vide-presidente de negócios e marketing da Capcom, falou sobre esses dados, admitindo que Zack and Wiki não teve um bom desempenho mas ainda assim defendendo os resultados de Okami na Wii.

"Infelizmente Zack and Wiki não vendeu 500 mil unidades, nem nada que se aproxime disso. Os 300 mil mencionados pelo departamento de relações com os investidores incluem a remessa que foi enviada para a Europa e publicada pela Nintendo em nosso nome. Nem mesmo aquilo que foi vendido pagou o nosso investimento, pelo menos nos EUA. E se vocês pensam que um jogo é barato de se fazer, acreditem que não é. Os grandes jogos nunca são baratos. Em relação à versão Wii de Okami, penso que não irá conseguir ultrapassar as vendas da versão PS2. No entanto as vendas globais da versão Wii deverão aproximar-se das vendas da versão PS2 nos Estados Unidos."

"No Japão os números são obtidos directamente da Media Create, que é bastante precisa. A campanha televisiva de 2 milhões de dólares no Japão também não mudou muita coisa. Nós podíamos ter investido mais, vendido mais, mas por causa do aumento dos gastos foram gerados menos lucros. Olhem para os relatórios financeiros publicados pela empresa. Geralmente na indústria gasta-se em marketing entre 9 a 12% das vendas previstas. Nós gastamos dentro desses parâmetros, por vezes até um pouco acima, em cada título que lançamos, em cada território que operamos, foi isso que aconteceu com Zack and Wiki."

"Relativamente a Okami, ele teve um sucesso moderado em grande parte pela sua grande qualidade e pelo facto de ter sido eficientemente produzido tendo em conta as margens de lucro."

Read this next