Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Blizzard revela números por detrás de World of Warcraft

Empregados, dados, desenhos, etc.

A Blizzard revelou os números que se escondem por detrás do seu bem sucedido World of Warcraft. Onde por exemplo ficámos a saber que foram utilizados 20 mil computadores para a criação do jogo, e que os 37 empregados criaram mais de 70 mil feitiços e 40 mil personagens secundários desde que o jogo foi lançado.

Frank Pearce, produtor do jogo, e J.Allen, director de produção, revelaram todos estes detalhes numa conferência em Austin durante uma palestra intitulada The Universe of World of Warcraft.

O departamento de programação conta com 32 pessoas divididas por sistemas, ferramentas, jogabilidade, interface e tecnologias de servidores, totalizando 5.5 milhões de linhas de código. O departamento de arte conta com 51 pessoas, incluindo técnicos, encarregados dos cenários, personagens, masmorras, etc, tendo criado 1.5 milhões de desenhos.

As sequências cinemáticas foram criadas por um grupo de 123 pessoas, enquanto que a equipa de som compôs 27 horas de música para o jogo. A equipa de assistência técnica e localização conta com 245 trabalhadores.

Para além disso, relembraram que World of Warcraft, o original, contém 2600 missões; a expansão The Burning Crusade acrescenta 2700, e Wrath of the lich King outras 2350; não foram revelados números da Cataclysm que ainda não foi lançada. Desde que o jogo foi lançado que foram encontrados e corrigidos 180 mil bugs.

As equipas de localização traduzem e adaptam World of Warcraft para dez idiomas diferentes, com cerca de 360 mil blogues de texto que contam com cerca de dois milhões de palavras.

E não é só isso, o serviço técnico supervisiona 13250 blade servers, 75 mil núcleos de CPU e 11.5 terabytes de memória RAM. A equipa de apoio ao cliente conta com 340 assistentes para os habituais problemas com o pagamento das subscrições e com 2056 experts no jogo.

A equipa web supervisiona mais de 900 mil arquivos no site, para além de dedicar-se a trabalhar para prevenir fraudes, falhas entre outras coisas.

Trabalham também dois historiadores a tempo inteiro focados no mundo de Warcraft, que são quem colaboram com os escritores para criar a história do jogo, arquivar desenhos artísticos e manter uma linha temporal dos factos.

A isto juntamos os departamentos de recursos humanos, finanças, apoio, tecnologia da informação,. relações com a imprensa, marketing, etc, que são compostos por mais de 4600 pessoas que estão directamente ligadas com World of Warcraft.

Todos estes dados estão armazenados em mais de 20 mil computadores que ocupam 1.3 petabytes.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
See 2 more
Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.
Comentários