Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Bethesda põe Interplay em tribunal

Uso inapropriado de Fallout foi a razão.

A Bethesda Softworks, actual detentora dos direitos de Fallout, decidiu colocar a Interplay em tribunal por, alegadamente, não ter cumprido o contrato assinado a Abril de 2007.

O site Gamasutra teve acesso à queixa feita nos Estados Unidos em Maryland a 9 de Setembro onde a Bethesda pedia um fecho imediato da produção, venda e distribuição de Fallout Trilogy que incluía Fallout, Fallout 2 e Fallout Tactics.

A Bethesda acusa a Interplay de infringir os direitos da marca, mencionando que a Interplay tinha direitos para vender os jogos já existentes da saga Fallout, mas era obrigatório que enviassem à Bethesda um aviso de todos os pacotes, publicidade e material promocional antes de colocar os títulos novamente no mercado.

A Interplay é então acusada de nunca ter procurado uma aprovação para esses materiais. Esse acto que foi contra as regras anteriormente estabelecidas, levou a que os jogadores ficassem confusos entre os três primeiros jogos e o recente Fallout 3 - uma situação que a Bethesda queria evitar e que acabou por causar "danos imediatos e irreparáveis".

Mas as queixas não ficam por aqui. A Bethesda diz ainda que a Interplay foi contra o acordo estabelecido ao terem assinado um contrato de distribuição digital com o Steam, GOG.com e a GameTap para venda dos três títulos em causa.

Os pedidos continuam por parte da Bethesda que pede ao tribunal uma declaração que ponha fim ao contrato que as duas produtoras haviam assinado. Esse contrato, assinado em 2007, dava direitos à Interplay de criar um MMO baseado no universo de Fallout, situação essa que agora fica impossibilitada de se realizar.

Nas linhas do contrato era mencionado que a Interplay teria de começar a produção de Fallout MMO até 4 de Abril deste ano, dois anos após a criação do contrato. Como tal não se verificou, a Bethesda emitiu uma notificação à Interplay a avisar que ela não havia começado a produção do jogo no prazo estipulado.

Era igualmente necessário que nesses dois anos a Interplay tivesse angariado 30 milhões dólares para a produção do jogo, ou a licença seria terminada. Também era obrigatório que o jogo fosse lançado no espaço de quatro anos, a contar do momento em que o contrato foi assinado e 12% do lucro do jogo e das mensalidades revertia a favor da Bethesda.

Se a Bethesda ganhar, a Interplay perde os direitos da produção de Fallout MMO. Pouco há a mostrar relativamente ao progresso do dito jogo, mas especula-se que o projecto intitulado de Project V13 é o Fallout MMO.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Fallout 3

PS3, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor

Marco Almeida

Contributor

Comentários