Astro Tripper

Viagem ao Espaço?

Astro Tripper é uma espécie de Remake de Space Tripper, editado em 2001. Digo que é uma espécie de Remake pois Astro Tripper não destoa, nem é destoado visualmente pelo primeiro, em contraste ao que acontece na maioria dos Remakes. A cargo da Pom Pom Studios, este é um daqueles jogos que se compram num sábado à tarde chuvoso. Ahhh…olha vou comprar um jogo. Deixa lá ver qual…haumm…é esse mesmo que só custa 4 euros, também não se perde muito! Acertei?

Eu sei que sim. Qualquer outro monólogo iria também ele bater no preço. E por isso digo que estamos aqui perante uma excelente proposta. Astro Tripper é um destes novos jogos que tem invadido as plataformas virtuais das consolas. É, digamos, um Shooter Next-gen. Ao contrário dos clássicos Shooters que adoptam uma perspectiva vertical ou horizontal, Astro Tripper é mais um dos tantos como Blast Factor ou o magnifico Everiday Shooter, que utilizam uma visão de cima para baixo.

Proporcionando uma acção mais frenética, na qual todos os inimigos vagueiam pelo ecrã de jogo ou, eventualmente, pelas diversas plataformas adjacentes, também Astro Tripper beneficia desta velha ideia, iniciando aqui até um novo padrão. Ao invés das típicas plataformas redondas ou, geralmente, uniformizadas, este novo título coloca a nossa nave em plataformas com as mais diversas formas, seja um rectângulo ou um qualquer tipo de quadrado com becos. Não é inédito, é certo, mas Astro Tripper fá-lo com a magia de qualquer outro Shooter de topo. Os cenários não são necessariamente uniformes, e contém até várias plataformas vistas em diversas perspectivas.

1
Cada zona apresenta uma temática diferente.

Podem, por exemplo, encontrar uma rampa que é visivelmente inclinada ou duas plataformas assentes em planos diferentes. Tudo isto traz uma nova profundidade a este tipo de acção. Não só é viciante como é divertido, e consegue entreter durante horas. Para isso contribui também a diversidade de cenários que poderão encontrar. Todos eles com uma paleta de cores altamente diversificada que dão uma vivacidade incrível ao jogo. Por outro lado, não existem dois níveis iguais ou sequer parecidos. No total existem 4 mundos a percorrer, sendo que cada um deles tem a sua temática.

Astro Tripper não é um jogo grande principalmente porque só contém dois modos de jogo. O dito modo "aventura" e o modo Challenge que em pouco se difere do primeiro. Não existem opções multiplayer e, o mais parecido com isso, são as tabelas de pontuações Online. Por outro lado o jogo oferece uma lista de troféus que, ao contrário do que se tem visto, é capaz de prolongar a experiência pós-jogo. É quase inédito em jogos da PSN, pois vale mesmo a pena voltar atrás e tentar fazê-los quase como missões distintas, ao invés de repetir sucessivamente os mesmos processos.

2
Existem, no total, 2 armas que poderão escolher e melhorar.

Astro Tripper não deve ser comparado com qualquer outro jogo da Store, pois simplesmente não há igual. Para isso contribui o excelente visual e a jogabilidade ligeiramente alternativa (ou talvez diferente) que o distingue dos demais. A nave de jogo não anda às voltas pelo cenário como uma barata tonta, pois apenas se move em 4 direcções – cima/baixo e esquerda/direita. Devido à natureza rectangular dos cenários, é fácil integrar aqui um novo botão que permite ao jogador alterar a trajectória da nave entre a esquerda e direita. Podem então andar pelo cenário a “derrapar” de um lado para o outro. No total existem duas armas que estão equipadas na nave desde o inicio e que poderão melhorar ao longo do jogo. Os efeitos sonoros são o já habitual a este género mas, sem grande complicação, poderão escolher entre as 3 ou 4 músicas do jogo e as músicas que têm no disco da consola.

Numa altura em que tudo vem ao mundo de forma tão saturada, Astro Tripper é uma surpresa devido à sua simplicidade quase singela. Entre o entrar no menu e o estar a jogar, vai uma distância tão grande quanto a que será necessária para se enquadrarem com o jogo. Com uma grande diversidade de cenários e uma jogabilidade que tem tanto de intuitivo como de divertido, Astro Tripper é um título que só peca pela falta de modos de jogos. Por uma módica quantia de 3.99 euros, diria que vale cada chavo.

8 /10

Lê o nosso Sistema de Pontuação

Salta para os comentários (6)

Sobre o Autor

Ricardo Madeira

Ricardo Madeira

Colaborador

É redator e dá voz à Eurogamer Portugal. É um dos mais antigos membros da equipa, e ao mesmo tempo um dos mais novos. Confusos? É simples.

Conteúdos relacionados

Sony, Microsoft, Riot Games e Bethesda unidas contra o racismo

"Todas as vidas não importam até que as vidas dos negros importem"

Codemasters adquire a licença WRC

Acordo de 5 anos arrancará em 2023.

David Ayer diz que o seu Suicide Squad foi transformado numa comédia

A sua versão tinha inspirações nos filmes de Nolan.

Também no site...

Codemasters adquire a licença WRC

Acordo de 5 anos arrancará em 2023.

David Ayer diz que o seu Suicide Squad foi transformado numa comédia

A sua versão tinha inspirações nos filmes de Nolan.

Minecraft Dungeons terá crossplay

Primeiro DLC chegará em Julho.

Capcom procura parceiras para celebrar os 25 anos de Resident Evil

Será que um novo jogo faz parte dos planos?

Comentários (6)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários