Algumas vozes levantaram-se para afirmar que o jogo Alan Wake não funciona a uma resolução real de 720p, algo que já tinha acontecido com vários jogos, tanto na Xbox 360 como na PS3. No entanto a Remedy, estúdio encarregue do desenvolvimento do jogo, já veio a público confirmar o contrário.

Marcus Maki, chefe de desenvolvimento da Remedy Entertainment, explicou que o jogo funciona mesmo a 720p.

"Os renderizadores modernos não trabalham numa resolução final no ecrã, mas sim usando uma combinação de técnicas e buffers que compõem os quadros de imagem cheios de detalhes definitivos, optimizando e melhorando a experiência visual e o desempenho do jogo."

Desta forma, "O renderizador de Alan Wake na Xbox 360 usa cerca de 50 renders intermédios com diferentes combinações de resoluções, profundidades de cor e anti-aliasing, com diferentes objectivos." Toda essa informação é utilizada, como o mesmo explica, para conseguirem atingir diferentes tipos de luz, sombra, gradientes de cor, efeitos de blur, auto-exposição da imagem, e até o interface visual dos menus, entre outros.

"No fim, isto tudo combinado forma uma imagem de 720p, com todos os buffers intermédios seleccionados para optimizar a qualidade da imagem e o rendimento da GPU. Todos os renders ocupam cerca de 80MB de memória, o equivalente em tamanho a mais de 20 buffers a 720p."

Publicidade

Sobre o Autor

Luís Alves

Luís Alves

Colaborador

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.

Mais artigos pelo Luís Alves

Comentários (32)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários

Conteúdos relacionados

Alan Wake

Luz intermitente.

Alan Wake será adaptado para série televisiva

A cargo de Peter Calloway de Legion.

P7 da Remedy será lançado em 2019

A produção está a decorrer de acordo com os planos.

Novo jogo da Remedy não é Alan Wake 2

O estúdio afirma que a sequela está viva, mas apenas como uma ideia.

Publicidade